O Tipo de Esperança Que as Mães Não Precisam

Unsplash

“Vai ficar mais fácil”.

“Você está fazendo o trabalho mais difícil do mundo, mas é por uma causa nobre”.

“Isso dura apenas por um tempo”.

Se você é mãe, você já ouviu essas palavras, e encorajamentos desse tipo, repetidamente. Maternidade obriga mudança, e mudança é dolorosa. Exige esperança que algo valioso está a espera do outro lado. Felizmente, Deus criou as mulheres para serem ajudadoras. Escutamos as lutas uns dos outros e somos estruturados para oferecer esperança aos corações machucados.

Mas as mães tendem a colocar suas esperanças em cochilos longos (ou curtos), crianças obedientes, casas limpas, objetivos bem-sucedidos e um indescritível tempo silencioso e a sós. Essas esperanças transitórias podem encorajar por um momento, mas desmoronam ao primeiro sinal de pressão. A maternidade é um campo de batalha físico, emocional e espiritual; infelizmente, tornou-se muito comum nas comunidades cristãs oferecer às mães, esperanças finitas e defeituosas, para lutar em suas batalhas, em vez da firme esperança do Evangelho.

Quer você esteja pregando esperança ao seu próprio coração ou encorajando uma amiga, pequenas esperanças não são suficientes para equipá-la à maternidade. A maternidade mudará todos os aspectos de sua vida; sua esperança, então, deve estar ancorada em algo firme e seguro. Aqui estão algumas dicas do que fazer e do que não fazer para se certificar de que você está fundamentada em Jesus Cristo.

A maternidade mudará todos os aspectos de sua vida; sua esperança, então, deve estar ancorada em algo firme e seguro.

NÃO espere encontrar força diária através de presentes físicos: você não pode colocar sua esperança final em crianças bem descansadas, exercícios, alimentação saudável, cochilos (para crianças ou mães) ou uma noite ininterrupta de sono. Pergunte a qualquer mãe: há muitos dias em que algumas (ou todas) dessas bênçãos físicas nunca acontecem.

DESCANSE sua alma somente em Deus: em vez de esperar que as circunstâncias satisfaçam suas necessidades físicas, confie no maná da Palavra de Deus para obter a força de que precisa. Seu Pai celestial sabe exatamente como atender às suas necessidades físicas. Ele te equipa para vida e santidade, não se importando com suas circunstâncias. Mesmo quando seu corpo está exausto, sua alma pode estar descansada (Sl 62.1).

NÃO coloque sua esperança em bênçãos para resolver o seu problema atual: quando bons desejos não são cumpridos, muitas vezes colocamos nossa esperança em soluções futuras. Uma mãe cujo filho tenha sido diagnosticado com necessidades especiais pode encontrar esperança nas terapias e na possibilidade de uma “vida normal”. Uma mulher lutando contra a infertilidade pode confiar na possibilidade de adoção ou em Deus abrir o seu ventre. Uma mãe que quer ficar em casa, mas por razões financeiras precisa trabalhar, pode colocar suas esperanças em uma creche de atendimento excelente ou em horários de trabalho flexíveis. Uma mãe de filhos que esperava por uma filha pode colocar sua esperança na possibilidade de noras ou netas. Essas esperanças desapontarão, porque elas se concentram em receber bênçãos de Deus, em vez de receber o próprio Deus.

PONHA sua esperança no sim de Deus: ao invés de se prender ao desapontamento das bênçãos não recebidas, lembre-se de que todas as promessas de Deus ainda são verdadeiras em Cristo Jesus (2 Co 1.20). Sua esperança quando Deus diz “não” a certas coisas boas, não significa que ele irá te abençoar com outras bênçãos terrenas, mas que ele irá te abençoar com mais de si mesmo. Apenas mais do próprio Deus pode satisfazer os anseios mais profundos do seu coração.

NÃO espere por um tempo futuro como uma fuga dos problemas atuais: a esperança de sobreviver esse tempo imediato e chegar ao próximo não é suficiente. Cada época da maternidade oferecerá novos desafios. Se você se concentrar em apenas sobreviver até a próximo período, você será pega em um ciclo de decepção constante. Nenhuma parcela da maternidade será suficientemente fácil, suficientemente abençoada, ou suficientemente satisfatória para sua alma.

Apenas mais do próprio Deus pode satisfazer os anseios mais profundos do seu coração.

DEPOSITE sua esperança em Deus: você não caminha sozinha nesse período. Deus deseja que você se aproxime dele e descanse em sua fidelidade e bondade durante os períodos que parecem impossíveis. Apenas aproximar-se de Deus pode pode parece simples demais, mas isso mudará seu coração. Esperar em Deus criará tanto contentamento quanto alegria em sua alma — não importa quais desafios você enfrente.

Curativos em um Coração Ferido

Então, quando estiver interpretando suas próprias circunstâncias ou incentivando uma amiga no seu próximo encontro, escolha a esperança do Evangelho. As pressões santificadoras da maternidade sempre levarão as mães ao fim de suas habilidades. Mas Jesus será sempre maior e melhor do que as circunstâncias mais desafiadoras.

Irmã, toda esperança fora de Deus é insuficiente. As pequenas esperanças deste mundo são apenas curativos superficiais em um coração ferido. Ao invés disso, permita que as feridas de insuficiência, desejos não realizados e períodos desafiadores sejam curadas pela esperança permanente em Jesus Cristo. Ele viveu, morreu, e subiu aos céus para se tornar o fundamento de sua esperança diária.

 

 

Traduzido por Tiago Hirayama

CARREGAR MAIS
Loading