×
Procurar

O Testemunho Singular das Amizades Improváveis

Amo amizades descomplicadas. Do tipo em que as pessoas se dão bem e raramente batem cabeça. Do tipo em que a conversa flui por causa de interesses comuns, e vocês dois compartilham um interesse intenso pelas mesmas questões sociais e convicções teológicas. Amo amizades onde um simplesmente entende o outro.

Tais amizades são certamente dádivas a serem valorizadas! Mas se amizades cristãs são apenas o produto de facilidade, elas deixam de demonstrar a obra sobrenatural do Espírito. A igreja é chamada para mais do que aquilo que vem naturalmente.

Se permitirmos que o evangelho se infiltre radicalmente em nossas amizades, nosso amor uns pelos outros amplificará nosso testemunho frente ao mundo. Por meio de nossas amizades com irmãos e irmãs em Cristo — mesmo aqueles irmãos e irmãs que nos parecem diferentes de nós — podemos demonstrar o amor unificador de Cristo, o amor resgatador de Cristo e o amor reconciliador de Cristo. Esse amor duramente conquistado ressalta a obra transformadora de nosso Salvador.

1. Demonstre O Amor Unificador de Cristo

Nossa tendência é de buscar amizades com aqueles que são como nós, criando “panelinhas” em torno de personalidades, origens e interesses semelhantes. No entanto, amizades improváveis dāo testemunho do amor unificador de Cristo. Quando um adolescente no grupo de jovens vai conversar com alguém novo com quem ele não se identifica, quando um casal se esforça para manter uma amizade com um casal com quem eles discordam, e quando pessoas de várias raças e culturas se comprometem a adorar lado a lado, isto demonstra o amor sobrenatural ao qual fomos chamados.

Jesus não nos salvou para andarmos em tribos exclusivas; Ele nos salvou de diferentes tribos para ser seu povo (1Pe 2.9–10). Não estamos unidos pela educação, filiaçāo política, personalidades ou interesses. Estamos unidos porque o sangue do nosso Salvador nos comprou para sermos seus (Gl 3.28). E por sermos Dele, somos chamados a amar aqueles que são Seus (1Jo 4.7). Nossas amizades nem sempre devem fazer sentido para o mundo; elas deveriam atrair a atenção do mundo e fazê-lo questionar por que razāo nos amamos uns aos outros.

2. Demonstre O Amor Resgatador de Cristo

Ter amizades dentro da igreja é essencial para nossa proteção espiritual. Enfrentamos muitas tentações e nem sempre vemos nosso pecado claramente, portanto Deus opera por meio de amigos piedosos como um meio de resgate. O amor bíblico nos chama para ajudar uns aos outros na batalha contra o pecado e na luta pela santidade. Não conseguimos fazer isto sozinhos!

Praticar tal amor que resgata é difícil, mas “leais são as feridas feitas pelo que ama” (Pv 27.6). Ao longo dos anos, muitos amigos me feriram. Confrontaram meu egoísmo, censuraram minha justiça própria, corrigiram meu coração crítico e lamurioso. Eles falaram com impacto em minha vida quando teria sido mais fácil não dizer nada, e foram recebidos com raiva ao invés de humildade mais vezes do que eu gostaria de admitir.

Mas por causa de suas feridas leais, o Espírito começou a desbastar minhas desculpas e defesas para expor meu coração duro e o amoleceu com sua graça santificadora.

Às vezes somos tentados a deixar de falar a verdade em amor por temermos entrar em conflito. Preferimos mais nos resgatar do desconforto do que demonstrar o amor resgatador de Cristo a um amigo que luta contra o pecado. Fiz isto recentemente. Eu temia (e julguei) que uma amiga se ressentiria se eu a confrontasse sobre seu compromisso e amor desvanecidos pela igreja local. Infelizmente, fiquei em silêncio por vários meses, colocando ativamente meus interesses egoístas acima de seu bem-estar espiritual. Eventualmente, Deus superou minha resistência e me ajudou a falar. Depois de confessar meu pecado para com ela, compartilhei minhas preocupações. Pela bondade do Senhor, ela foi ao mesmo tempo humilde e graciosa, e tivemos uma discussão proveitosa.

O pecado nos emaranha a todos. Necessitamos de amigos — e precisamos ser amigos — dispostos a falar a verdade em amor, e assim mostrar o amor resgatador de Cristo.

3. Demonstre O Amor Reconciliador de Cristo

Quanto mais construirmos amizades com pessoas diferentes de nós, maior será a probabilidade de entrarmos em conflito. Podemos ser insensíveis junto àqueles que estão se debatendo de maneiras que não entendemos. Podemos entrar em conversas difíceis com um espírito de graça e sair com um espírito de justiça própria. E quando os conflitos surgirem, muitas vezes seremos tentados a nos afastar e a alimentar a amargura, ao invés de permanecer e buscar a reconciliação.

Nosso Salvador nos chama — e o Espírito Santo nos fortalece — para sermos pacificadores. E a única maneira de fazer a paz é lutar contra o pecado. Devemos lutar contra o orgulho, que sempre infla o pecado dos outros, diminui nossos próprios pecados e pressupõe que estamos certos. Em situações em que temos a razão, devemos lutar para sermos gentis, bondosos e perdoadores, assim como Cristo tem sido conosco (Ef 4.32).

Cobrir uma multidão de pecados (1Pe 4.8) tem um custo. Quando um amigo nos perdoa por nossas palavras duras ou julgamentos sem caridade, isso custa-lhes. Quando perdoamos um amigo que fofocou sobre nós, isto nos custa. Mas assim como Cristo morreu para nos reconciliar com Deus, Ele nos capacita a morrer para nós mesmos, para que possamos nos reconciliar com nossos amigos.

Seremos Conhecidos por Nosso Amor

Jesus é nosso unificador, nosso resgatador e nosso reconciliador. Ele sabe — mais do que jamais saberemos — o enorme custo do amor. E por Ele ter nos amado primeiro, podemos nos amar uns aos outros. Este amor é essencial para viver como a família que realmente somos e é essencial para a nossa missão no mundo.

Jesus instruiu seu diversificado grupo de seguidores: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13.34–35).

Ele nos convoca para o mesmo no dia de hoje.

Traduzido por Raul Flores

CARREGAR MAIS
Loading