×
Procurar

O verso mais famoso de criação de filhos no livro de Provérbios diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22.6). Isso é ótimo de saber. Mas o livro de Provérbios tem muito mais a dizer aos pais. Provérbios oferece percepções mais profundas que pouparão dor em nossas famílias e darão alegria às nossas famílias. Provérbios nos mostra mais claramente “o caminho em que [a criança] deve andar”.

Provérbios 8 nos leva de volta à felicidade que Deus sentiu quando criou o mundo. O autor olha para Gênesis 1.31 – “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom” – contempla aquele versículo por um tempo, e então escreve Provérbios 8.22-31, com sua visão alegre de Deus, o Criador. Aqui está a parte mais preciosa, onde a Sabedoria personificada fala como parceiro de Deus na criação do mundo:

“. . . então, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo; regozijando-me no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.” (Provérbios 8.30–31)

Como então Provérbios 8 pode nos ajudar como pais? Sussurra-nos o segredo aberto revelado através da criação. A entusiástica sabedoria de Deus é exibida nas realidades simples da vida humana cotidiana, incluindo a vida familiar. Em nossa psicologia e relacionamentos e sexualidade e finanças, e assim por diante, é através da sabedoria de Deus como tudo aquilo que nos interessa realmente funciona, para sua glória.

Portanto, uma de nossas tarefas primárias como pais é transmitir aos nossos filhos esta consciência brilhante e uma expectativa positiva, à medida que caminhamos juntos por este mundo bom que é obra de Deus.

Lar: um Lugar para ser Felizmente Humano

Pais cristãos que creem no livro de Provérbios fazem as pazes com a sua natureza terrena. Não se envergonham de como Deus os criou. Afinal, Deus não se arrepende de ter nos feito humanos ao invés de angelicais. Ele alegrou-se quando nos criou. Sim, sofremos a terrível queda de Adão. Sim, somos pecadores. Mas o pecado não é inerente à vida familiar – jogando jogos de tabuleiro, fazendo caminhadas, fazendo lição de casa, tirando um cochilo e trabalhando. Mesmo após a queda, “tudo que Deus criou é bom” (1 Timóteo 4.4). Pais cristãos instruídos pelo livro de Provérbios deleitam-se nessa verdade e transmitem sua felicidade a seus filhos.

Deveríamos também advertir nossos filhos sobre as minas terrestres que o diabo enterrou aqui no mundo de Deus? É claro. O livro de Provérbios inclui muitos avisos. Por exemplo:

Tomará alguém fogo no seio, sem que as suas vestes se incendeiem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés? Assim será com o que se chegar à mulher do seu próximo; não ficará sem castigo todo aquele que a tocar. (Provérbios 6.27–29)

Mas não é uma advertência contra o dom de Deus da sexualidade humana; é uma advertência contra a violação tola do dom de Deus. Alguns pais parecem que têm tanto medo que seus filhos possam pecar que sufocam seu lar com cautela excessiva. Dão a seus filhos a impressão de que nossa realidade criada está de algum modo abaixo da aprovação de Deus. Esses pais extremamente meticulosos amam sinceramente seus filhos, mas prejudicam-nos com uma mente limitada em negação da bondade de Deus que afirma a vida. E inadvertidamente posicionam seus filhos para hipocrisia mais tarde na vida. John Buchan, o autor escocês, escreveu: “Se você diz a um homem que o prazer sincero é um pecado aos olhos de Deus, ele encontra uma maneira de obter o prazer e ainda manter a aparência de piedade. E note, os prazeres que desfruta com uma consciência duvidosa não permanecerão honestos por muito tempo.”

Quão diferente é a perspectiva de Provérbios 8.22–31! A felicidade de Deus libertando nossas consciências cria momentos gloriosos como este na vida de Charles Spurgeon, durante uma visita do pastor norte-americano Theodore Cuyler:

Depois de um árduo dia de trabalho e séria discussão, estes dois poderosos homens de Deus saíram juntos pelo interior em férias. Vagaram pelos campos muito animados, como garotos soltos da escola, conversando, rindo e livres de preocupação. O Dr. Cuyler acabara de contar uma história em que o Sr. Spurgeon riu em alta voz. Então, de repente, virou-se para o Dr. Cuyler e exclamou: “Theodore, vamos nos ajoelhar e agradecer a Deus pelo riso!” E ali, no tapete verde de grama, sob as árvores, dois dos maiores homens do mundo ajoelharam-se e agradeceram ao querido Senhor pela brilhante e alegre dádiva do riso.

Seus filhos já o ouviram agradecer ao querido Senhor por sua brilhante e alegre dádiva do riso? Se não, por que não? Onde está a sabedoria de Deus em um lar sombrio? Você, pela fé em Cristo, aceitou como ele o criou – um ser humano, um ser social, um ser paterno que come, bebe e brinca? Caso não o tenha feito, pode fazer isso agora mesmo, em reverente submissão à palavra de Deus. Pode começar hoje a trazer a alegria de Deus para seu lar.

Lar: um Lugar para Vivenciar a Bondade de Deus

Deus me abençoou com um lar na infância definida por sua sabedoria. Por exemplo, quando meu pai chegava em casa na hora do jantar, ele sempre fazia a mesma coisa. Primeiro, ele ia até minha mãe e a beijava – e não era um beijinho na bochecha. Ele dava-lhe um sério beijo cristão nos lábios! Então ele se virava para mim e dizia: “Vamos, garoto! Vamos lutar!” Então íamos para a sala de estar, e no chão começávamos a lutar, a fazer cócegas, a rir e a brincar. Meu pai via a vida sob a perspectiva sadia de Provérbios 8. E eu não pude resistir à beleza disso.

Quando minha esposa e eu começamos nossa jornada como pais jovens, uma das perguntas que fizemos foi: qual é a realidade última? E ao meditarmos nisto, nos lembramos de como Moisés orou: “Rogo-te que me mostres a tua glória”, e como Deus respondeu: “Farei passar toda a minha bondade diante de ti” (Êxodo 33.18–19). Então pensamos: “Certo, a realidade última é a bondade gloriosa de Deus!”

Portanto, nos propusemos a fazer nosso pequeno lar – 424 Bush Street, Mountain View, Califórnia, EUA – uma experiência em miniatura da gloriosa bondade de Deus para nossos filhos. Queríamos que nosso lar fizesse com que fosse fácil para nossos filhos amarem a Deus. Organizamos nosso lar, da melhor forma que sabíamos, como uma experiência positiva, humana, habitada por Deus, com gentileza, sinceridade, oração, histórias da Bíblia, diversão, uma dieta saudável, bons livros e assim por diante – os básicos óbvios que fazem de um lar um local em que a criança pode sentir a bondade de Deus.

Lar: Um Lugar Onde Buscar Nossa Maior Alegria

A educação de filhos tolamente permissiva existe? Sim. Alguns de nós precisam de mais coragem para aqueles momentos em que devemos dizer não aos nossos filhos. E quando eles respondem de volta: “Mas todas as outras famílias na igreja fazem isto”, nós então dizemos “Mas não somos todas as outras famílias. Somos os Ortlunds e não vamos fazer isto.”

No entanto, existe também uma criação de filhos tolamente restritiva. E aqueles dentre nós que são sinceros com o Senhor, que têm uma mentalidade séria e conscienciosos – nossa tendência pode ser uma estreiteza não-bíblica.

O que é estranho é que isto cria o oposto daquilo que desejamos para nossos filhos. Quando eles crescem e começam a pensar por si mesmos, e começam a vivenciar mais da criação de Deus, começam a pensar, “Espere um minuto. Meus pais me afastaram disso. Mas isso não está errado. Por que será que meus pais me enganaram?”

Pais sábios se regozijam na bondade gloriosa de Deus, revelada em toda a sua criação, ao mesmo tempo em que fazem advertências ao longo do caminho. Mas é a diferença entre a manchete do cabeçalho e o segundo parágrafo do texto. Não inverta essa ordem e essa ênfase. Não se trata apenas de que seus filhos merecem uma introdução integral à vida no mundo de Deus; trata-se também de que Deus merece ser glorificado e apreciado por seus filhos como o grande Doador de incontáveis ​​coisas boas aqui e no porvir.

Seus filhos necessitam de algo mais além de serem fortalecidos contra o pecado. Necessitam ser inspirados em direção a Deus. Conte-lhes, com toda a confiança vinda de Provérbios 8, sobre a alegre sabedoria de Deus para todos os aspectos da vida. Prove para eles, pelo próprio caráter de seu lar, que o Senhor é bom. Deixe que eles observem essa fé em você, e será difícil para eles resistirem à glória do Senhor.

Publicado originalmente em DesiringGod.org.

Traduzido por Rafael Salazar

 

CARREGAR MAIS
Loading