×
Procurar

“Pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.”. (Hb 3.13)

Ontem recebi uma amável nota de encorajamento de um amigo. Era composta de apenas cerca de três frases , mas o Senhor a usou para dar uma força muito necessária à minha alma.

Receber a nota me levou a abrir a Bíblia e vasculhar para ver o que o Senhor nos diz sobre o encorajamento. Ao ler passagem após passagem, fiquei impressionado com o quão vital é esta expressão de amor para o povo de Deus. Em um sentido, encorajamento é como o oxigênio na vida de uma igreja. Mantém os corações batendo, as mentes claras e as mãos inspiradas para servir.

Pelo fato de o encorajamento ser tão importante para a igreja, Deus não apenas o recomenda; ele o ordena explicitamente (1Ts 4.18, 5.11; Hb 3.13).

POR QUE NECESSITAMOS DE ENCORAJAMENTO

Deus ordenou que o seu povo se encorajasse mutuamente porque sabe que necessitamos disto. No Evangelho de João, Jesus advertiu que “No mundo, passais por aflições” e ele continuou com um encorajamento muito necessário: “mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16.33).

Vivemos em um mundo danificado onde tudo nos chama ao egoísmo e ao desalento. O pecado rouba nossa alegria, nossos corpos ficam debilitados, nossos planos fracassam, nossos sonhos morrem, nossa determinação esmorece, nossa perspectiva fica sombria. Temos promessas de sofrimento (1Pe 4.12), de perseguição (Jo 15.20; 2Tm 3.12) e de provações de vários tipos (Tg 1.2-3).

Quando o encorajamento está ausente da vida de uma igreja, as pessoas se sentem pouco queridas, sem importância, inúteis e esquecidas. Deus sabe que o seu povo necessita de lembretes cheios de graça, portanto nos conclama a nos encorajarmos mutuamente à cada dia, até que seu Filho volte (Hb 3.13).

O QUE É O ENCORAJAMENTO?

O encorajamento bíblico não se trata de elogiar o corte de cabelo de alguém ou dizer a alguém o quanto sua salsa caseira é saborosa. Este tipo de encorajamento é importante, mas o encorajamento ao qual as Escrituras se referem é explicitamente um encorajamento cristão.

Compartilha-se o encorajamento com a esperança de que este eleve o coração de alguém ao Senhor (Cl 4.8). É para apontar evidências da graça na vida de uma outra pessoa, para ajudá-la a ver como Deus a está usando. Apontar uma pessoa para as promessas de Deus, que garante a ela que tudo o que ela esteja enfrentando, está sob Seu controle.

O Novo Testamento revela que o encorajamento era uma parte regular da vida da igreja primitiva (At 13.15, 16.40, 18.27, 20.1-2, 27.36). Compartilhavam palavras saturadas das Escrituras uns com os outros para se estimularem mutuamente na fé (At 14.22), na esperança (Rm 15.4), na unidade (Rm 15.5; Cl 2.2), na alegria (At 15.31), na força (At 15.32), na frutificação (Hb 10.24-25), na fidelidade (1Ts 2.12), na perseverança (Hb 10.25) e na certeza do retorno de Cristo (1Ts 4.18).

O encorajamento foi e é um modo essencial de propiciar graça uns aos outros.

COMO POSSO CRESCER EM SER UM ENCORAJADOR PARA OS OUTROS?

Não há um só “caminho certo” para o encorajar uns aos outros, mas aqui estão algumas ideias para ajudá-lo a começar.

Ore para que Deus faça de você um encorajador. Peça que lhe dê um coração que ama os outros e criatividade para saber como demonstrá-lo. Peça para que o ajude a morrer para o egocentrismo e crescer no desejo de edificar os outros. Pelo fato de que Deus se deleita em ajudar seu povo a obedecer seus mandamentos, podemos confiar que seu Espírito nos ensinará a abençoar os outros para Sua glória e para o bem espiritual deles.

Analise Barnabé e peça a Deus a torná-lo como ele. Barnabé foi apelidado de “filho de exortação” pela igreja primitiva (Atos 4.36). Ele era o tipo de cara que se quer ter por perto ao servirmos ao Senhor. Ele não foi apenas um líder de torcida espiritual, mas foi um homem de grande convicção que queria ver a igreja florescer e fez tudo o que podia para que isto se tornasse realidade. Peça a Deus para lhe dar (e à sua igreja), um coração como o de Barnabé.

Faça do encorajamento uma disciplina diária. Para alguns de nós, o encorajamento vem naturalmente, para outros, nem tanto. Tenho um lembrete no meu calendário todos os dias para enviar uma nota encorajadora, e-mail, SMS ou telefonema. Preciso deste lembrete para fazer uma pausa, orar e, depois, intencionalmente, tentar encorajar alguém em Cristo.

Ore para que Deus mostre a quem deve encorajar. Peça a Deus para lhe trazer alguém à mente a quem você deve estender a mão. Uma maneira de fazer isto é orar com o rol de membros da igreja à sua frente. Confira este artigo para saber mais sobre isto.

Use as Escrituras quando possível. Nada nos encoraja como as promessas da Palavra de Deus. Faça uma lista das Escrituras que Deus usou para abençoá-lo pessoalmente ou um resumo de algo que você leu em seu devocional diário. Vasculhe os Salmos, Romanos 8 e os Evangelhos. Identifique e compartilhe riquezas da graça de Deus com os outros.

Seja específico naquilo que diz. A nota que recebi de meu amigo incluía duas maneiras muito específicas que ele tinha visto evidências da graça em minha vida. Quando li aquilo, senti humildade e fui lembrado do fato de que Deus realmente opera em mim e através de mim. Estava precisando daquilo.

Incentive seu pastor regularmente. Se seu pastor disser algo que Deus usou, conte a ele. Não espere que ele escreva de volta, mas apenas envie algumas linhas em um cartão ou um e-mail. Nada encoraja um pastor como ouvir maneiras específicas como Deus usou um sermão ou uma sessão de aconselhamento para operar em sua vida.

Ore para que Deus crie uma cultura de encorajamento em sua igreja. Peça a Deus que faça de sua igreja uma comunidade que se ama de maneiras específicas e tangíveis, tal como no encorajamento mútuo. Peça a Deus que o use para avivar esta chama. Não desanime se as pessoas não retribuírem seu encorajamento (Mt 6.3 -4; Ef 6.3-8) ou se não observar fruto dele (Gl 6.9-10). Criar uma cultura de igreja que glorifica a Deus leva muito tempo, muita oração e graça abundante. Encorajo-o a perseverar nisto.

Seja sábio. Se quiser encorajar alguém do sexo oposto, use discernimento na melhor forma de fazê-lo. Quando encorajo uma irmã solteira da congregação, conto isto à minha esposa e a copio no e-mail. Se quiser encorajar uma irmã casada, também conto à minha esposa e copio a ela e ao marido da pessoa que desejo encorajar. Pode-se usar isto também como uma oportunidade para encorajar os dois, marido e esposa.

Comece agora. A quem você pode encorajar hoje? Quem o abençoou recentemente a quem você pode agradecer? Que versículo pode compartilhar com eles? Como Deus poderia usá-lo?

Que o Senhor faça mais do que podemos imaginar através de apenas um pouco de encorajamento (Ef 3.20-21).

Traduzido por Felipe Barnabé.

Nota do editor: Este artigo apareceu originalmente no site pessoal de Garrett, “All Things for Good”.

Fonte: https://www.9marks.org/article/encourage-one-another-giving-grace-with-your-words/

CARREGAR MAIS
Loading