×
Procurar

Distanciamento Social, Não Isolamento Social

“Distanciamento social” é um termo usado por epidemiologistas para se referir a um esforço comunitário consciente para reduzir o contato entre as pessoas e diminuir a transmissão e o impacto da doença. Em face da atual pandemia global, é uma medida de curto prazo necessária para preservar e proteger a humanidade, particularmente aqueles que são mais vulneráveis.

É necessário, mas não é fácil. Seres humanos foram criados para presença física, então é natural se sentir desorientado quando essa presença é removida de nós. O pensamento do distanciamento social traz um senso de perda – nós tememos perder vitalidade espiritual, rotinas estabelecidas, relacionamentos interpessoais. É assustador.

Eu compreendo esse medo. Eu passei os últimos cinco anos lutando com uma situação de saúde crônica que me manteve vivendo em casa em um estado de semi-quarentena por longos períodos de tempo. O isolamento teria sido insuportável se eu não tivesse sido criativa em como permanecer conectada com Deus e com os outros, especialmente aqueles da minha igreja.

Aqui estão três maneiras em que busquei me engajar com os outros. Elas podem te ajudar a se manter conectados durante um tempo transitório de distanciamento social. Se você está isolado por estar muito doente ou porque está protegendo aqueles que estão em risco, não permita que o distanciamento social seja uma desculpa para se distanciar da humanidade.

1. Cultive sua vida devocional

Apesar de frequentemente estar sozinha, eu não me sinto solitária por causa da presença onisciente de Jesus através do Espírito Santo. Meu tempo dedicado em sua Palavra e oração tornou-se a parte mais preciosa do meu dia. Como o mundo é forçado a ter uma pausa coletiva, os cristãos têm uma oportunidade única para preencher esse espaço com um senso mais profundo da presença de Deus.

Nós sabemos que Deus está próximo para todos aqueles que buscam por Ele (Sl 145:18), que Ele promete nunca nos deixar ou nos abandonar (Hb 13:5), e nada (nem mesmo o coronavírus) pode nos separar no amor de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor (Rm 8:39). Então por que não se render ao tempo sozinho, ao invés de correr dele?

Use este tempo para se deleitar na presença de Deus através da leitura bíblica, oração meditativa e louvor. No meio desse caos com o coronavírus, desligue sua televisão e silencie seu celular para gastar tempo contemplando a beleza do Senhor (Sl 27:4).

Se você tem dificuldade de se manter focado por causa do medo ou pela necessidade de outras pessoas, simplesmente anote-os e volte a eles quando houver terminado. Se você tem lidado com medo, peça a Deus para que revele o que tem te amedrontado e para que te ajude a confiar Nele.

Se você tem uma casa cheia de crianças, faça cultos domésticos e louvores juntos. Se você é solteiro, tente praticar metade de um dia dedicado a leitura, cânticos e oração. Escute um podcast edificante, leia um livro devocional ou toque seus louvores preferidos e medite na letra.

2. Ore por e com os outros

Oração é um dos meus métodos preferidos para me manter conectada durante períodos de isolamento porque gera intimidade – tanto com Deus quanto por quem você tem orado. Enquanto oramos nos simpatizamos com as necessidades das pessoas e investimos em suas vidas. Os fardos delas se tornam seus (Gl 6:2) quando você leva as necessidades delas perante ao Pai.

Quando oramos junto de outros, conexões entre nós são criadas. Depois que você orar por alguém, envie uma mensagem, email ou compartilhe as passagens das Escrituras e as coisas pela qual você tem orado por elas. Você também pode ligar ou fazer vídeo chamadas com outros crentes para orarem juntos semanalmente ou iniciar um grupo com amigos próximos para compartilharem pedidos de oração e atualizações durante a semana. Eu estou em diversos grupos de oração que me dá um grande senso de pertencimento e propósito enquanto oramos pelas necessidades de cada um.

Isso também nos conecta uns com os outros e com o que está acontecendo pelo mundo quando oramos juntos por coisas fora de nossos problemas pessoais. Orar pelos líderes da igreja, missionários, a igreja mundial, líderes governamentais e pela proclamação do evangelho em nossas comunidades, nos une mais do que a distância física. Durante períodos de isolamento eu aprendi que a oração é uma das maiores obras que um dia eu talvez faça (Cl 4:12-13).

3. Use a Tecnologia para o Bem

Ligações e vídeo-chamadas não são substitutos a longo prazo para a presença física, mas elas podem ser um bote salva-vidas no meio do isolamento. Nos dias em que estou acamada, vídeo chamadas são o meu jeito de me manter conectada com minha família, sobrinhos e sobrinhas, amigos, pessoas que tenho discipulado e parceiros de ministério. Uma conversa de dez minutos me relembra que há vida do lado de fora dessas quatro paredes, e eu ainda faço parte daquela vida. É humanizante.

Como isso pode parecer para você? Use vídeo-chamadas para o seu discipulado semanal ou reuniões de pequeno grupo. Entre em contato com sua família ou amigos antigos, se já faz um tempo que não o faz. Contate ministérios parceiros ou missionários para receber atualizações deles e orar por eles. Se eles estiverem disponíveis, faça vídeo-chamadas ou ligue para seus avós ou idosos na sua igreja ou comunidade para ver como eles estão indo. Deixe-os saber que não são esquecidos.

Esteja ciente das pessoas que sentirão o isolamento do distanciamento social mais acentuadamente, como solteiros, aqueles que vivem sozinhos, adultos mais velhos, ou crentes com doenças mentais. Se você não sabe por onde começar, contate o escritório da igreja ou os pastores para descobrir quem precisa de cuidados espirituais e relacionais e torne um compromisso checar essas pessoas durante a semana.

Você não precisa de nada profundo para dizer, basta perguntar a eles como estão, compartilhar histórias e atualizações de suas vidas, veja se eles têm algum pedido de oração, e diga a eles que os ama. O objetivo é a conexão humana, não trabalhar por meio de um roteiro.

Oportunidade para Crescimento

Esses são algumas das formas que encontrei para me manter ativamente engajada com a vida apesar das limitações extraordinárias. Eu te encorajo a pegar um dos itens dessa lista e implementá-la. Talvez você queira ajustar sua rotina matinal para passar mais tempo focado na Palavra de Deus ou se conectar com um indivíduo isolado através de vídeo-chamadas para dizer que os ama e orar com eles.

O quer que seja, faça. Não passe as próximas oito semanas fixadas no seu isolamento, mas na oportunidade de crescer na semelhança com Cristo, compaixão e na perspectiva que você vive para a glória de Deus e para o bem de seus vizinhos.

Tradução: Beatriz Silva Ferreira

CARREGAR MAIS
Loading