×
Procurar
Por acaso andarão duas pessoas juntas, se não estiverem de acordo? O leão rugirá no bosque sem que tenha presa? O leão forte rugirá da toca se não houver apanhado nada? A ave cairá numa armadilha que não tenha sido armada? A armadilha se desarma sem que tenha apanhado alguma coisa? Alguém tocará a trombeta na cidade sem que o povo estremeça? Sucederá alguma desgraça à cidade sem que o SENHOR a tenha enviado?” – Amós 3:3-6, Almeida 21

PREFÁCIO

Todos nós sentimos pesar em ler nossas listas de óbito ao observar a misteriosa propagação da cólera em nossa grande cidade. Já é tempo disto ser objeto de especial oração e de que a nação busque ao Senhor por sua remoção. Embora até agora tenha havido relativamente pouco deste mal, devemos nos humilhar sob o ocorrido para que possamos ser poupados de um surto maior.
Existem diferentes maneiras de olhar para esta doença. Os homens que a veem apenas de um ponto de vista têm frequentemente desprezado aqueles que a consideram sob outro aspecto. Ocasionalmente, os cristãos expressam-se indignados com relação àqueles que falam da cólera como produto de causas verificadas e governáveis, a serem controlados e até impedidos pela devida atenção às leis da saúde. Eu nunca compartilhei essa indignação. Parece-me que esta doença está em grande parte em nossas próprias mãos, e que se todos os homens tivessem cuidados escrupulosos quanto à limpeza, e se melhores moradias fossem providenciadas aos pobres, e se a superlotação fosse efetivamente impedida, e se a o suprimento de água pudesse ser maior e outras melhorias sanitárias pudessem ser realizadas; a doença provavelmente não ocorreria; ou, se nos visitasse ocasionalmente, como resultado de sujeira em outros países, seria de uma forma muito atenuada. Sou grato por haver muitos homens de inteligência e informações científicas que possam falar bem sobre esse ponto, e espero que nunca deixem de falar até que todos aprendam que as leis de limpeza e saúde são tão vinculativas para nós quanto as de moralidade. Longe de um cristão se zangar com aqueles que instruem o povo em conhecimento secular útil, ele deveria ser grato por eles e esperar que seus ensinamentos sejam poderosos com as massas. O evangelho não briga com a ventilação, e as doutrinas da graça não disputam com o cloreto de cal. Pregamos arrependimento e fé, mas não denunciamos cal; e, tanto quanto defendemos a santidade, sempre temos uma boa palavra para limpeza e sobriedade. Promoveríamos com todo o coração aquilo que pode honrar a Deus, mas não podemos negligenciar aquilo que pode abençoar nossos vizinhos a quem desejamos amar, assim como a nós mesmos. Por outro lado, é ainda mais comum que aqueles que olham apenas para causas naturais zombem dos crentes que veem a doença como um flagelo misterioso da mão de Deus. Admite-se que seria uma tolice negligenciar os meios designados para evitar a doença; mas menospreze quem puder, acreditamos que é igualmente um ato de loucura esquecer que a mão do Senhor está em tudo isso. A maneira singular como esta doença se apodera frequentemente de pessoas improváveis e se afasta do seu percurso esperado, deve nos mostrar que existe uma mão invisível que dirige seu circuito sombrio. Deixe o homem sábio trabalhar abaixo, mas conserte sua esperança acima; deixe-o purificar e expurgar os focos da morte, mas espere que o Senhor e o Doador da vida tenham sucesso em todos os seus atos.
Não me concerne esta manhã descrever o aspecto sanitário do assunto; este não é o dia nem o lugar, mas reivindicarei liberdade total para entrar na visão teológica da coisa e, se isso incitar o desprezo do homem prático, ficaremos mais tristes por sua estreiteza de espírito do que por seu desprezo por nós. Nós não o desprezamos, mas desejamos a ele boa sorte em suas reformas, e que ele não deve nos desprezar, mas reconhecer em nós seus verdadeiros aliados. Cremos que Deus envia todas as pestilências, deixe-as vir como podem, e que Ele as envia com um propósito, sejam elas removidas da maneira que puderem; e concebemos que é nosso dever como ministros de Deus, chamar a atenção das pessoas para Deus na doença e ensinar-lhes a lição que Deus gostaria que elas aprendessem. Não estou entre os que, como sabem, acreditam que toda aflição é um julgamento sobre a pessoa em particular a quem ela ocorre. Percebemos que, neste mundo, o melhor dos homens muitas vezes suporta o maior sofrimento, e que o pior dos homens frequentemente escapa; e, portanto, não acreditamos em julgamentos sobre pessoas particulares, exceto em casos extraordinários; mas acreditamos firmemente que existem julgamentos nacionais e que pecados nacionais provocam castigos nacionais. Quanto aos indivíduos, seu castigo ou recompensa é reservado para o próximo estado; mas nações não existirão no próximo mundo: não existe julgamento de nações, como tal, no último grande dia; esse será o julgamento dos indivíduos, um por um. O julgamento e o castigo das nações ocorrem nesse estado, e é aqui que devemos procurar o julgamento de Deus sobre o pecado nacional. Sobre a presente visitação divina como castigo nacional, falaremos hoje de manhã, e não o deterei com mais prefácio, mas o conduzirei imediatamente às perguntas do texto.
I. A PRIMEIRA QUESTÃO obtêm-se a partir da metáfora do Viajante:Por acaso andarão duas pessoas juntas, se não estiverem de acordo?” o que significa, sendo interpretado, que não é de admirar que Deus não continue andando com um povo pecador; que não se espera que, quando uma nação se desentende com Deus, Deus continue a abençoá-la.
Dois viajantes têm caminhado juntos há pouco tempo, mas, de repente, caem em palavras raivosas e, depois de um tempo, um golpeia o outro e o maltrata. Você não pode supor que a pessoa assim atacada continuará caminhando com aquele que o agride maliciosamente. Eles devem se separar. Agora, quando Deus caminha com uma nação esta nação prospera, mas se essa nação cai em desavença com Deus, contende com ele sobre sua vontade e lei, e se apressa perversamente em caminhos pecaminosos, se houver alguém na nação desprovido totalmente de Deus, que fazem o seu melhor para extirpar seu próprio nome da terra que ele próprio fez, não podemos esperar que Deus continue a andar com tais ofensores. Irmãos, deixe-me pedir-lhe com sobriedade, sem fanatismo, para considerar se não houve o suficiente na Inglaterra, e especialmente nesta grande cidade, para deixar Deus zangado conosco. Não houve uma discordância grave entre os moradores desta cidade e Deus? Não houve o suficiente para fazê-lo dizer: “Não andarei mais com este povo: os castigarei gravemente e enviarei julgamentos pesados sobre eles”?
Não falaremos dos pecados desta cidade que são comuns a todos os outros lugares; mas deixe-me perguntar se a embriaguez da Inglaterra não é suficiente para provocar Deus a feri-la com todos os seus raios. Se se disser que há tanta embriaguez em outro lugar, respondo que, possivelmente, podem ser encontrados lugares igualmente intoxicados, onde o palácio-do-gin reluz com uma luz brilhante em cada canto e os portões pelos quais os bêbados se arrastam para o inferno são abertos a cada esquina – pode ser que seja; mas devo ainda sustentar que não há outro país em que a embriaguez seja levada a tal extensão sob um protesto tão forte, pois a embriaguez é um pecado contra o qual não apenas o púlpito, a imprensa e o banco continuamente vociferam, mas dezenas de milhares de homens sinceros, infatigáveis, corajosos e abnegados estão, pelo exemplo e pelo ensino, denunciando esse vício. Certamente não temos deficiência de protestos contra o excesso de bebida, pois existem poucas empresas nas quais as censuras mais amplas não são ouvidas com frequência. Não existe um lugar no mundo em que a embriaguez seja tão veemente e abundantemente depreciada como na Inglaterra; não há lugar onde haja um sentimento público tão forte contra essa forma degradante de autoindulgência. Muito foi feito, eu digo, não apenas por aqueles que pregam o evangelho, que põe o machado na raiz de todo pecado, mas também por aqueles que dedicam sua força ao serrar deste galho em particular da grande árvore do mal; de modo que este vício é conhecido por todo homem como vício e não é mais visto como uma ofensa venial. Leva diante da fronte a marca condenadora; não é mais erroneamente intitulada de sociabilidade e desculpada como uma debilidade agradável. A opinião pública, em grande medida, é esclarecida sobre o assunto da bebida forte e, consequentemente, esse pecado de embriaguez é mais provocador a Deus neste país do que em qualquer outro. Pode haver países em que haja tamanha embriaguez, mas nenhum em que o protesto seja mais claro e evidente, e todos nós defendemos que o pecado é elevado pela medida de luz contra a qual um homem o comete, e que quando uma prática maligna é, pelo consentimento comum da humanidade, denunciada e renunciada, torna-se mais abominável por parte daqueles que ainda a perseguem. Ai, ai! esta cidade bêbada pode muito bem esperar que Deus a visite.
Além disso, sabemos o suficiente – e não queremos saber mais sobre o mal que a lua vê – da devassidão com que mal cheiram algumas ruas de nossa cidade. Agradecemos a Deus que nunca tenha chegado a tal ponto na Inglaterra, o de reconhecermos nacionalmente e regularmos sistematicamente a lascívia, de forma a ser tolerada com uma relativa impunidade, mas não há dúvida de que entre todas as classes e tipos de homens há indecência suficiente para derrubar a ira do Céu sobre a nossa cidade. Os pecados da carne certamente serão visitados por muito tempo por aquele Deus que detesta a iniquidade e em cujas narinas a fornicação é um fedor. Ele nunca suportará esse pecado abundante, pois é cometido, lembre-se, em um país famoso acima de todos os outros por seu amor pelo lar e por estimar as alegrias que se aglomeram ao redor da lareira da família. Não temos a influência pestilenta de um tribunal licencioso e uma opinião pública degradada, mas esse pecado prossegue a despeito da reverência geral pela pureza. Não visitará Deus a Londres pelos pecados que poluem todas as noites suas ruas, o festejar em salões dourados e os tumultos em meio a folia e música? Como um monstro terrível, o mal social arrasta nossas filhas para a destruição, e nossos jovens para os portões da sepultura, e enquanto isso durar, não precisamos nos perguntar se a providencial dádiva Divina da saúde deveria se recusar a andar conosco, pois ele não pode estar de acordo com um povo que escolhe o caminho da imundície.
A negligência constante da adoração a Deus é um pecado pelo qual Londres é peculiarmente e preeminentemente culpada. Em algumas cidades e vilas de nosso país, as acomodações em locais de culto é ainda maior que a população, e eu conheço lugares na Inglaterra onde quase não há uma alma para ser encontrada em casa na hora do culto público – certamente não mais do que o absolutamente necessário para cuidar dos enfermos, cuidar dos bebês e proteger as portas, pois toda a população acaba participando do local de culto. Mas em Londres, os habituais desertores do culto público provavelmente estão em sua grande maioria. Assim deve ser porque sabemos que ainda que estes desejassem ir, a oferta de espaço para os assentos é lamentavelmente menor do que eles exigiriam e, no entanto, por menor que sejam, não há tanta falta de igrejas e capelas em Londres quanto há falta de uma inclinação para ir a uma ou a outra. As massas do nosso povo não consideram Deus, não se importam com o Senhor Jesus e não pensam nas coisas eternas. Às vezes dizemos que é uma cidade cristã, mas onde serão encontrados pagãos mais plenos do que podemos encontrar por aqui? Em Canton, Calcutá ou Timbuctoo, as pessoas têm pelo menos uma forma de adoração e uma reverência por alguma ideia de Deus, mas aqui dezenas de milhares não pretendem a adoração religiosa. Protesto a todos vocês, enquanto vocês pensam que o cristianismo é bem conhecido em nossas ruas e alamedas, vocês assim o pensam apenas por que não adentraram em suas profundezas, pois a escuridão espessa cobre o povo. Ainda há descobertas a serem feitas nesta cidade, as quais podem fazer derreter os corações da Cristandade de vergonha por termos permitido tanta ignorância desonesta a Deus, que sob a chama do sol, como pensamos que nosso país esteja, lá deva haver pontos negros onde a luz cristã nunca penetrou. Ó Londres! tu pensas que os Sábados de Deus serão para sempre esquecidos; que a voz do evangelho deve soar aos teus ouvidos e para sempre ser desprezada? Voltarás sempre o pé da casa de Deus e desprezarás os ministros da sua verdade, e ele não visitará uma cidade como esta? Essa temida cólera é apenas um golpe suave de sua mão, mas se não for sentida, e sua lição não for aprendida, pode surgir, em vez disso, uma peste que pode ceifar a multidão como o milho é ceifado com a foice; ou ele pode permitir que sejamos devastados por uma peste pior que a praga; quero dizer a peste de um erro mortal que destrói a alma. Ele pode remover a vela do seu evangelho de seu lugar, e pode tirar o pão da vida daqueles que a desprezaram, e então, Ó grande cidade! tua perdição está selada!
Irmãos, se existe alguma coisa que ainda provoca Deus acima de tudo isso, é o fato de que, mais uma vez, como nação, permitimos que o Papismo claramente afirme ser nossa religião nacional. Escuro é o dia e sombrio é a hora em que as superstições antigas contaminam as casas que são pelo menos nominalmente dedicadas ao Deus do Céu. Em nossa Igreja Nacional, o evangelho não é mais dominante, embora um pequeno bando de homens bons e fiéis ainda permaneça nele, e é como um punhado de sal em meio à putrefação geral. Não temos mais o direito de falar de nossa Igreja Protestante nacional; não é Protestante, tolera descaradamente o papismo, e aglomeram-se de adoradores do Deus que o padeiro assa no forno e a quem mordem com os dentes. Poucas são as ruas das casas em que estamos reunidos as quais você teria suas velas, seu incenso, sua vestimenta sacerdotal, sua batina, com todas as outras pompas e vaidades da detestável idolatria de Roma. O Romanismo contra o qual Latimer prestou testemunho na fogueira sofreu para manter suas pantomimas e praticar seus truques fantásticos em nome desta nação, até contar seus iludidos admiradores em dezenas de milhares. Aquele monstro, que manchava Smithfield de sangue e a transformava em um monte de cinzas para os mártires de Deus, voltou para você; o velho lobo que dilacerou seus pais e arrancou seus corações palpitantes de seus peitos, você sofreu ao voltar para sua casa e está apreciando-o e alimentando-o com a carne de seus filhos. Mais uma vez, a prostituta da Babilônia ostenta sua elegância em nossos rostos quase sem censura. Não me diga que não é o Papismo, pois é o mesmo Anticristo com o qual seus pais lutaram, e um homem com apenas metade do seu juízo acerca dele pode ver que é assim: e ainda assim esta terra o suporta e se alegra com ele, e agacha-se ao pé de um sacerdote mais uma vez. Nossos maiorais, nossas delicadas mulheres e distintos senhores, são mais uma vez os desejosos vassalos do sacerdócio e da superstição; e no meio de tudo isso, se alguém denuncia, é atacado como alguém cruel e odiado como perturbador em Israel. Foi para nenhum proveito que Deus favoreceu esta terra com o evangelho? Deveria toda a luz dela ser transformada em escuridão? Deveria todos os ganhos dos homens valentes da antiguidade serem perdidos pela preguiça e covardia dessa geração imprudente? Antigamente, homens como Knox e Welch, na Escócia, e Hugh Latimer e John Bradford, lutavam como leões pela verdade, e devemos nos render como cães covardes? Foram os homens de carvalho sucedidos pelos homens de salgueiro? Os homens que gritaram: “Nenhum Papismo aqui!” agora dormem dentro de seus sepulcros, e seus descendentes usam o jugo que seus pais desprezavam. Deus não deve nos visitar para isso? Eu gostaria que uma voz de trovão pudesse despertar essa geração adormecida. Sou pela liberdade de consciência de todo homem: por todos os meios, seria o católico tão livre para praticar sua religião quanto qualquer outra pessoa; eu teria a religião deixada ao seu próprio poder nativo para seu próprio sustento, e não permitiria que nenhuma igreja oferecesse a Deus o que houvera tirado de um povo não disposto por meio do roubo legalizado do dízimo e da taxa destinada a igreja; mas, acima de tudo, se precisarmos estar condenados a ter uma Igreja Nacional, rogo a Deus que não seja para sempre um covil de superstição e o lugar das heresias papistas. Se a Igreja da Inglaterra não varrer o Tractarianismo de seu meio, deveria ser a oração diária de todo homem cristão, que Deus a varra completamente para longe desta nação; pois a velha lepra de Roma não deve ser sancionada e sustentada por uma terra que derramou tanto do seu sangue para ser purgado dela.
Então, podem dois andarem juntos, exceto se estiverem de acordo? E como essas coisas não podem ser agradáveis à mente e à vontade de Deus, não devemos indagar se deve haver uma praga em nosso gado e, em seguida, uma praga em homens, e se estas devem ser sete vezes mais pesadas do que nunca.
II. A SEGUNDA QUESTÃO do profeta é:O leão rugirá no bosque sem que tenha presa? O leão forte rugirá da toca se não houver apanhado nada?
Amós observou que um leão não ruge sem razão. Por essa questão, ele apresenta a segunda verdade, que quando Deus fala não é sem causa, e especialmente quando ele fala com uma voz ameaçadora. Meus irmãos, nosso Deus é bondoso demais para nos enviar esta cólera sem motivo; além disso, ele é sábio demais, pois todos sabemos que os julgamentos repetidos com frequência perdem sua força. É como o grito de “Lobo”, se não houver sentido nele, os homens o desconsideram. Deus, portanto, nunca multiplica julgamentos desnecessariamente. Além disso, ele é bondoso demais para brincar com a vida dos homens. Ouvimos falar de cerca de mil e duzentas ou mais pessoas que morreram em uma semana em Londres, mas será que calculamos o agregado de dor pessoal expresso nesse número, o agregado de tristeza trazido para tantas centenas de famílias, o agregado também de interesses eternos envolvidos nessas mortes repentinas? Tempo e eternidade, ambos notórios e de enorme importância, foram entrelaçados, tantas vezes, nas centenas de vidas que caíram sob a foice do ceifador. Pensaria você que o Senhor assim o faz por nada? O grande Leão da vingança não rugiu a menos que o pecado o provocasse.
Como já indiquei nossos grandes pecados públicos, gostaria de indagar aos cristãos presentes até que ponto se preocuparam com eles. Você que professa ser povo de Deus, e que reconhece a mão de Deus nesta visitação, pergunto-lhe até que ponto a justiça encontrou provocação em você? Cristãos professos, tem vós parte na embriaguez desta cidade? Estão certos de sua inocência diante disto? Teria você, pelo ensino e pelo exemplo, demonstrado aos homens que a religião de Jesus não é consistente com a embriaguez? Teria você tentado combater esse vício ou, em algum grau, seria você coparticipante do crime, um cúmplice antes ou depois do fato? Oh, se você for culpado, eu oro para que você busque ser purificado deste pecado. Você não pode eliminar toda a iniquidade nacional, mas se cada homem se reformasse desse vício, pela graça de Deus, esse grande mal cessaria. Que cada cristão olhe para seu viver. Até que ponto vocês professores da religião – até que ponto estão vocês puros no tocante aos pecados da carne? Nunca houve alguma leviandade sobre esses pecados? Quando a alegria se alvoroça com a impureza, vocês nunca se uniram em gozo a isto? E quanto ao curso da sua conversação? Seriam vocês de todo livres – não direi pelos atos mais graves de pecado – e não me apraz lhes fazer uma pergunta dessas, mas estariam vocês puros no tocante a tudo isto? Acaso já ressoaram em seus ouvidos o preceito: “Sede santos, porque eu sou santo”? Teria o Espírito Santo, por sua poderosa graça, impedido que vocês se entregassem a palavras e pensamentos impuros. Acaso teriam vocês caído na leviandade de conversa e de pensamento e, assim, auxiliaram no aumento da enxurrada desse mal? Oh, meus irmãos, dentre os quais não se deve confissão de tal culpa, quando lembramos as palavras do Salvador: “aquele que olhar com desejo para uma mulher já cometeu adultério com ela no coração.” Inclinemos a cabeça em penitência e busquemos ao Deus de toda graça para que não ruja sobre sua presa, mas que se agrade em nos purificar disto para que possamos estar limpos em sua presença?
E assim também com os outros pecados que indicamos. Acaso todos nós prestamos nossos sinceros e fervorosos protestos contra eles? Acaso fomos negligentes com a casa de Deus, ou teriam nossos encontros recorrentes para adoração pública nos purificado disto? Penso que a maioria de nós está limpo, mas sei que existem alguns professores que negligenciam o congregar-se na assembleia, que gastam o Sábado ocasionalmente, de qualquer forma, onde não se deve ser gasto, e que, com seu exemplo negligente, aumentam o esquecimento geral de Deus.
E quanto a esse Papado Anglicano – já falamos sobre isso? Ou conferimos nosso apoio direto ou até mesmo indireto? Deus nos conceda que se não o repudiamos, venhamos a fazê-lo, e mantendo a verdade no amor e neste poder, possamos sair da Babilônia, para que não sejamos participantes de suas pragas no dia em que Deus a visitará em sua ira. Tal coisa, acredito, foi o que Amos indicou por sua segunda pergunta.
III. A TERCEIRA QUESTÃO é esta: “A ave cairá numa armadilha que não tenha sido armada?”
A primeira questão derivou-se a partir de viajantes, a segunda de animais selvagens e a terceira de pássaros. Você vê o pássaro acima nos céus, de repente ele voa para o chão e é capturado na rede; agora, Amos diz que não seria capturado na rede a menos que uma rede tivesse sido projetada para pegá-la. É capturado porque o laço foi criado para apanhá-lo, e Amos quer nos lembrar que os homens não morrem sem um desígnio da parte de Deus. É o mesmo pensamento de antes, mas é examinado sobre outro prisma. O pássaro não é apanhado na rede sem a intenção do passarinheiro, e os homens não caem na rede da morte sem um intento da parte Deus. A morte, com tudo aquilo que a envolve na terra e na eternidade, não é enviada por Deus sem uma razão. Para sempre seja banido da fala do cristão a palavra “acaso”. “Me arrepende muito”, diz Agostinho, “que eu já tenha usado a palavra pagã fortuna”; pois fortuna ou acaso é uma invenção fundamentalmente pagã. Deus decreta e denega todas as coisas, e ele nada faz sem um motivo. Irmãos, a queda de um pardal na terra está no propósito divino e atende a um fim. Todo grão de pó que gira na eira é guiado com uma sabedoria tão infalível quanto as estrelas em suas trajetórias, e não há uma folha na árvore que tremule no outono sem ser conduzida pelo plano e propósito do Senhor, tal qual o são Arcturus e seus filhos. Certamente, então, em um evento tão grande como a morte, envolvendo, como já dissemos, tanta dor para a pessoa que padece, tanto luto e tristeza para as famílias daqueles que são feridos, não podemos acreditar em outra coisa senão que Deus tenha nisto um propósito. O arqueiro insaciável não tem permissão para disparar aleatoriamente – todas as flechas que voam ostentam a inscrição: “Tenho uma mensagem de Deus para ti”. Quando Deus permite que a doença caminhe pelas ruas à noite, estendendo sua mão poderosa, porém invisível, levando daqui uma criança, e dali um homem adulto, entregando à sepultura aqueles que de outra forma poderiam sobreviver por muito tempo, não acreditaria você que o Senhor comissionaria um mensageiro tão terrível sem pretender responder a algum fim por meio de sua missão. Concluamos com toda a certeza de que um propósito, consistente com o amor e a justiça de Deus, está oculto na atual colheita da morte.
IV. Agora segue uma QUARTA QUESTÃO:A armadilha se desarma sem que tenha apanhado alguma coisa?” por meio da qual ele diz que o passarinheiro não remove a rede até pegar o pássaro; de modo que esta quarta pergunta implica que, na medida em que Deus tinha um propósito em enviar a tribulação, podemos esperar que ele não a remova até que esse desígnio seja alcançado.
Seja o que Deus tem a dizer a Londres, se for ouvido imediatamente, ele não precisará falar novamente, mas se não for ouvido pela primeira vez, haverá uma segunda voz, e ainda um outra. O passarinheiro não tira sua rede a menos que algum pássaro seja pego, e Deus não tira o problema por ele enviado a não ser que Ele tenha seu desígnio realizado por meio dele. Se você me perguntar o que eu penso ser tal desígnio, acredito que seja esse – despertar nossa população indiferente, fazê-los lembrar que existe um Deus, torná-los suscetíveis às influências do evangelho, conduzi-los à casa de oração, para influenciar suas mentes a receber a Palavra e, além disso, pungir os cristãos em energia e sinceridade, para que possam trabalhar enquanto é chamado hoje. Minha razão para escolher este assunto foi a possibilidade ser eu útil nas mãos de Deus, o Espírito Santo, para corroborar com esse grande desígnio, que vocês, queridos amigos, pudessem ouvir de uma vez por todas voz de Deus, de modo que, para vocês, em nenhum grau, exista a necessidade de uma repetição do julgamento. Irmãos e irmãs, vocês estão familiarizados com a história e têm razões para bendizer a Deus, tenho certeza, ao folhear suas páginas, vendo que durante o último meio século, fomos poupados de muitas daquelas calamidades terríveis ocorridas nestas e em outras terras em dias passados. Quem pode ler a história da praga de Londres sem tremer? E quem pode fechar o livro sem agradecer que uma morte tão negra seja desconhecida entre nós? Quem leu sobre a fome nesta terra sem gratidão pela abundância de pão? Quem pode percorrer as descrições do saque e da pilhagem das cidades sob exércitos como os conduzidos por Tilly e outros comandantes selvagens, sem agradecer por vivermos em dias melhores? Quem pode ler a história da última campanha na Áustria sem agradecer a Deus por nosso país ser uma ilha e de sermos assim preservados dos horrores da guerra? Mas é de se temer que uma corrida constante por prosperidade, paz perpétua e livramento de doenças, possa gerar em nossas mentes exatamente o que fez em todas as mentes humanas anteriormente, ou seja, segurança e orgulho, paganismo e esquecimento de Deus. É um fato de muita gravidade que a natureza humana dificilmente possa suportar uma longa continuidade de paz e saúde. É praticamente necessário que sejamos salpicados de vez em quando com aflição, para que não apodreçamos com o pecado. Deus conceda que não tenhamos nem fome, nem espada; mas, como temos a pestilência em um grau muito leve, nos leva a pedir ao Senhor que, com isso, abençoe ao povo para que uma ternura de consciência possa ser evidente em toda a multidão, e que venham a reconhecer a mão de Deus. Já  fui informado pelos irmãos cristãos que trabalham no leste de Londres que há uma maior disposição para ouvir a verdade do evangelho e que, havendo um culto religioso, já será mais aceitável pelas pessoas agora do que dantes era; fatos estes pelos quais agradeço a Deus como uma indicação de que a aflição está atendendo a seu propósito. Talvez não houvesse parte de Londres mais destituída dos meios da graça e do desejo de usá-los do que aquele distrito em que a praga caiu; e se o Senhor com isso deixar a multidão de milhares ansiosos para ouvir o evangelho de Jesus e ensiná-los a confiar nele, então o desígnio terá sido alcançado; e sem dúvida o grande Passarinheiro recolherá sua rede. Que assim seja, ó Senhor, por amor de teu Filho Jesus Cristo.
V. Todas as questões trabalharam em direção a um ponto. Vimos que não é de se admirar que a doença ocorra, aprendemos que ela não ocorre sem uma causa, vimos que quando ela ocorre, existe nela um desígnio e que não será removida, a menos que esse desígnio seja alcançado, e agora estamos preparados para dar o próximo passo, estabelecido pela QUINTA QUESTÃO, a saber, que um despertamento deve ser seu resultado. “Alguém tocará a trombeta na cidade sem que o povo estremeça?
Nos tempos antigos de guerra, havia homens posicionados nas torres de vigia e, quando viam o inimigo aproximando-se, soavam a corneta e o povo corria às armas. O som de uma trombeta foi o aviso de guerra. Essa cólera é como o som de uma trombeta. A voz do ministério Cristão não é ouvida. Os que vão ouvi-lo nem o ouvem, pois ouvem como se não o tivessem ouvido; enquanto a grande massa nada sabe e pouco se importa com a mensagem do pregador. O ministério de Londres não é totalmente impotente para os que o frequentam, mas é absolutamente inútil para a densa massa que se encontra do lado de fora da casa de Deus. A doença, no entanto, é uma trombeta que deve ser ouvida. Seus ecos atingem os miseráveis sótãos, onde os pobres estão aglomerados, e nunca ouviram nem se importaram com o nome de Cristo – eles ouvem o som e, quando um após o outro morre, eles estremecem. No porão mais sombrio do lugar de aglomeração do vício; AI! E nos palácios dos reis, nos salões dos ricos e dos grandes, o som encontra passagem e o clamor é levantado: “É chegada a praga da morte! A cólera está entre nós!” Todos os homens são compelidos a ouvir a voz da trombeta – ouvindo, assim, também a Deus para um melhor propósito. A Deus fomos todos despertados para buscá-lo com o coração e, acima de tudo, conduzidos a Cristo Jesus, o grande sacrifício pelo pecado, e a encontrar nele um resgate de uma praga maior, a ira vindoura!
VI. O grande objetivo e desígnio de Deus, então, parece ser o despertamento da cidade, e esse despertamento deve seguir o fato declarado na ÚLTIMA QUESTÃO:Sucederá alguma desgraça à cidade sem que o SENHOR a tenha enviado?
Aqui não se pretende o mal moral – que repousa no homem – mas o mal físico, o mal da pestilência ou da fome! Haverá cólera na cidade sem que Deus assim não o tenha feito? Minha alma se encolheu sob a majestade dessa questão enquanto eu a lia; parecia esticar suas negras asas sobre minha cabeça, e se eu não soubesse serem elas as asas de Deus, eu deveria ter medo. O texto falava comigo desta maneira: – Não é a cólera que matou estas centenas, a cólera era apenas a espada; a mão que espalhou a morte é uma mão superior à da mera doença. O próprio Deus está atravessando Londres. Deus, com passos silenciosos, caminha pelos hospitais, entra na câmara, atinge o viajante na rua e esfria o coração do suplicante ajoelhado ao lado de sua cama. Deus, o grande Juiz de todos, em cujo cinto balançam as chaves da morte e do inferno, o misterioso cuja voz faz tremer as colunas do teto celestial estrelado, que fez as estrelas e pode extingui-las à sua vontade; – não foi outro senão Ele que caminhou por nossas quadras lotadas e, entrando em nossas ruas e becos, chamou uma após a outra as almas dos homens para sua última prestação de contas! Deus está transitando! Há momentos em que Deus se aproxima especialmente dos homens. Ele está em toda parte, e, no entanto, é frequentemente descrito nas Escrituras como dizendo: “Vamos descer, para que possamos ver se está tudo de acordo com os respectivos relatos.” Deus desceu e está passando por esta cidade. Ande solenemente quando for tratar de seus negócios amanhã de manhã; você anda pelas ruas onde Deus andou. Você que irá ao cemitério com os seus mortos, sou quase levado a dizer: Tire os calçados dos pés, pois o lugar em que você está é solo sagrado, pois Deus lá está! A última vez que esta doença esteve aqui, tive uma sensação penetrante da presença de Deus onde quer que fosse. Pareceu-me como se o véu entre o tempo e a eternidade fosse mais translúcido do que o habitual. Se há algo que deva atrair nossa atenção à voz de Deus, essa seria a lembrança de que ela é acompanhada pela presença de Deus, e se há algo que deva nos fazer sentir sua vara, não seria o fato da vara ferir, mas do próprio Deus que faz uso da vara.

CONCLUSÕS E APLICAÇÕES

Deixando agora o texto em si, quero reunir meus pensamentos, como Deus assim deve me ajudar, em poucas e sinceras palavras. Meus queridos ouvintes, falarei como boca de Deus a vocês, pois seu Espírito Santo me habilitará. Não estaria o Senhor falando com todos nós, santos e pecadores, e nos advertindo a estarmos de acordo com ele? Ó vocês, crentes em Jesus, os quais são o povo adquirido por seu sangue, haveria algum pecado que os tenha separado da comunhão com Cristo? Teriam vocês caído em algo que tenha provocado o Espírito para que seu consolo seja retirado? Se este é o caso, com profunda humildade e fervorosa oração, de pé aos pés da cruz do Senhor Jesus, ore –
Regresse, pomba celestial, regresse,
Doce mensageiro da quietude;
Odeio os pecados que te pusera a lamentar
Os quais, do meu peito, o pudera afugentar
Em todo o momento é bom que o cristão se apegue a Deus e esteja em paz, mas especialmente agora. Como você ajudará os outros se você perdeu o senso do amor de Deus derramado em seu coração? Sei que você é dele e que ele nunca o rejeitará, mas se você não apreciar a presença dele, será tão mole quanto a água.
E Ai! Aqueles de vocês que não são seu povo, poderiam vocês suportar estar em desacordo com Deus? Como pode Ele andar com vocês? Vocês pedem sua proteção, mas como podem esperá-la se não estão em acordo com Ele? Agora, se dois homens caminham juntos, deve haver um lugar onde eles se encontram. Você sabe onde é este lugar? Este lugar é na cruz. Pecador, se você confia em Jesus, Deus te encontrará naquele lugar. Esse é o lugar onde a verdadeira expiação é feita entre Deus e os pecadores. Se fores arrependido a Jesus, dizendo: “Tende piedade da minha iniquidade; lava-me no teu sangue”, estarás em acordo com Deus, e então poderás esperar viver ou morrer com igual prazer, pois se vivermos, andaremos com Deus na terra e se morrermos, andaremos com Deus nas alturas.
Irmãos, enquanto o leão ruge, não devemos nós remover qualquer mal que possa ter causado o ardor de sua ira? Cristão, sonde a ti mesmo agora e limpe o fermento velho. O cabeça da família judaica, ao se aproximar a festa dos pães ázimos, não apenas remove os pães normalmente usados na casa, mas também pega uma vela e vasculha todas as partes da casa, para que não haja nem uma migalha levedada sequer em lugar algum. Ele tudo limpa para que não haja um banquete com pão levedado. Agora, cristão, como esta é a visitação de Deus, peça à vela do Espírito Santo para descobrir qualquer pequeno pecado. Que qualquer pequena autoindulgência pela qual caímos seja conscientemente abandonada, e por causa do querido Salvador que se negou todo o conforto por nós, tomemos nossa cruz e sigamo-lo, determinado que, se o leão rugir, não será por causa de sermos nós suas presas.
E óh, pecador, contra quem Deus tem rugido, você não se lembra das próprias palavras dele: “Considerai isto, vós que vos esqueceis de Deus, para que eu não vos despedace, sem que ninguém vos possa livrar”. Quem pode remover a iniquidade que provoca o ciúme do Senhor, exceto o Salvador moribundo, o Senhor Jesus? Ele afastou o pecado carregando-o em seu próprio corpo, e se tu confiares nele, não haverá pecado em ti para provocar a Deus; mas será dito de ti como de Israel: “Naqueles dias, e naquele tempo, diz o SENHOR, se procurará iniquidade em Israel, mas não será achada; e o pecado em Judá, e não se achará; pois perdoarei os remanescentes.
Além disso, o Senhor nosso Deus nos fala por sua providência e diz: “Submetam-se, neste dia, ao desígnio de Deus”. O grande Passarinheiro espalhou a rede: ele não a removerá até que ele pegue o pássaro. Seja nela capturado. Santo, não voe do seu Deus. Se ele estender a mão ainda que com furor, voe em direção a ela: não há abrigo contra um Deus irado, senão na mão traspassada de seu Filho amado. Quando a vingança desferir seu pesado golpe, quanto mais perto você estiver dela, menor em ti será a ferida. Aproxime-se de Deus em Cristo; apegue-se a ele e ele não o destruirá. Voe para Jesus! Pecador, voe! Seja capturado pela rede de Deus. Diga a Deus: “Senhor, que queres que eu faça? Desejarias que eu a ti pertenceste? Aqui estou, Senhor; antes de me tomar pelas redes da morte, me tome pelas redes da graça. Antes que os laços do inferno me impeçam, deixe que o bendito laço do seu eterno amor me envolva docemente. Eu sou, e eu serei teu.
Desperta, cristão, e esteja ciente do desígnio de Deus, pois a trombeta soa e, quando a trombeta soa, o cristão não deve dormir. Deixe a presença de Deus infundir em você uma coragem e um zelo para além do ordinário. Meus irmãos, eu gostaria de poder falar a vocês esta manhã assim como intentei fazê-lo, e para tanto empenharia toda a minha alma em cada palavra: Exijo que você agora, se nunca antes, assim como ama Jesus, assim como você sabe o valor da sua própria alma, se importe pela salvação dos filhos dos homens. Os homens estão sempre morrendo; o tempo, como uma poderosa corrente, sempre os leva embora, mas agora eles são tragados por essa torrente em números crescentes. Se você e eu não nos esforçarmos para ensiná-los o evangelho, sobre nossas cabeças deve cair o sangue deles. Sabemos ser obra de Deus o salvar, mas ele trabalha por  meio de instrumentos, e temos sua própria palavra solene que o atesta: “se o atalaia não tocar a trombeta, […] este terá sido ferido por causa da sua maldade, mas considerarei o atalaia culpado por aquela morte.” Não há casas em torno de sua moradia onde Jesus é desconhecido? Não existe quadra, rua ou beco perto de onde você mora sem Deus e sem Cristo? Não teria você amigos não convertidos? Não teria você algum conhecido não salvo? Não haveria sequer sentado no banco com você uma pessoa não perdoada? Não haveria, sábado após sábado, sentado no assento próximo, alguém que não conhece a Cristo, que nunca foi alertado do seu perigo ou conduzido à solução? É grande a misericórdia se, com o badalar do sino, pudermos dizer daqueles que morrem: “Fiz tudo o que pude para salvá-los da ruína”, pensei quando li as palavras de Whitfield para sua congregação; eu gostaria de poder sempre dizer o mesmo. Ele disse: “Ah, almas, se vocês estão perdidas, não é por falta de oração, não é por falta de choro, não é por falta de pregação fiel do evangelho”. Eu posso afirmar a última, mas não posso afirmar a primeira como eu desejaria fazer; e, no entanto, sei que há alguns de vocês aqui que, se estão perdidos, não estão perdidos por falta de aviso, nem por falta de ensino ou tampouco por falta de convite. Colocamos diante de ti a vida e a morte; nós o ameaçamos em nome de Deus e o convidamos pelo precioso sangue de Jesus. Anos atrás, parecia haver alguma esperança sobre você, mas era como a nuvem da alvorada e o orvalho da manhã; pois você ainda não é salvo. Quando ouvi outro dia que a Sra. “fulano de tal” estava morta e que havia morrido de cólera, não pude lamentar, pois ela era uma dessas que há muito temia a Deus. Quando me disseram que um jovem digno baqueara, fiquei triste por ter perdido um aluno tão bom da faculdade, mas fiquei também agradecido por alguém que tendo servido tão bem a Deus em sua juventude entrou em seu descanso; mas se eu soubesse da morte de alguns de vocês, isso me causaria medo e tristeza inigualáveis.
Alguns de vocês, eu temo, sentados aqui por anos, sairão deste tabernáculo para a destruição – vocês sabem que sim, a menos que sejam mudados. Se você morrer como está agora, não terá nada a esperar a não ser uma expectativa temerosa de julgamento e indignação ardente. Alguns de vocês conhecem bem o resultado do pecado e mesmo assim o escolhem; suas consciências os ferroam com frequência, e ainda assim se opõem à ela; vocês ficaram alarmados e tão despertados que parece impossível continuarem como estão; mas, infelizmente, vocês não se converterão e o fim de vocês está chegando.
Meu ouvinte, mal consigo lidar com meu rosto ao pensar em seu destino; sinto-me como Elias quando ele olhou para o rosto de Hazael e tremia ao prever sua história. É terrível pensar em tua destruição. Aquele que te avisou e orou por ti, te encontrará noutro mundo, e quando ele a ti encontrares, não terás a ele de dizer que não falaste a ti de forma clara e direta; tu ficarás sem palavras, porque a trombeta soou e tu não atentastes para o aviso, e Deus estava na cidade e tu não o ouvistes, e a morte falou tão bem quanto o ministro, mas tu cerrastes os dois ouvidos porque resolvestes morrer, e teu coração tornastes mal. Desprezastes a vida eterna e escolhestes a destruição por causa de alguns prazeres insignificantes, ou da luxúria enganosa, a qual, traiçoeiramente, te apunhalarás o coração; tu deixastes ir Jesus e o Céu, e tudo isso por um momento de prazer! Ah, meu ouvinte, você terá muito o que responder.
Falo a você como um moribundo e oro para que não se arrisque na ira eterna. Peço-lhe que reflita sobre essas palavras e, ao considerá-las, que Deus, o Espírito Santo, as prenda como pregos em um lugar firme, e que você procure o Senhor enquanto ele pode ser achado e invoque-o enquanto estiver perto, pois esta é a palavra dele para você: “Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; por que morreríeis, ó casa de Israel?”, e Jesus acrescenta suas amáveis palavras, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”, e “O Espírito e a noiva dizem: Vem! E quem ouve, diga: Vem! Quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida.”.
Data: 12 de agosto de 1866
Sermão nº: 705
Referência Bibliográfica: “Metropolitan Tabernacle Pulpit”, Vol. 12
Disponível em: https://www.spurgeon.org/resource-library/sermons/the-voice-of-the-cholera#flipbook/
Tradução & adaptação: Tiago Rossi Marques (29/03/2020) à amada Igreja Batista Novo Riacho
CARREGAR MAIS
Loading