×
Procurar

Este fim de semana, muitas igrejas vão realizar o Domingo Mundial da Fome anual delas, e na próxima semana (16 de Outubro) é o Dia Mundial da Alimentação, um evento mundial projetado para aumentar a conscientização, a compreensão e informar a ação de por volta de um ano para aliviar a fome. Aqui estão nove coisas que você precisa saber sobre um dos problemas mais persistentes, mas solúveis, do globo.

1. A fome no mundo se refere à falta ou escassez de alimentos em um país, agregada ao nível mundial. Os termos técnicos relacionados (por exemplo, aqueles usados ​​na medicina) são “desnutrição” ou “subnutrição”, ambos indicando uma falta de alguns ou de todos os elementos nutricionais necessários para a saúde humana.

2. De acordo com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, uma em cada 8 pessoas no mundo não têm comida suficiente para levar uma vida ativa e saudável. Mais de 800 milhões em todo o mundo – o equivalente à população dos EUA e os 28 Estados membros da União Europeia – estão com fome.

3. A Ásia tem a maior parcela de pessoas com fome no mundo (cerca de 552 milhões), mas a África Sub-Saariana continua sendo a região com a maior prevalência de desnutrição, com a estimativa de um em cada quatro africanos (24,8%) tem fome.

4. A fome e a desnutrição são as maiores ameaças à saúde global – mais do que até mesmo a AIDS, malária e tuberculose juntas.

5. As crianças que são desnutridas sofrem até 160 dias de doença a cada ano. A sub-nutrição é responsável por pelo menos metade das 10,9 milhões de mortes de crianças a cada ano – 5 milhões de mortes.

6. A subnutrição amplia o efeito de todas as doenças, incluindo sarampo e malária. As proporções estimadas de mortes nas quais a subnutrição é uma causa subjacente são bastante semelhantes para a diarreia (61%), malária (57%), pneumonia (52%) e sarampo (45%).

7. Uma em cada quatro crianças do mundo são raquíticas (abaixo dos 5% da referência populacional em altura por idade). Nos países em desenvolvimento, a proporção pode subir para uma em cada 3. 80% das crianças raquíticas do mundo vivem em apenas 20 países.

8. O mundo produz atualmente comida suficiente para todos no planeta terem pelo menos 2.720 calorias diárias por pessoa (o equivalente a 13,5 copos de arroz). O número de calorias que cada pessoa precisa diariamente varia de acordo com idade e nível de atividade, mas a média recomendada é de 2.500 calorias para homens e 2.000 calorias para as mulheres.

9. De acordo com o relatório da ONU a respeito da fome, o crescimento econômico é a chave para o progresso na redução da fome. Mas o crescimento pode não conduzir a mais e melhores empregos e renda para todos, a não ser que as políticas visem especificamente os pobres, especialmente aqueles nas áreas rurais. “Nos países pobres, a fome e a redução da pobreza só serão alcançadas com o crescimento que for não só sustentado, mas também amplamente compartilhado”, observou o relatório. Ainda assim, o contínuo crescimento econômico nos países em desenvolvimento tem melhorado a renda e o acesso aos alimentos. Uma recente retomada no crescimento da produtividade agrícola, apoiada pelo aumento do investimento público, e o interesse renovado de investidores privados na agricultura têm melhorado a disponibilidade de alimentos.

CARREGAR MAIS
Loading