Em todo o mundo, mais de 260 milhões de cristãos — um em cada oito crentes — são afligidos por altos níveis de perseguição, apenas por seguirem a Jesus.
Nos últimos 28 anos, a Open Doors World Watch List tem oferecido um indicador global de países aonde os direitos humanos e religiosos estão sendo violados, e daqueles países mais vulneráveis à agitação social e à desestabilização.
Durante o período reportado pela World Watch List de 2020 , nos 50 principais países, um total de 9.488 igrejas ou edifícios cristãos foram atacados; 3.711 cristãos foram detidos sem julgamento, postos sob custódia, sentenciados e presos; e 2.983 cristãos foram mortos por razões relacionadas à fé. Em média, a cada dia são oito cristãos mortos por sua fé.
1. Coreia do Norte
Tipo de perseguição: opressão comunista e pós-comunista
Número estimado de cristãos: 300.000
Como os cristãos estão sofrendo: “Caso sejam descobertos, os cristãos norte-coreanos são deportados para campos de trabalho forçado como criminosos políticos, isto quando não são mortos de imediato. Impulsionada pelo Estado, a perseguição contra cristãos na Coreia do Norte é extrema e se reunir com outros cristãos para adorar é quase impossível, a menos que seja feita em sigilo absoluto.”
Objetivo de oração: “Ore por perseverança e coragem para os cristãos que estão sofrendo agora mesmo em campos de trabalho forçado em toda a Coreia do Norte.”
2. Afeganistão
Tipo de perseguição: clã e antagonismo étnico
Número estimado de cristãos: Milhares
Como os cristãos estão sofrendo: “O Afeganistão é uma sociedade tribal, e a lealdade à família, ao clã e à tribo são extremamente importantes. Numa sociedade islâmica, é ilegal que uma pessoa afegã deixe o Islã. O país é cada vez mais desafiado por militantes islâmicos, os talibãs controlam ou disputam cada vez mais áreas, e um grupo afiliado ao ISIS também tem como alvo as minorias. Aqueles que decidem seguir a Jesus fazem isto em segredo.”
Objetivo de oração: “A República Islâmica do Afeganistão não permite conversão de alguém do Islã para outra religião. Por favor, orem por um abrandamento da liderança do país e dos governantes locais.”
3. Somália
Tipo de perseguição: opressão islâmica
Número estimado de cristãos: Algumas centenas
Como os cristãos estão sofrendo: “A Somália permanece atolada em guerra civil, tribalismo e militância islâmica violenta. A conversão ao cristianismo é considerada como uma traição da família e do clã somali. Quando há suspeita de que um somali se converteu, membros da família e líderes de clãs o assedia, intimidam e até mesmo o matam.”
Objetivo de oração: “Ore pelos cristãos somalis que muitas vezes necessitam esconder sua fé para sobreviverem. Ore para que tenham coragem e esperança em meio a uma perseguição extrema.”
4. Líbia
Tipo de perseguição: opressão islâmica
Número estimado de cristãos: 36.200
Como os cristãos estão sofrendo: “A ausência de um único governo central para defender a lei e a ordem contribui para os níveis extremos de pressão na vida nacional e eclesial. Cristãos líbios de origem muçulmana enfrentam uma pressão violenta e intensa de sua família e de toda a comunidade para renunciarem à fé ”.
Objetivo de oração: “Ore por proteção para os trabalhadores migrantes na Líbia, especialmente por aqueles que são cristãos e enfrentam perseguição dupla”.
5. Paquistão
Tipo de perseguição: opressão islâmica
Número estimado de cristãos: 4.015.000
Como os cristãos estão sofrendo: “As igrejas históricas têm relativa liberdade para o culto, mas são fortemente monitoradas, e os extremistas as atacam regularmente — a última vez foi em dezembro de 2017. Igrejas cristãs que são ativas com programas para alcançar pessoas e programas para a juventude sāo mais perseguidas. Em geral, os cristãos são considerados cidadãos de segunda classe”.
Objetivo de oração: “Ore pelos cristãos que são acusados sob leis de blasfêmia. Peça a Deus que lhes dê força e esperança durante suas tribulações — e para que a justiça prevaleça.”
6. Eritreia
Tipo de perseguição: protecionismo denominacional cristão
Número estimado de cristãos: 2.492.000
Como os cristãos estão sofrendo: “O regime autoritário sob o presidente Afwerki é responsável por violações maciças dos direitos humanos, especialmente contra os cristãos. Cristãos que não são membros de igrejas aprovadas pelo Estado são considerados agentes do Ocidente e uma ameaça ao Estado. Centenas de cristãos que são membros de igrejas não registradas estão na prisão; alguns foram mantidos em cativeiro por mais de uma década.”
Objetivo de oração: “Ore por persistência para os irmãos e irmãs detidos ou presos em condições horríveis, e peça a Deus que lhes dê perseverança em sua fé”.
7. Sudão
Tipo de perseguição: opressão islâmica
Número estimado de cristãos: 1.963.000
Como os cristãos estão sofrendo: “O caos político atual do Sudão deixou os cristãos no limbo. A secessão do Sudão do Sul em 2011 também tornou os cristãos mais vulneráveis à medida que os conservadores islâmicos no Sudão pressionam por um estado baseado na Shariah. Recentemente, o governo prendeu ou intimidou muitos líderes cristãos, e numerosas igrejas foram demolidas.”
Objetivo de oração: “Ore por novos convertidos ao cristianismo, para que eles possam permanecer fortes e ter acesso a Bíblias e treinamento de discipulado”.
8. Iémen
Tipo de perseguição: opressão islâmica
Número estimado de cristãos: Alguns milhares
Como os cristãos estão sofrendo: “ A guerra civil em curso no Iêmen criou uma das piores crises humanitárias da atualidade, tornando uma nação que já era difícil para os cristãos ainda pior. A guerra permitiu que grupos radicais islâmicos expandissem suas operações em certas áreas, levando a que cristãos sejam sequestrados e mortos.”
Objetivo de oração: “Ore pela paz no Iêmen, onde forças opostas continuam a colidir e a deixar os cristãos vulneráveis”.
9. Irã
Tipo de perseguição: opressão islâmica
Número estimado de cristãos: 800.000
Como os cristãos estão sofrendo: “A sociedade iraniana é regida pela lei islâmica, o que significa que os direitos e as possibilidades profissionais dos cristãos são fortemente restringidos. Os cristãos estão proibidos de compartilhar sua fé com não-cristãos no Irã, e é ilegal produzir literatura cristã ou realizar cultos de igreja na língua persa.”
Objetivo de oração: “Ore pelos crentes secretos que se reúnem em igrejas nos lares, para que sejam protegidos e sejam testemunhas fiéis para a cultura que os rodeia”.
10. Índia
Tipo de perseguição: Nacionalismo religioso
Número estimado de cristãos: 66.194.000
Como os cristãos estão sofrendo: “Desde que o atual partido governante tomou o poder em 2014, os incidentes contra os cristãos aumentaram, e os radicais hindus atacam os cristãos com pouca ou nenhuma consequência. A visão dos nacionalistas hindus é que ser indiano é ser hindu, portanto qualquer outra fé — incluindo o cristianismo — é vista como não-indiana. ‘”
Objetivo de oração: “Ore pelo poder e proteção de Deus sobre os cristãos ao pregarem o evangelho em lugares com leis anti-conversão”.
Traduzido por Mauro Abner.