×
Procurar

5 Razões Pelas Quais Devemos Priorizar o Culto Doméstico

Quase todo mundo que eu conheço se sente sobrecarregado. A maioria das pessoas está mais ocupada do que nunca, especialmente se têm crianças em casa.

Some-se isto à minha observação de que, caso estejam familiarizados com o conceito, a maioria dos cristãos que conheço afirmaria que provavelmente o culto doméstico é uma prática que valeria a pena, caso pudessem dedicar tempo para fazê-lo.

Caso estas afirmações sejam verdade em sua vida, então a minha oração é que você possa ser persuadido a fazer do culto doméstico uma prioridade, apesar das múltiplas obrigações em sua agenda. E espero persuadi-lo independentemente do tamanho de sua família—mesmo que não tenha filhos, ou que não os tenha mais em casa—através das cinco razões seguintes.

1. Deus merece ser adorado em nossas casas por nossas famílias.

Este é o ensinamento da Bíblia. Embora não haja nenhuma ordenança direta sobre o culto doméstico ele está implícito no todo. Quando Isaque perguntou a seu pai Abraão, “onde está o cordeiro para o holocausto?” (Gn 22.7), ele sabia que algo estava faltando para a adoração porque Abraão já havia conduzido Isaque e o resto da família em adoração antes.

Além disso, depois que qualquer um, dos já crescidos filhos de Jó, faziam um banquete, Jó os chamava e oferecia holocausto de adoração em sua presença. Nós lemos que “Assim o fazia Jó continuamente” (Jó 1.5).

O apóstolo Pedro exorta os maridos a viver com suas esposas “com entendimento” (1 Pe. 3.7). Uma razão pela qual Pedro diz isto é para que assim “não sejam impedidas as vossas orações.” Ele não está apenas referindo-se à oração do marido; ele está se referindo à oração mútua. Pedro presume que casais cristãos oram juntos em suas casas.

Se você crê no evangelho, eu espero que você esteja convencido, tanto pelas Escrituras como pelo Espírito, que Deus, em virtude de quem ele é e pelo que fez por nós, merece ser adorado em nossas casas por nossas famílias.

2. Não há maneira melhor de enfatizar a mensagem do evangelho, na vida de sua família diariamente.

A poluição de nossas almas e a batalha cotidiana fazem com que necessitemos de repetir as gloriosas verdades do evangelho diariamente. Jerry Bridges reiterou, tão proveitosamente, a necessidade que temos de “pregar o evangelho para nós mesmos a cada dia.” O culto doméstico nos dá a oportunidade de fazer isso com toda a família.

Se você tem filhos, você tem certeza que eles compreendem claramente a mensagem do evangelho? Mesmo que eles ainda não o tenham aceito duma forma salvífica, você está confiante de que eles podem articular a essência do que Deus realizou através da vida, morte e ressurreição de Jesus? Não pressuponha que outros irão explicar e garantir que eles compreendam. No contexto do culto doméstico, pode-se ter certeza de que eles conhecem a única mensagem pela qual somos reconciliados com Deus.

3. Não há maneira melhor de se proporcionar um horário regular para que seus filhos aprendam de você, as coisas de Deus.

Certamente você quer que seus filhos aprendam as Escrituras e a como viver como cristãos, através de seu pastor e de outros que ensinam em sua igreja. Isto é essencial para a educação cristã dos seus filhos. Mas você não vai quer terceirizar aos pais de outras crianças, todo o ensino cristão que seus filhos recebem.

Além disso, as oportunidades que seus filhos têm com estes professores a cada semana são limitadas, em comparação com o tempo que você pode gastar com eles todos os dias. O culto doméstico é a melhor e mais consistente maneira para transmitir suas crenças centrais a seus filhos.

4. Não há melhor maneira para seus filhos verem o exemplo espiritual contínuo e positivo de seus pais na vida real.

Durante a vida diária em sua casa, seus filhos o veem nas piores situações. Frequentemente o veem quando você não está agindo como um cristão. Certifique-se de que eles o vejam também na melhor situação, quando na presença deles, você vive como um seguidor de Jesus.

Deixe que eles o observem como um homem ou mulher, que eles sabem que são imperfeitos e pecadores, retornam incansavelmente à Bíblia e à centralidade de Cristo na casa. Deixe que observem, não um hipócrita que tenta separar seu pecado de sua fé, mas como alguém que vem regularmente a Deus no culto doméstico e humildemente reconhece seu pecado e necessidade de um Salvador.

Aqueles que o fazem também vão descobrir como o culto doméstico promove os momentos de confissão, perdão e restauração, dos quais todas as famílias saudáveis ​​necessitam.

5. Não é isso que você realmente quer fazer?

Será que é necessário persuadir qualquer cristão genuíno a querer adorar a Deus em sua casa com a família? O próprio Deus não planta este desejo no coração de todos aqueles que o amam?

Então faça o que você realmente quer fazer. Dê início à adoração a Deus com a sua família em sua casa esta noite.

Traduzido por Kellvyn Mendes.

CARREGAR MAIS
Loading