×
Procurar

4 Perguntas a Serem Feitas Antes de se Tornar Membro de Uma Igreja

Esta pergunta já me foi feita muitas vezes, não apenas através do meu site “Practical Shepherding” [Pastoreando na Prática], mas também, mais recentemente, em minha própria igreja, por visitantes. É um cenário comum, quando mudamos para um novo lugar, encontramos onde morar e encontramos emprego. Matriculamos as crianças na escola. Mas, decidir em qual igreja nos congregaremos, muitas vezes, se torna uma tarefa mais demorada.

Após visitar todas as igrejas em sua lista, aqui estão quatro perguntas a serem feitas, que o ajudarão a afunilar a busca e tomar uma decisão.

1. Nesta igreja minha família será regularmente alimentada pela Palavra de Deus?

Esta é a primeira pergunta que necessita ser feita. Não só se eles são fiéis à Palavra de Deus, mas também se esta igreja pregará e ensinará de tal maneira que minha alma e as almas de minha família serão nutridas. Em outras palavras, estão pregando expositivamente os livros da Bíblia como uma dieta regular e constante para a congregação? Esta abordagem não responde automaticamente à questão proposta, mas é um ótimo ponto para começar a avaliação

2. Estou convencido de que o cuidado da minha alma será uma prioridade nesta igreja?

Esta igreja tem pastores/presbíteros de verdade que veem sua principal tarefa como o cuidado espiritual e supervisão das almas dos membros? Em outras palavras, uma pregação bíblica poderosa não significa necessariamente que sua alma individual receberá cuidados de maneira regular. Pergunte aos pastores, pergunte aos outros membros da igreja. Não é necessário muita pesquisa para descobrir se este trabalho é uma prioridade da liderança da igreja.

3. Minha família vivenciará comunhão e responsabilidade cristã significativas nesta igreja?

Para saber isso, será necessário um pouco de compromisso com a igreja por algum tempo para construir relacionamentos, participar de alguns eventos de comunhão da igreja e conhecer alguns dos pastores e lideranças. No entanto, é necessário ter uma expectativa realista. Se ainda não é membro, não tenha a expectativa de ser tratado como membro.

4. Poderei eu servir ao povo de Deus e usar meus dons para seu benefício nesta igreja?

Será útil conhecer seus dons e quais são algumas das necessidades da igreja. Algumas necessidades podem ser preenchidas por sua simples presença e compromisso. Além disso, não presuma saber quais são as áreas de necessidade após observações limitadas.

Se nos dedicarmos a este processo, devemos ser capazes de responder a estas perguntas após alguns meses de frequência na igreja. Caso possamos responder afirmativamente à todas estas quatro perguntas, há uma boa possibilidade que tenhamos encontrado nossa próxima igreja. E, nesta altura, gostaria de incentivá-lo a não demorar, mas a buscar tornar-se membro da igreja.

Nota Final Importante

Um elemento final é a chave para perseverar com o zelo necessário nesta busca. Você e sua família devem sentir um sentimento de desconforto persistente sabendo que não estão em comunhão de aliança com uma igreja local e que não estão sob a autoridade de pastores que cuidam de suas almas. A liberdade e a ausência de responsabilidade que muitos sentem no processo de busca por uma nova igreja pode causar uma complacência pecaminosa.

Em outras palavras, não devemos nos sentir confortáveis como ovelhas de Deus afastadas da comunhão do rebanho e da responsabilidade aos pastores de cuidar de nós, mesmo que a jornada no momento nos pareça divertida e excitante.

Traduzido por Mauro Abner

CARREGAR MAIS
Loading