×
Procurar

4 Mitos que Impedem Estudantes Universitários de Se Juntarem a uma Igreja

Já faz mais de um mês que o semestre começou, e alguns alunos calouros da faculdade estão finalizando a escolha de igreja. Se este for seu caso, parabéns; você faz parte de uma pequena minoria de estudantes.

A maioria de alunos de faculdade cristāos nāo se juntam a uma igreja durante o tempo em que moram fora, preferindo manter-se como membros na igreja que antes frequentavam ou de nāo se tornarem membros de nenhuma igreja. A pergunta que eles se fazem é esta: se tenho comunhão, sou acompanhado, recebo ensino da Bíblia e estou engajado em missões, por que preciso me juntar a uma igreja?

Se você está se fazendo esta pergunta, então você está crendo em alguma combinação dos quatro mitos seguintes.

Mito Nº 1: Não há benefício real em ser membro de igreja.

Ser membro de igreja não é simplesmente ter seu nome num pedaço de papel—e se é assim que a sua igreja vê seus membros, é hora de procurar outra igreja. O rol de membros da igreja deixa claro aos seus líderes quem é que Deus colocou sob seus cuidados. Hebreus 13.17 ensina aos líderes das igrejas que eles têm uma responsabilidade especial pelos que estão sob seus cuidados, responsabilidade esta pela qual prestarāo contas.

As igrejas locais certamente devem cuidar de todos os que estão em seus círculos de ralacionamento, especialmente os que estão sofrendo. Mas a responsabilidade com respeito aos membros da igreja é diferente. Para começar, não é só cuidado reativo, mas proativo. Se você é membro de uma igreja, você terá pessoas caminhando proativamente consigo e pensando a respeito de formas pelas quais você pode ser equipado para sua caminhada com Jesus por toda a vida.

Em nossa igreja (e em outras de nossa cidade), os alunos universitários que se juntam serão conhecidos, oraremos por eles regularmente, e serão equipados de uma forma que simplesmente não podemos fazer com todos. Sem mencionar as refeições gratuitas e conselhos vocacionais!

Mito Nº 2: Ser membro da minha igreja de origem é suficiente.

Colocando de forma simples, em 99% das vezes, sua igreja de origem não pode cuidar de você como uma igreja na cidade de sua faculdade pode. E como poderia, quando não o veem por meses seguidos?

Embora entenda a ligação emocional que muitos alunos (e pais) têm pela igreja na qual cresceram, estou quase certo de que até seu pastor concordaria comigo que você deve se juntar a uma igreja onde está morando.

Mito Nº 3: Tenho tudo que necessito nos ministérios universitários.

Passei nove anos em ministério universitário e a igreja que hoje pastoreio foi iniciada pelo pessoal da Cru. Tenho profundo apreço pelo ministérios universitários. Conheço os líderes de ministério estudantil em nossa universidade local, e posso dizer com 100% de certeza que eles concordam comigo em afirmar que ministério estudantil não é substituto para a igreja local.

Os ministérios estudantis são vitais para as universidades. Se eles desaparecessem amanhã, as igrejas iriam, espera-se, agir rápido para recriá-los. Eles proporcionam aos estudantes amizades cristãs, ferramentas para engajamento no evangelismo no campus, e ensino contextualizado numa conjuntura crucial na vida. Mas eles não o conectam com o corpo maior e mais diverso de crentes.

O objetivo da igreja é equipar alunos universitários para serem frutíferos no mundo pós-faculdade. Embora engajar-se num ministério estudantil possa ser uma parte vital desta missão, nunca será a parte total. Um ministério estudantil não batiza, serve a comunhão ou pratica a disciplina eclesiástica—pelo menos, não deveria. Alunos de faculdade precisam estar ao redor de pessoas menores de 18 e maiores de 25. Afinal, embora seja ótimo ter a companhia de um aluno veterano, o conselho que se recebe de alguém com 20 e poucos anos é bem diferente daquele que se recebe de alguém com 40, 50 ou mais anos .

Além disso, a igreja local perde algo se você não estiver lá. Alunos universitários trazem vida a uma igreja. Trazem energia, entusiasmo, uma visão de mundo e otimismo que de outra forma estariam ausentes. Se você crê no Mito Nº 3, então todos sofreremos.

Mito Nº 4: Vou me preocupar com isso após a faculdade.

Aqui está o principal problema com isso: você não vai fazê-lo. A grande maioria de estudantes conectadas com um ministério estudantil mas não com uma igreja local, não se juntam a uma igreja local depois de se formarem. Ao menos, não até terem filhos.

Os hábitos que desenvolvemos na faculdade são frequentemente comuns para o resto de nossas vidas. Na igreja, não é diferente. As razões pelas quais as pessoas não se unem a uma igreja local durante a faculdade são as mesmas pelas quais não o fazem depois de se formarem. Mas há uma grande diferença: não há mais ministérios estudantis, e a vida espiritual começa a entrar numa espiral descendente.

Estudantes que apreciam a igreja local se tornarão formados que apreciam a igreja local. Eles também estarão num processo acelerado em se tornar líderes em suas igrejas, e farão a diferença com a qual sonhavam na faculdade.

CONCLUSÃO

Recentemente tive o prazer de liderar uma classe de novos membros com alunos de faculdade, e os apresentarei em breve à nossa igreja como novos membros. A cada momento que reconhecemos um deles como um novo membro, a maturidade dessa decisão é vista, sentida, e amplamente apreciada.

Você quer servir fielmente a Cristo durante seus anos de faculdade? Então, junte-se a uma igreja.

*****

Nota do editor: Esse artigo apareceu originalmente no blog pessoal do Jim.

Bio do autor: Jim serve como Pastor Executivo na Grace Bible Church, em Oxford, MS, EUA. Ele e sua esposa, Angela, fazem conferências para casais no Family Life’s Weekend to Remember. Ele também estuda no Reformed Theological Seminary em Orlando. Siga-o no Twitter (@Jimdavis79), ou no seu blog (Jim-Davis.com).

Traduzido por: João Pedro Cavani
Fonte: 9Marks.org

CARREGAR MAIS
Loading