×
Procurar

A Dor Duradoura das Soluções Rápidas

Minha esposa e eu recentemente participamos de um seminário sobre dor crônica na Clínica Mayo. Estávamos tentando aprender mais sobre como lidar com a dor de minha esposa que é frequentemente intensa e muito persistente. Fomos pegos de surpresa ao ouvir especialistas na área médica enfatizando (involuntariamente) coisas que a Bíblia tem a dizer sobre a nossa dor (pecado e sofrimento).

Eles estabeleceram uma distinção clara entre a dor crônica (dor diária, contínua, provavelmente incurável) e a dor aguda (curta, eventual, provavelmente resultando numa recuperação total), e explicaram como devemos tratá-las de forma diferente. Com dor aguda, soluções rápidas funcionam. Se quebramos a perna ou precisamos ter a vesícula biliar removida, uma cirurgia, analgésico, e uma longa período de repouso normalmente traz a cura que necessitamos. Para a dor crônica, no entanto, tomar analgésicos fortes e repousar para evitar a dor prejudica mais do que ajuda a longo prazo.

O problema é que as pessoas e até mesmo alguns médicos não compreendem as diferenças entre esses tipos diferentes de dor. Então, simplesmente tomam mais medicamentos ou doses mais fortes e evitam atividade por mais tempo. Estas estratégias tragicamente conduzem a mais dor.

Cura Milagrosa e Progresso Lento

Como cristãos, estamos todos empenhados na batalha crônica e diária com a dor do pecado dentro de nós e com a dor do sofrimento ao nosso redor (Gênesis 3:14-19; Romanos 8:19-24). Todos nós estamos gemendo em corpos que enfraquecem por causa de várias dores (2 Coríntios 4:16), lutas relacionais (Filipenses 4:2-3), e a luta diária para mortificar nosso pecado pelo Espírito de Deus (Romanos 8:13). Continuaremos a gemer diariamente das dores do pecado e com o sofrimento até que vejamos Jesus face a face.

Devemos orar todos os dias pela cura milagrosa da dor crônica e pela santificação milagrosa de pecados crônicos. Temos um Deus que faz tudo o que lhe agrada (Salmo 135:6), e que é o Médico dos médicos, sem limitações. Ele pode realizar o miraculoso, em nossa saúde e em nossa santidade, num instante, para sua glória.

Mas não devemos desprezar o fato de que Deus muitas vezes não age dessa forma. Frequentemente Deus usa provas de fogo, para produzir uma fé robusta e bem refinada e uma alegria glorificada e indizível que não estaria presente à parte da nossa dor (1 Pedro 1:3-9).

O Problema das Soluções Rápidas

Muitas vezes, os cristãos são prejudicados ao usar tratamentos agudos para uma condição crônica de deterioração. Se você tivesse fé suficiente, seria curado hoje mesmo. Se lesse a Bíblia o suficiente, superaria totalmente este pecado em sua vida hoje mesmo.

Tentativas de soluções rápidas para condições crônicas podem, infelizmente, produzir dor ainda mais profunda, culpa ainda mais profunda, e uma sensação persistente de que não estamos fazendo o suficiente para aplacar a Deus. Soluções rápidas para condições crônicas muitas vezes causam mais mal do que bem. E correções rápidas e repetidas colocam o foco num evangelho centrado no homem que de alguma forma tenta salvar-se ainda mais, ao invés de descansar e viver no Evangelho centrado em Deus e aquilo que já foi feito em Cristo para o salvar.

O Evangelho não se trata de termos o suficiente ou fazermos o suficiente para apaziguar a Deus. O Evangelho se trata do  que temos recebido de Deus em Cristo e também da força de Deus que as vezes parece lenta mas é sempre real que nos ajuda a viver de uma forma que o agrade. A Bíblia deixa claro que na maioria das vezes este é um processo longo e diário que precisa ser suportado. É combater o bom combate da fé, fazer guerra cada dia contra o pecado e lutar para fixar as nossas mentes nas coisas do alto.

Mente, Coração e Dor

Ironicamente, isso é exatamente o que o mundo médico está dizendo sobre a dor crônica. O melhor remédio para a dor crônica não é uma solução rápida, do tipo que disfarça a dor, mas sim um método que eles chamam de “Terapia Cognitivo-Comportamental.” Em termos simples, isso significa que o que você pensa, muda o que você faz, e isso eventualmente muda como você se sente.

Não é uma solução rápida. É um estilo de vida que envolve a sua dor de uma forma que faça com que ela seja uma parte do propósito maior de sua vida, e não sua vida toda. É um processo de ser intencional com o modo como você pensa sobre a sua dor e isso irá mudar a forma como você se sente e vive. O mundo médico está confirmando a Bíblia, mesmo sem conhecê-la.

O apóstolo Paulo fala desta maneira:

“Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;” (Colossenses 3:1-2).

O que se segue é uma chamada para mortificar o pecado (Colossenses 3:5-11) e uma chamada para viver o Evangelho no trabalho do amor (Colossenses 3:12-17). A maneira pela qual podemos começar a levar a cabo as boas obras, é primeiramente buscar as coisas que são de cima, fixando nossas mentes nas coisas do alto.

Aprecie cada Milagre

Pensar de maneira correta e “levar cativo todo pensamento à obediência a Cristo” (2 Coríntios 10:5) e pensar sobre as coisas “dignas de louvor” (Filipenses 4:8) é o estilo de vida diário que pode gradualmente tornar a perspectiva de Deus sobre nosso sofrimento e pecado, a nossa própria perspectiva. “Andar de maneira digna do Evangelho” (Efésios 4:1) decorre diretamente do ponderar muito e bem (2 Timóteo 2:7) sobre a realidade do Evangelho, e agarrar-se às suas preciosas e grandíssimas promessas, (2 Pedro 1:4).

Quando você é tentado a vaguear de volta àquele pecado crônico em sua vida, que tanto o tem atormentado, o que deve fazer? Ore para que Deus miraculosamente retire esta área de fraqueza. Mas enquanto você ora com ousadia pelo trabalho imediato e interventivo de Deus, use os meios da graça que são normais, diários e a longo prazo para levar cativo todo pensamento e confiar em suas promessas. Também ore para que Deus lhe dê ampla vitória sobre o pecado momento a momento.

E quando você é tentado a deixar seu sofrimento dominar sua vida, o que deve fazer? Ore para que Deus miraculosamente tire esta dor. Mas enquanto você ora ousadamente por seu trabalho imediato e interventivo, use os meios normais e diários  para recordar que este sofrimento é leve e momentâneo em comparação com a glória dele (Romanos 8:18; 2 Coríntios 4:17), que este sofrimento tem propósito (2 Pedro 1:3-9), e que este sofrimento um dia será revertido na presença de sua glória (Romanos 8:25).

Pensar de maneira correta gradualmente trará o viver correto, e até mesmo os sentimentos correto, para a glória de Deus. Ore por milagres e espere que Deus faça coisas milagrosas. E lembre-se de apreciar o milagre a longo prazo, de um cristão que cresce cada dia mais para ser como Cristo.

Nota: Este artigo foi publicado originalmente em Desiringgod.org.

Traduzido por Victor San.

CARREGAR MAIS
Loading