×
Procurar

Transmissão via streaming, televisão ao vivo, sites de compartilhamento de vídeo e redes sociais estão todas na ponta dos dedos. Sua capacidade de acesso ao entretenimento invadiu rapidamente e sem esforço cada aspecto de sua vida. Uma pesquisa revelou recentemente que você é tentado a verificar o Facebook a cada trinta e um segundos.

Seus amigos estão te entediando com sua conversa chata? Pegue seu iPhone. Sua esposa está lhe perturbando? Ligue sua televisão. Seu professor é desinteressante? Entre no Facebook. O entretenimento é o seu meio de escapar das inconveniências da vida em um confortável mundo de fantasia. E os seus meios de fuga fizeram de você um escravo.

Confissões de um Escravo

Pra ser honesto, eu tive um amor desenfreado por entretenimentos fúteis — ao longo dos anos eu o usei principalmente como um meio de fuga. O entretenimento era usado para me distrair da culpa do pecado, do atrito nos relacionamentos, ou da ansiedade do trabalho. Tornou-se o que a oração diária e leitura da Bíblia deveriam ser — um refúgio seguro para eu ir e encontrar descanso e conforto.

Eu não reconheci que a minha incessante busca por entretenimento tinha me transformado em um escravo. Meu amor por meu novo mestre estava sutilmente fazendo com que eu ficasse indiferente para com Deus e reticente em meu dever de me satisfazer Nele.

Um Conto de Dois Mestres

Em Mateus 6:24, Jesus revela que quando gravitamos em direção ao entretenimento como meio de conforto, nos distanciamos cada vez mais do nosso Criador. A noção de dois mestres é, de fato, um conto fictício. É impossível ter mais de um. Jesus expõe uma realidade esclarecedora: o amor por um causará ódio ao outro.

Se dedicamos uma quantidade excessiva de tempo, dinheiro e afeto a qualquer coisa, incluindo o entretenimento, desprezaremos tudo o que nos afastará dela. Todos nós já fomos confrontados com a escolha entre passar o tempo orando ou lendo a palavra de Deus, ou passar o tempo em entretenimento. No cerne deste dilema, o dom totalmente satisfatório de Jesus é nada se comparado com as promessas temporais do entretenimento. Qualquer que seja o caminho escolhido, o ódio irá aumentar para com o caminho negado.

Quando escolhemos o caminho largo para o entretenimento desmedido, nós semeamos desprezo a Cristo. De igual modo, quando nós escolhemos o caminho estreito que nos leva a Jesus, nós semeamos o ódio, não somente para com o entretenimento insensato, mas para todo o pecado que habita em nós. Esse caminho revela que o entretenimento contínuo é um mestre cruel que procura devorar nossa alegria verdadeira e nos desviar de sua fonte, Cristo.

O Mestre Cruel

O entretenimento promete muito, mas cumpre pouco. Ele é incapaz de satisfazer o que nossos corações realmente almejam. Queremos descansar. Queremos conforto. Mas o entretenimento só pode oferecer uma satisfação temporária. Assim que acordamos após horas a fio no Netflix ou nas redes sociais, os nossos problemas continuam, ainda esperando serem confrontados. E somos confrontados com a verdade que tudo o que fizemos foi adiar o inevitável.

Perseguir a alegria no entretenimento é como “perseguir o dragão.” O termo é uma gíria que se refere à busca contínua de um prazer elevado obtido previamente no início do uso de drogas.

Por exemplo, um usuário de drogas experimenta heroína pela primeira vez e tem uma experiência incrível. Mas quando ele volta a usar a droga, ele não consegue ter a mesma experiência. Em vez disso, a experiência fica mais fraca, então o usuário toma uma dose maior e mais forte de heroína para chegar à mesma sensação. Enquanto ele “persegue o dragão” o corpo do usuário se deteriora por dentro e por fora. Esta deterioração geralmente se manifesta em coceira extrema, perda de peso indesejada, fala arrastada, doença renal ou hepática, e muito mais.

A dependência do entretenimento é similar. Os efeitos físicos e na saúde podem não ser tão impressionantes como na heroína, mas os efeitos espirituais são onerosos. Nós perseguimos o entretenimento insensato esperando por alívio para as nossas almas, mas em vez disso tudo o que o entretenimento pode realmente prometer é a morte. Somos distraídos do bem supremo e final com uma miragem de felicidade e conforto.

Jesus É o Bom Mestre

Em Mateus 11.28-30, Jesus convida todos os que trabalham e estão sobrecarregados para vir a ele, prometendo proporcionar descanso para as nossas almas cansadas. Esta não é uma promessa vazia. No evangelho, ele cumpre sua promessa, tomando a nossa carga na cruz para nosso descanso e alegria nele.

Nunca me desapontei ao buscar minha alegria em Deus através da oração e leitura da Bíblia, me lembrar de suas promessas no evangelho, me arrepender do meu pecado, e clamar a Deus por conforto. Foram todos os meus problemas resolvidos? Não. Mas a minha alegria foi restaurada e a minha alma se deleitou em suas promessas. Da mesma forma, cada vez que usei o entretenimento como uma forma de alívio para a minha alma, fui deixado incompleto e insatisfeito.

Mesmo assim, quando me encontro naquele dilema entre a comunhão com Cristo e o entretenimento fútil, fico tentado a dizer sim para entretenimento e não para Deus.

À medida que caminhamos pela vida, continuaremos sendo tentados a usar o entretenimento de maneira descuidada e ignorar nossa escravidão. Alguns continuarão a viver como escravos, passando horas a fio no entretenimento e negligenciando o alimento espiritual. Mas você não tem que viver na escravidão.

O evangelho fornece o poder de dizer sim a Deus e não ao entretenimento sem fim. Aqui nós descobrimos a beleza do nosso maravilhoso mestre e percebemos que Jesus é melhor. Em comunhão com ele, nós experimentamos a alegria que o entretenimento só pode prometer, mas nunca fornecer.

A próxima vez que você encontrar-se nesta familiar encruzilhada, apegue-se a Jesus. Lembre-se que só ele é o seu bem maior. Ele morreu e ressuscitou para que possamos experimentar a comunhão com ele, o que proporciona a suprema alegria que uma fuga para o entretenimento simplesmente não pode ser comparada.

Publicado originalmente em desiringGod.org.

Traduzido por Kellvyn

 

CARREGAR MAIS
Loading