×
Procurar

Como Posso Fazer um Trabalho Baseado em Desempenho Sem Ficar Preguiçoso ou Orgulhoso?

Nota dos editores: A nova coluna “Cardos e Abrolhos” da Coalizão pelo Evangelho busca aplicar a sabedoria, com conselhos práticos sobre a fé, o trabalho e a economia.

Tenho uma personalidade típica de realizador perfeccionista, por isso luto com os ídolos do controle e do orgulho com base no meu desempenho. Meu trabalho é baseado em vendas, portanto há uma conexão direta entre meus resultados e meu sucesso na empresa. Sei que temos o mandamento para trabalharmos com entusiasmo como ao Senhor. No entanto, luto para equilibrar a busca de minhas metas de vendas por meio dos talentos e habilidades que Deus me deu, confiando que Ele é realmente aquele que me torna frutífero em meu trabalho. Minha pergunta é a seguinte: como posso de maneira prática, entregar ao Senhor meu trabalho baseado em desempenho sem por um lado, me tornar orgulhoso, nem preguiçoso por outro?

—-

Obrigado por sua pergunta tão ponderada. Como você articulou, seu temperamento realizador é ao mesmo tempo uma grande dádiva àqueles que o rodeiam, levando a um trabalho diligente e produtivo que atende às necessidades dos outros, e também um grande desafio, uma vez que muitas vezes corresponde a certos ídolos do coração. O fato de você estar ciente dos ídolos do controle e do orgulho é, em si, um sinal de que o Espírito de Deus está operando dentro de si, mesmo enquanto vivencia uma luta contínua.

Existem várias práticas que podem ajudá-lo a entregar seu trabalho ao Senhor. Uso a palavra “prática”, já que ídolos de controle e orgulho são praticados, geralmente subconscientemente, em centenas de situações ao longo de várias décadas. Seus ídolos registraram milhares de horas em seu coração. Portanto, o caminho de volta também será por meio de treinamento baseado em práticas. Você necessita desenvolver um conjunto de práticas simples que direcionem as verdades do evangelho e a Palavra de Deus para dentro do seu coração.

Por exemplo, você pode usar o deslocamento diário — a caminho de ida e volta do trabalho — para praticar a confiança e a rendição. “Deus, eu luto com o orgulho e controle no meu trabalho. Você sabe disso muito bem. Entrego isto a você e peço graça para confiar nos resultados que você fornecer. Você pode começar cada reunião com um cliente em potencial com uma breve oração interna, tal como Neemias deve ter feito perante o rei Artaxerxes: “Senhor, conceda-me ajuda e favor com este cliente. Confio em você”. Você também deve praticar a celebração em cada venda, tanto para agradecer ao Senhor por sua provisão quanto para se lembrar de onde vem a capacidade de produzir riquezas (Dt 8.18).

Necessitamos também de exemplos a seguir. Muito do nosso comportamento é influenciado pelo que amamos e ansiamos, e muito do que ansiamos é moldado pelo exemplo de outros. Paulo diz: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”. Há algum outro cristão em vendas que você admira? Como ele ou ela lida com o sucesso ou o fracasso? De que maneira eles rejeitam o orgulho egoísta, por um lado, e a preguiça, por outro? Busque estar com eles e explore a beleza de uma vida entregue a Cristo.

Finalmente, devemos nos lembrar do evangelho da graça de Deus, que pode dispersar os ídolos mais persistentes do coração. Em Cristo somos amados, não por causa de nosso desempenho, mas apesar dele. Se você tiver sucesso além dos seus sonhos mais ambiciosos, lembre-se de que sua única posição verdadeira com Deus é por causa de Sua graça imerecida. E se o pior acontecer, e você fracassar completamente no escritório, a graça de Deus também o sustentará naquela situação.

As práticas, a imitação e a graça. Há muito mais que poderia ser dito. Mas reflita sobre estes pontos e veja como o Senhor pode levá-lo a entregar seu trabalho a Ele.

Traduzido por Raul Flores

 

CARREGAR MAIS
Loading