×
Procurar

Os filhos de pastores enfrentam desafios especiais. Nós já pensamos sobre como as igrejas poderiam cuidar dos filhos de seu pastor.

Mas não é apenas a congregação que tem a responsabilidade nesta área. Pastores também precisa pensar e agir intencionalmente. Nossas ações ou nossa passividade são influências poderosas.

Meu jovem pastor sabiamente queria pensar sobre a superação desses desafios, enquanto seus filhos ainda eram jovens. Então eu lhe ofereceu estas reflexões com base em anos de experiência.

Palavra aos Pastores

1. Pense a longo prazo.

Quando os seus filhos são adultos, eles vão amar ou odiar que você era um pastor? Será que eles vão ser amargurado para a igreja local? Deus te chama para apascentar suas ovelhas. E a ovelha mais próximo para cuidar são sua esposa e filhos. Passando o evangelho a seus filhos é extremamente importante, mais importante do que estar em todas as reuniões da igreja. O que seus filhos vão dizer quando são adultos sobre como você agiu em torno de sua família? Você amou eles quando você estava em casa? Você modelou arrependimento Bíblico? Como pastor, meus filhos vão ouvir as minhas palavras públicas, mas eles se preocupam mais com a minha vida privada.

2. Seja intencional sobre o comportamento de seus filhos aos domingos.

Só porque você está ministrando no domingo não lhe dá um passe livre como um pai. Você ainda é responsável por seus filhos. Você precisa pensar sobre essa responsabilidade, não porque você quer agradar homens, mas porque você é chamado para administrar bem a sua família. No domingo, você não é apenas um trabalhador cristão, mas também um exemplo de uma família evangélica. Se seus filhos são jovens, você precisa achar ajuda para a sua esposa? O que os seus filhos vão fazer depois do serviço, enquanto você está falando? Conversa com a sua esposa e os outros obreiros na igreja sobre estas questões para achar soluções. Não corrige demais por ter medo. Não corrige de menos por ser passivo. Seja intencional para ser um bom exemplo.

3. Elogie seu congregação para os seus filhos.

Seus filhos ouvem o que é dito em casa. Paulo deu graças nas suas cartas pelas igrejas cheias de problemas. Então, você também pode. Você e sua esposa são guerreiros do evangelho. Conversa sobre as vitórias espirituais apropriados quando você esta sentado com a sua família ao redor da mesa de jantar. Fala sobre as coisas pelo qual você é grato acerca da sua igreja. Sua alegria é contagiante. Você também pode levar os seus filhos às vezes para visitar os membros doentes da igreja. Pode ser que eles vão ser muito mais felizes ao ver os seus filhos do que você.

4. Não fale sobre os conflitos da igreja na audição de seus filhos.

Proteja a caminhada e pureza dos seus filhos. Aqui em 20 anos, você quer que eles pensem bem da igreja local. Mesmo a igreja mais disfuncional é precioso para Cristo. E embora os seus filhos podem não querer pertencer a esta igreja em particular quando eles são crescidos, você quer que eles amam a noiva de Cristo. Queixar-se sobre os problemas da igreja na audição de seus filhos é fofoca e vai desanima-los na igreja. Problemas fazem parte da igreja.

5. Ensina e ajuda o equipe de obreiros na igreja.

Uma equipe de obreiros deve ter tempo para conversar e edificar um ao outro acerca de qualquer preocupação que surge sobre a criação dos filhos (Atos 20:28). Tire um tempo com o seu equipe para falar sobre como vocês estão cuidando das suas famílias. Certifique-se que ninguém está trabalhando excessivamente e negligenciando a sua família. Esse cuidado deve fluir a partir de uma atitude de aceitação e amor. Qualquer discussão deve ficar dentro da equipe de obreiros e não ser espalhada pela igreja. Os obreiros numa igreja precisam ser unidos diante da igreja.

6. Concentre-se no coração.

Administrar bem a sua família não elimina todos os problemas familiares. Administrar bem significa que você lida com as problemas com sabedoria. É o pai e não a criança que é chamado a ser um exemplo. Como lidar com adolescentes que estão crescendo e tentando decidir se vão continuar firmes na fé como um adulto? Nós nos concentramos no coração. Damos graça por dores de crescimento. Gastamos tempo ouvindo-os. Mostramos que somos sua maior fã. Em suma, nós os amamos mais do que amamos uma aparência de perfeição.

7. Guarde seus momentos especiais em família.

Momentos especiais como férias e datas especiais são uma oportunidade para construir a identidade da família e fazer depósitos emocionais em seus filhos. Estes momentos especiais conectam seus corações. Guarde esses tempos com cuidado. São momentos especiais da família que vão ser escritos na agenda pela primeira vez? Será que os filhos mais velhos têm um plano para lidar com as emergências inevitáveis ​​que surgirão durante esses tempos? Deus tem dado muitos outros talentosos para ministrar ao corpo da igreja. Ele só deu os seus filhos um pai e mãe.

Como ver e ouvir

Pastores, um dia seus filhos serão adultos. Quando chegar aquele dia, os seus filhos vão lembrar o que viram na sua casa e será que eles dirão que você ama Jesus? Será que eles vão dizer que você ama eles? “Por isso todas as pessoas (incluindo crianças) saberão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (João 13:35).

Deus te chamou para pastorear o seu rebanho. Seus filhos são parte desse rebanho. Eles estão observando e ouvindo você em casa. Use essa influência bem.

CARREGAR MAIS
Loading