×
Procurar

Sete Benefícios do Coronavírus para Igreja de Cristo

Talvez você tenha se assustado com o título acima, mas antes que me julgue quero que saiba que tenho em mente Romanos 8.28, que diz: “ Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o ama… certamente esta pandemia se enquadra no “todas as coisas”. E se esta pandemia se enquadra em todas as coisas, então a conclusão obvia é que de alguma forma, seremos beneficiados, pois o agir de Deus é para o nosso bem.

Abaixo listarei sete percepções do agir de Deus que de alguma forma tem cooperado para o bem da igreja no Japão e certamente no mundo. Mas, por hora, vamos pensar um pouco sobre a chegada do COVID-19 no Japão.

A chegada do Coronavírus no Japão

No dia 21 de Janeiro de 2020 foi confirmado o primeiro caso de COVID-19 no Japão, e o que parecia inofensivo logo tomou proporções inimagináveis. O pânico começou a tomar conta de parte da população diante deste até então desconhecido vírus. Logo, as fake news levaram ao esgotamento de materiais como: papel higiênico, máscara, álcool em gel, macarrão instantâneo, etc.

Para piorar, a desaceleração comercial causada pelo COVID-19, somado ao aumento dos impostos de 8% para 10%, a queda em 34% do turismo em comparação com o mesmo período em Março de 2019, somado ao encolhimento do PIB em 6,3% no ultimo trimestre, acendeu o alerta de uma futura e intensa crise financeira no país, há rumores de que teremos uma crise semelhante ou pior que a crise de 2008. Sendo assim, além de termos a ameaça do corona vírus, corremos o risco do Japão mais uma vez submergir numa terrível crise econômica.

Toda esta situação, mostra que mesmo um país como o Japão, país de primeiro mundo, uma potência mundial, não tem controle absoluto sobre as circunstâncias, e que pode a qualquer momento sofrer um colapso econômico. E se isso vier a acontecer, os decasséguis, assim como em 2008, serão o lado mais fraco da corda e sentirão na pele.

O Japão e o combate ao Coronavírus.

Apesar das críticas devido a demora da tomada de decisões sobre o COVID-19, o Japão em comparação com outros países, tem se mostrado de certa forma eficiente no combate a disseminação do vírus. Enquanto escrevo, com exceção do cruzeiro Diamond Princess, o país conta com 899 casos, 726 ativos, 144 recuperados e 29 óbitos. A eficácia se deu por tomadas de medidas como: A paralização de escolas publicas por quase um mês, fechamento de parque temáticos como Tokyo Disney e Universal Studio Japan, além do cancelamento de festas tradicionais nesta época do ano como, Festa do Sakura (cerejeiras), Anime Japão, Tokyo Fashion Week e cancelamentos de qualquer evento que aglomere pessoas. Também cooperou o fato de os japoneses possuírem hábito de usar máscaras.

Outro fator que tem cooperado para a diminuição da propagação em massa do COVID-19, é o senso de comunidade, em geral, as ações dos japoneses são guiadas não pelo senso individual, mas coletivo. Você deve se lembrar que na última copa do Mundo, os japoneses foram vistos limpando os estádios. Aqui não é incomum vermos pessoas andando pelas ruas recolhendo lixos, isto é possível pelo fato de muitos japoneses serem norteados pelo senso de coletividade; Enquanto que em outros países, se usa máscaras apenas para autoproteção, aqui se usa, não apenas para sua própria proteção, mas do seu próximo também. Isto é algo que muitos cristãos precisam aprender.

O Corona Vírus e o impacto sobre a igreja

Moro neste país desde 2003, e nunca passei por algo assim. A igreja que pastoreio não tem um salão próprio para nos reunirmos para culto coletivo, utilizamos espaços comunitários que são reservados por períodos determinados, e nem sempre conseguimos utilizar o mesmo lugar. Em março, fomos surpreendidos com o cancelamento de nossos salões, e ficamos sem espaço físico para nossas reuniões. Foi um baque, pois isto afeta diretamente a vida da igreja.

Não entendo os desígnios de Deus mas, como escrevi acima, sei que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o ama” (Rm 8.28).

Sei que é difícil enxergar Deus trabalhando para nosso bem em meio ao caos, mas nosso desafio é percebermos Deus agindo “em” e “por” nós no meio da tormenta. Ainda não vencemos a luta contra esta pandemia. Mas sei que quando passarmos por tudo isto, olharemos para traz, e veremos o quanto Deus agiu para o nosso bem.

Mesmo estando ainda no meio do “furacão” podemos perceber sinais do agir de Deus cooperando para o nosso bem, trazendo benefícios para igreja de Cristo no Japão.

Quero listar sete benefícios que pude perceber nestes dias:

1- O benefício do culto familiar: Esta é uma prática quase extinta nos dias de hoje, principalmente se tratando de um decasségui que gasta de dez a treze horas do seu dia numa fábrica, geralmente em um trabalho desgastante e estressante. Muitos pais nunca realizaram sequer um culto doméstico. Com a proibição do uso de salões e devido a orientação do governo de evitar aglomerações, a saída será o culto doméstico.

2- O benefício da oração: É fantástico como uma provação nos aproxima da oração. Parece-me que as orações mais profundas e sinceras partem de corações mergulhados em tribulações, dores, angústias, incertezas, etc. basta olharmos para o livro do Salmos (Sl 120.1). Neste momento, sinto que Deus está nos unindo em oração.

3- O benefício do culto público: Como diz o ditado, “só valorizamos aquilo que perdemos”. Estamos a três semana sem culto público e, a cada dia que passa, a saudade de estar com nossos irmãos aumenta, e isso faz com que desejemos ardentemente cultuar a Deus de forma coletiva. Não veja a hora de me encontrar com o povo de Deus para juntos cultuarmos a Deus. Deus está nos levando a valorizar o culto público e a comunhão com nossos irmãos.

4- O benefício da dependência: Deus está trabalhando nossa dependência dele. Mais uma vez, Deus está nos mostrando que não temos controle sobre nosso futuro, que basta um vírus para desestruturar grandes potências mundiais. No Japão, é muito fácil ceder a tentação de confiar na estabilidade deste país, de confiar na força do nosso braço e de nos esquecermos de que tudo vem e depende de Deus. Nestes tempos difíceis, Deus está trabalhando nossa dependência dele. “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11.36).

5- O benefício da evangelização: Pregar o evangelho em um país como o Japão é um desafio, pois o senso de autossuficiência obscurece ainda mais as portas do coração humano. A soma do coronavírus somado a um eminente colapso econômico é igual à desesperança. Somos portadores de uma mensagem de esperança. Nossa esperança está no Senhor e não na cura do coronavírus ou na economia do Japão.

6- O benefício da história: Quando fui informado que nossos salões foram cancelados, eu pensei: “E agora? O que e como vamos fazer?” Isto fez com que eu refletisse como os primeiros cristãos faziam, e me lembrei que eles não tinham um lugar para reunião e isto não foi nenhum empecilho para que o povo de Deus o cultuasse. Sei que eles viviam um contexto diferente do que vivemos hoje. Eles não eram impedidos de se reunirem por conta de um vírus, mas por causa de perseguições que, a meu ver, é pior do que um vírus. Olhar para o passado, e ver como Deus consolou aqueles homens aquietou meu coração e me encorajou, me senti consolado pelas experiências daqueles homens. E isso me fez ver a bondade de Deus para conosco hoje. Deus está nos ensinando a valorizar o Deus das consolações que controla toda a história (2Co 1.3-4).

7- O benefício da graça comum: Estamos impossibilitados de nos reunirmos fisicamente. Porém, hoje contamos com a tecnologia ao nosso favor e, através dela, podemos nos reunir para estudos, orações, reuniões, momentos de comunhão, etc. Tudo isto só é possível devida a bondade de Deus em capacitar homens para desenvolver tais tecnologias. Deus está nos levando a valorizar sua graça comum.

Conclusão

Certamente, no futuro, olharemos para os dias de hoje e teremos uma percepção mais acurada do quanto Deus agiu para o nosso bem. Certamente esta lista de benefícios aumentará. E é bem provável que você já tenha experimentado algum aspecto da bondade de Deus que não se encontra nesta lista.

Diante destas situações, que não nos esqueçamos das palavras do salmista: “Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque suas misericórdias duram para sempre” (Sl 106.1).

Que o Senhor Tenha misericórdia de sua igreja espalhada pelo Mundo.

CARREGAR MAIS
Loading