×
Procurar

Seis Características para Procurar em Um Cônjuge

Minha esposa voltou para casa do salão e me falou sobre a moça que havia cortado o cabelo dela. Esta jovem compartilhou algumas de suas frustrações com sites de namoro que se resumem à aparência das pessoas. Passe para esse lado, se você acha que a pessoa é bonita; passe para o outro lado se não.

Ela lamentou que, uma vez que você se conecta com uma pessoa, ela geralmente só quer uma relação física de curto prazo — nada a longo prazo, nenhum compromisso.

Eu lamento por aqueles que se encontram buscando intimidade em um relacionamento por meios como este. Se você está solteira e desejando se casar, vai descobrir que levar a Bíblia a sério é o melhor guia de namoro a longo prazo, mais do que os critérios superficiais que o mundo nos insta a considerar.

Em particular, Provérbios 31 esclarece o que procurar em um cônjuge. A descrição aqui é da mulher virtuosa, mas também podemos pensar em muitas destas características em termos do que uma mulher deve procurar em um homem.

1. Essa pessoa cumpre com a palavra dela?

Provérbios 31 e versículo 11: “O coração do seu marido confia nela.”

Ele nunca está preocupado com a fidelidade dela para com ele. Ele nunca tem que se questionar se ela está usando dinheiro dele de forma desonesta ou tola.

Quando você estiver começando a conhecer alguém que poderia ser um cônjuge em potencial, reflita sobre se essa pessoa é honesta e confiável. Será que ele tem um histórico de ser fiel a sua palavra?

2. Essa pessoa faz você mais forte?

Versículo 12: “Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.” e versículo 23: “Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra.”

Parece estranho que, bem no meio dessa passagem sobre a mulher que teme ao Senhor, haja um verso sobre o marido. Mas ele faz uma observação sobre o compromisso da mulher em relação ao marido. O seu trabalho em casa e o serviço para seu marido beneficia a reputação e o sucesso dele. Ele é um homem melhor porque ele é casado com ela.

Procure por uma pessoa para se casar que vá encorajá-lo e trabalhar com você de uma forma complementar. Um casal deve ser mais forte junto do que seria separado.

3. Essa pessoa é esforçada?

Versículos 13-16: “Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho.”

Procure por alguém que é disciplinado e diligente, que tem metas e trabalha em direção a elas, que começa projetos e os termina.

4. Essa pessoa é generosa e hospitaleira?

Versículo 20: “Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado.”

Essa mulher olha para as necessidades de sua família, mas ela também olha para outras necessidades ao seu redor. Ela é generosa, hospitaleira e atenciosa.

5. Essa pessoa é sábia e anseia em ajudar os outros?

Versículo 26: “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.”

Ela procura formas de ajudar os outros — tanto por meios práticos, tangíveis, quanto emocionais e espirituais. Ela é um sábio, e outros vão buscar seu conselho e se beneficiar dele.

Você quer se casar com uma pessoa assim — alguém que não está consumido com suas próprias atividades egoístas e de entretenimento, mas se deleita em ajudar os outros e tem sabedoria para ser verdadeiramente útil.

6. Essa pessoa realmente confia em Jesus?

Versículo 25: “A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.”

Ela não está cheia de preocupação, porque está confiando em seu Senhor. Essa mulher teme a Deus, e de tal saudável temor flui sabedoria, bondade e trabalho duro. A mulher piedosa e virtuosa vai confiar em Deus e em seus planos providenciais para ela. Portanto, ela não vai ser consumida de preocupações com os detalhes do futuro.

Esta questão chega à principal característica que se deve procurar em um cônjuge: Será que essa pessoa teme ao Senhor? Essa pessoa é cristã? Não faça concessões em relação a esse assunto. Não entre em “jugo desigual” com alguém que não compartilha a identidade mais fundamental da sua vida. Cristo deve ser o fundamento da relação, com vocês dois olhando para ele, confiando nele, e rindo juntos nos dias que virão.

Não Se Acomode

Sonhe, ore e busque conselho sobre as características que você deve procurar em um cônjuge em potencial, e depois decida não se contentar com menos. Não deixe a sua procura por namoro ser conduzida pelas aparências. “Como joia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição” (Provérbios 11:22).

O caminho do namoro do mundo é um caminho de loucura e dor. Procure uma pessoa com discernimento bíblico, uma característica que é rara e gratificante. Enquanto você descansa no plano de Deus, em seu tempo, rogue por um cônjuge confiável, útil, esforçado, compassivo, sábio e que confia em Jesus.

E mais uma coisa: Não faça isso sozinha. Não presuma que você, sozinha, tem um discernimento suficiente para avaliar um cônjuge em potencial. Se você está namorando, apresente essa pessoa a tantos amigos quanto possível, especialmente à sua família da igreja. Pergunte o que eles pensam, e veja que advertências que eles fazem. Isso é ter humildade no namoro — pedir o conselho dos outros e não acreditar na mentira de que você sabe mais do que todos os outros.

Deixe a sabedoria da Escritura orientar suas decisões de namoro, não a superficialidade.

“Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.” (Provérbios 31:30)

Publicado originalmente em Desiring God. 

CARREGAR MAIS
Loading