×
Procurar

Queridos Membros da Igreja,

Quando me deparo com a Terceira Epístola de João, meu coração se alegra, principalmente quando chego na parte sobre andar. João escreve a seu amigo Gaio: “Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade”. Existe alegria maior para um pastor do que ouvir que aqueles por quem ele tem trabalhado e a quem ele tem amado com a verdade estão andando nela?

Para muitos de nós, andar pode parecer algo simples. Mas andar na verdade? É uma atividade perigosa. Cristãos não andam por praias banhadas pelo sol com um mar cristalino aos seus pés. Andamos por campos minados até irmos pra casa. Nesta guerra de palavras, os perigos não são vistos com os olhos, são ouvidos. Podemos descrevê-la como uma Guerra Fria contra a verdade. Espiritualmente falando, os perigos são nucleares.

O Que é Sã Doutrina?

Amados, escrevo a vocês para refletir sobre como podemos andar juntos e com maior segurança rumo ao nosso lar celestial. Mas como podemos andar na verdade quando ela é atacada de todas as direções? Como podemos proteger o evangelho em toda sua simplicidade brilhante e seu poder convencedor? Protegendo a sã doutrina.

Mas o que é sã doutrina? Não se trata de tópicos abordados por acadêmicos insípidos ou de especulações de teólogos de gabinete. A sã doutrina é o ensino da Palavra de Deus que é fiel à Palavra de Deus! É tão rica e prática quanto a Bíblia porque, resumidamente, a sã doutrina é a pregação, o ensino e a instrução bíblica. Poderíamos dizer que se a Palavra de Deus é o coração da igreja, a sã doutrina é o sangue que é bombeado por ela, levando vida a todo o corpo.

Como Proteger a Sã Doutrina

Então, com podemos proteger a sã doutrina? Primeiramente, abarrotando a igreja com ela. A verdade de Deus fica muito mais vulnerável quando raramente é escutada.

Para nós, o perigo não é que a Palavra não seja pregada; pelo contrário, o perigo é que deixemos de colocá-la em primeiro lugar. Deveríamos nos perguntar: ouvir a Palavra de Deus está entre as prioridades da minha vida? Ou eu a empurro pra fora da minha agenda, dando lugar a coisas mais importantes?

Quando ouvir a sã doutrina é opcional, nós a ouvimos menos. E quanto menos ouvirmos a verdade, mais facilmente ela será torcida e distorcida em nossa mente. Uma de minhas preces é que nos tornemos tão comprometidos com ouvir a sã doutrina, que quando a Palavra for pregada e ensinada entre nós, faremos todo o possível para comparecer, pois nosso maior desejo é ouvir o Senhor falando conosco para que possamos andar em Seus caminhos.

Mas seria a proteção da sã doutrina meramente uma questão de comparecer? Deveria este dever fundamental, o de proteger a sã doutrina, ser confiado a mim, seu pastor? Sim e não. Vocês me chamaram em fé para servi-los com a Palavra, e uma das razões pelas quais me chamaram é porque acreditam que eu vivo e prego a sã doutrina. Mas, certamente, esta responsabilidade é pesada demais para um só homem.

Uma maneira de protegermos a sã doutrina é desenvolvendo uma cultura de identificar aqueles que lidam corretamente com a Palavra de Deus e reconhecê-los como presbíteros, para que possam tomar parte no fiel ensino da sã doutrina. Uma diversidade de presbíteros zelando pela vida e pela doutrina uns dos outros garante uma defesa valorosa contra más doutrinas. Pela graça de Deus, continuaremos a desenvolver esta cultura de vigilância.

Toda igreja necessita se preocupar com o caráter e a doutrina de seus pastores. No entanto, a responsabilidade final pela sã doutrina e pela saúde geral de nossa igreja não recai somente sobre os pastores, mas sobre todos os membros da igreja. Pode ser que o Apóstolo Paulo tenha surpreendido seus ouvintes Gálatas quando escreveu: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (Gl. 1.8).

Pode um mero membro da igreja advertir seu pastor? Meu amigo, não existem meros membros da igreja. O Senhor o chamou, juntamente com seus irmãos, para ter ouvidos tão treinados e sensíveis à Palavra de Deus de modo que possa discernir entre a verdade e a mentira. Neste dever sagrado, você é parte ovelha, parte cão de guarda. Você é membro do rebanho. Mas também é um guardião do rebanho. Isso pode parecer mais do que o combinado quando você começou a considerar se tornar membro da Tremont. Mas com tantas coisas em jogo, quero chamá-lo, assim como a Palavra de Deus o faz, a ser um cão de guarda da verdade.

Também quero convidá-los mais uma vez a compartilhar comigo suas considerações sobre tudo o que prego e ensino ao rebanho. Quero assegurá-los que, quer concordemos ou não, na providência de Deus, considero suas perguntas e comentários como ferramentas que afiam meu entendimento da Palavra e me desafiam a prestar mais atenção. O diálogo entre pregador e ouvinte deve ser sempre preservado, não somente porque responsabiliza o pregador, mas também por ser um canal de discussões frutíferas sobre a Palavra de Deus.

A Doutrina Não é Suficiente

Por último, pode ser que as igrejas estejam repletas de sã doutrina. Pode se que tanto pastores quanto ouvintes guardemos a ortodoxia com total determinação. Mas se não aplicarmos a sã doutrina às nossas vidas e nos ajudarmos uns aos outros a fazer isso, será apenas uma questão de tempo até que a verdade entre nós se torne uma casualidade. Já vimos relíquias assim. Edifícios que costumavam abrigar igrejas e que hoje são meros museus da glória do passado, se é que ainda são alguma coisa. No fim das contas, a única maneira de andarmos juntos e seguros para casa é se a sã doutrina que ouvimos produzir uma vida sã. Necessitamos de mentes sãs. De corações inabaláveis. Mais sã doutrina não será suficiente. Necessitamos que o Espírito de Deus nos torne sãos. Ore para que o Senhor faça de nós uma igreja sã enquanto prezamos e protegemos a sã doutrina.

Irmãos e irmãs, vocês veem a importância do papel que desempenham na proteção da sã doutrina? A guerra que travamos contra o inimigo é sobre a verdade. Somos chamados a combater o bom combate da fé, e a marchar em frente, em verdade. É difícil, mas certamente Deus, que já nos deu a vitória em Cristo Jesus, nos carregará quando não pudermos caminhar. Como John Newton escreveu certa vez e hoje cantamos,

Por muitos perigos, lutas e armadilhas
Eu já passei,
Foi a graça que me trouxe em segurança até aqui
E a Graça me guiará até o lar.

Pela graça de Deus, andemos na verdade, pois os pés Daquele que andou neste caminho antes de nós, foram traspassados por nós. Certamente, Ele não nos deixará desprotegidos. Irmãos e irmãs, sejamos fiéis. Vamos proteger a sã doutrina.

Caminhando adiante e ao lado de vocês,

Seu pastor,

Jaime

Traduzido por Caroline Ferraz.

CARREGAR MAIS
Loading