×
Procurar

O Que Não Orar com Uma Pessoa Querida Que Está Sofrendo

Mais por Blake Glosson

Orar com uma pessoa querido que está sofrendo é uma das maneiras mais poderosas de encorajá-lo (Ef 4.29; 1Ts 5.11 ), demonstrar empatia (Rm 12.15 ), carregar seus fardos (Gl 6.2) e apontá-lo para a presença e benefícios de Cristo (Sl 145.18; Hb 4.14-16).

Tal como observou Charles Spurgeon, “nesse mundo, nenhuma pessoa pode me fazer uma bondade mais benéfica do que orar por mim”.

No entanto, ainda assim existem alguns erros comuns que podemos cometer ao orar com outras pessoas, que podem prejudicar a eficácia desses momentos. Considere estes quatro erros e como evitá-los.

Erro Nº 1: Orações do tipo “conserto”

Imagine que sua amiga Sally acabou de receber algumas más notícias. Ela está realmente magoada. Depois dela explicar o que está acontecendo, você se oferece para orar por ela. Pelo que você deve orar?

Considere a diferença entre as orações abaixo (e pergunte a si mesmo qual exemplo se parece mais com suas orações cotidianas):

Oração Nº 1: Senhor, ajude a Sally a te buscar. Ajude-a a ser consistente em sua leitura da Bíblia e a não abandonar as disciplinas espirituais. Ajude-a a se exercitar regularmente, a encontrar-se com cristãos com frequência e talvez até a conversar com um conselheiro. Ajude-a a manter Jesus no centro de sua vida e a se concentrar no Senhor em vez de focar nas circunstâncias. Amém.

Oração Nº 2: Senhor, meu coração está doendo pela Sally agora. Dá-nos forças para confiar em ti, mesmo quando não podemos ver o que estás fazendo. Prometeste estar perto dos que têm o coração quebrantado (Sl 34.18), portanto, faça tua proximidade ser sentida. Prometeste ser um refúgio em tempos de dificuldade (Na 1.7), então deixe Sally sentir tua proteção. Ó Deus, não sabemos o que fazer, mas nossos olhos estão em ti (2Cr 20.12). Vem, Senhor Jesus. Amém.

A oração Nº 1 é simplesmente uma lista de tarefas para Sally cumprir. Podemos chamá-la de oração do tipo “conserto”. Observe que, nessa oração, a pessoa principal a quem você está pedindo para fazer as coisas não é, na verdade, Jesus. É a Sally!

Enquanto isso, a oração Nº 2 se junta ao lamento da Sally. Podemos chamá-la de “oração de intercessão”. A principal pessoa a quem se está pedindo fazer as coisas é o próprio Deus.

Certamente há o momento certo para se dar conselhos, mas a oração não é o momento para isso. A oração não é um passe livre para compartilhar opiniões com a outra pessoa enquanto fingimos falar com Deus (isso é manipulador e a outra pessoa notará isso). Em vez disso, a oração é uma oportunidade de nos unirmos ao ente querido, enquanto clamamos juntos a Deus para agir. Trata-se de ajudar a levar as emoções e necessidades de nosso ente querido a Deus, quando ele não tem forças para fazê-lo sozinho.

Erro Nº 2: Pular o Momento de Ouvir

Outro erro comum é pular para a oração rápido demais, sem reservar um tempo para ouvir e fazer perguntas primeiro. Se pularmos essa etapa, nossas orações não demonstrarão compaixão e podem até ser equivocadas. Uma das melhores maneiras de cultivar compaixão e compreensão é fazer perguntas “investigativas” antes de se oferecer para orar. Como você está se sentindo sobre essa situação? Com o que você está mais se debatendo? Como isso está afetando sua fé? Como exatamente posso orar por você?

Na oração de intercessão, nossa função é representar a pessoa por quem estamos orando. É necessário ser capaz de entender com precisão as emoções e necessidades da pessoa e comunicar essas coisas a Deus no lugar dela. Nossas orações de intercessão devem deixar a outra pessoa se sentir como se realmente a entendemos. Isso não acontecerá a menos que primeiro reservemos um tempo para escutar.

Erro Nº 3: Negligenciar as Promessas de Deus

Talvez não haja nada que precisemos ouvir mais quando estamos sofrendo do que a Palavra de Deus. A Palavra de Deus dá graça aos quebrantados (At 20.32), orientação aos perdidos (Sl 119.105), esperança aos desesperados (Sl 119.114), paz aos temerosos (Jo 16.33), satisfação aos famintos (Sl 81,10). Quando orarmos, não devemos contar apenas com nossas próprias palavras—há que orar as verdadeiras palavras de Vida (Jo 6.68; At 5.20; Fp 2.16).

Minha texto favorito para orar por amigos que estão sofrendo, é o Salmo 143:6-12. Se você não sabe como orar por uma pessoa querido que está sofrendo, abra a Bíblia e ore esses versículos por ele. Essa oração pede a Deus que forneça sua presença, amor, direção, libertação, ensino, Espírito, proteção e salvação. Muitos outros salmos servem como orações prontas para almas feridas.

Erro Nº 4: Esquecer-se do Acompanhamento

Quando uma pessoa querida compartilha conosco algo vulnerável, ele está confiando a nós um de seus tesouros mais preciosos—seu coração. O acompanhamento não apenas comunica que o valorizamos, como também reafirma que somos pessoas seguras e em quem ele pode confiar.

Um hábito útil é definir um lembrete de “acompanhamento com [inserir nome]” em seu smartphone para dali alguns dias (a melhor hora para definir o lembrete é imediatamente após o término da conversa inicial). Não confie apenas na sua memória. Um lembrete visual nos previne de nos distrairmos com a agitação da vida.

Orar com uma pessoa querida é um poderoso meio de graça e um dom precioso de Deus. Vamos administrar bem esse dom usando-o para refletir a Cristo—aquele que entra em nossas emoções conosco (Jo 11.32-36; Hb 4.14-16), nos escuta bem (Sl 66.19-20 ), fala palavras de vida (Jo 6.68), e jamais nos deixa sozinhos em nosso sofrimento (Sl 34.18; Hb 13.5).

Traduzido por Rebeca Falavinha.

CARREGAR MAIS
Loading