×
Procurar

“Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.” (Sl 127.3)

Entre lágrimas e suspiros profundos, recitei mentalmente este versículo ao contemplar o sinal positivo que havia assustadoramente aparecido no teste de gravidez na minha mão.

Enquanto Abraão e Sara riram, incrédulos, da ideia de ter um filho na velhice, eu fiquei paralisada em puro pânico, chorando. Nossa casa ainda estava cheia de caixas desembaladas da mudança, havíamos atravessado o país para plantar uma igreja em Maryland. Sem família ou amigos por perto para nos apoiar, receber o quinto filho não fazia parte do plano de crescimento estratégico da implantação da nossa igreja. Mas de qualquer jeito, aqui estava eu, grávida de um bebê que não esperávamos.

Eu havia orado por muitos Abraões e Saras em potencial que teriam adorado a surpresa de uma gravidez tardia, mas eu não era uma daquelas pessoas.

Sabia o que viria pela frente, por causa das minhas gestações passadas: meses prolongados de enjoo “matinal”, repouso no leito, profissionais da saúde entrando e saindo de casa enquanto eu educava as crianças em casa, partos prematuros, internações na UTI, seguidas de depressão pós-parto. Embora sejamos gratos por cada um dos nossos filhos, tempos de gravidez nunca foram épocas venturosas na nossa família.

Teoricamente, eu sabia que meu bebê era uma bênção e uma vida criada por Deus. Mas, sinceramente, enfrentar aquela gravidez não planejada me apavorava.

Grávida de Emoções

Eu odiava a ideia de avisar as pessoas. Lembrei-me de todas as vezes nos últimos cinco anos que havia respondido à pergunta: “Você já parou de ter filhos? e eu com confiança (imprudentemente) assegurava às pessoas que sim. Todos sabiam o quanto as minhas gestações tinham sido difíceis e como seria loucura ter mais um bebê. Não era segredo; este bebê foi uma surpresa.

Desde o momento em que a pequena marquinha ficou rosa, eu sabia que passaria os próximos nove meses respondendo muitas perguntas pessoais e estranhas sobre como havíamos chegado àquela situação, rindo desconfortavelmente com piadas inapropriadas sobre contraceptivos. Sim, eu sei como os bebês são feitos.

Depois, havia o consolo inútil que recebia com frequência nas ocasiões em que decidi me abrir:

  • Talvez esta seja a sua gravidez mais tranquila de todas!
  • Não seria maravilhoso, depois de três meninos, se Deus te surpreendesse com uma menina?
  • Você já fez isso tantas vezes, já deve ser algo fácil!
  • Tenho certeza de que Deus sabe que você aguentaria mais. Você é tão paciente.
  • São considerações agradáveis, mas provavelmente não seriam realidade.

Também foi complicado lidar com meus sentimentos de desolação dentro da igreja. Muitas amigas minhas haviam enfrentado infertilidade e abortos espontâneos, e eu temia que minhas notícias e minha alegria hesitante lhes causariam mais sofrimento e dor. Admitir que minha bênção parecia mais um fardo pareceria como ingratidão a Deus e insensibilidade aos outros.

Naqueles primeiros meses buscando aceitar o plano de Deus, eu estava desesperada por alguém que entendesse o peso sobre meus ombros e falasse a verdade de Deus diretamente ao medo em meu coração.

Se você está enfrentando uma gravidez inesperada, sentindo-se presa em desconsolo ou lutando para se alegrar, aqui estão algumas boas notícias.

Ele está com você

Em Lucas 1.28, quando o anjo Gabriel apareceu com o inesperado anúncio de gravidez para a virgem Maria, ele começou com palavras de conforto: “Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.”

Você não anda neste caminho sozinha. Tal como o Senhor esteve com Maria, ele estará também com você. Console-se em saber que Deus não te deixará, nem te desamparará (Js 1.5).

Ele é Soberano Sobre a História de sua vida

Provérbios 16.9 instrui: “O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” Quando Deus interrompe seus planos e estabelece o rumo da vida de sua família de uma forma que você não havia previsto, lembre-se de que, embora seus planos tenham sido reorganizados, os dEle não o foram. Evite a tentação de pensar “e se…”, de culpar as circunstâncias ou fantasiar sobre o que poderia ter sido e não foi. Confie que nada acontece fora do plano soberano de Deus: “Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará (Is 14.24).

Ele é Forte Quando você é Fraca

Como cristã, não lhe foi prometido um caminho fácil. Portanto reconheça — e aceite — o momento em que chegou ao final de seus recursos próprios. O Senhor prometeu a Paulo “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” e Paulo respondeu: “me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo” (2Co 12.9)

Deixe sua fraqueza levá-la a Jesus.

Filhos são uma Dádiva e uma Herança

Deus dá vida e respiração (Atos 17.25), e em sua sabedoria lhe deu a vida desse bebê. Que alegria saber que ele enche o ventre com tesouros e recompensas (Sl 17.14; Sl 127.3).

Não pense apenas em fraldas sujas, cadeirinhas de carro e noites sem dormir. O trabalho árduo à frente não deve ofuscar sua perspectiva eterna ou impedi-la de se regozijar com a alegria de ensinar a mais uma criança sobre Jesus, de ver seu primeiro sorriso, de ouvir suas primeiras palavras ou se deliciar com todas as risadas, abraços e beijos por vir.

Cristo é Maior que seus Sentimentos Caprichosos

Neste mundo caído, onde há sofrimentos na gravidez e a terra luta contra o trabalho das nossas mãos, a criação dos filhos é dolorosa. Não é de se admirar que lamentamos as provas árduas a serem enfrentadas. Mas não precisamos nos envergonhar de nossos sentimentos de apreensão. Cristo se compadece das nossas fraquezas (Hb 4.15) e usa nossos sentimentos caprichosos para nos conduzir ao seu trono da graça (Hb 4.16).

Já se passaram três anos desde que a notícia do bebê me assustou. Sem dúvida, o bebê número cinco é, de fato, o bom plano de Deus para a família Carlson. (Uma bênção que está na terrível “fase dos dois anos” e que agora há pouco vomitou em mim.) Sem dúvida, sou grata por sua vida. Eu nunca poderia ter imaginado que essa bênção de cabelinhos cacheados e olhos azuis nos traria uma alegria — e santificação — tão imensa.

Eis que bebês inesperados também são herança do Senhor. Reconheça sua surpresa, sim, mas então prossiga para a alegria repleta de fé.

Traduzido por Juliana Reimer

CARREGAR MAIS
Loading