×
Procurar

Deus é por nós (Romanos 8:31).

Tenho, porém, contra ti. (Apocalipse 2:4; veja também 2:14,20; 3:3).

Afinal, qual é a resposta certa?  Deus é por nós, ou contra nós?  Se estamos em Cristo, a resposta é: talvez ambas.  Deus certamente é por nós, e Deus também pode estar contra nós.

Em Cristo, Deus é por nós num sentido absoluto.  Temos paz com Deus (Romanos 5:1).  Agora não há qualquer condenação que nos ameace, nenhuma sequer (Romanos 8:1).  Deus nos conheceu de antemão, nos predestinou, nos chamou, nos justificou e promete nos glorificar (Romanos 8:29-30).  Deus é por nós.

Eis minha segurança: posso perder meu casamento devido ao pecado, posso perder o ministério devido ao pecado, posso perder a saúde física devido ao pecado, e muitas outras coisas.  Mas eu não posso, e você não pode, perder a Cristo devido ao pecado, porque a cruz de Cristo pagou a pena da condenação pelos nossos pecados.

Às vezes, Deus pode estar contra nós.  Não que ele nos “des-justifique”, mas ele pode nos disciplinar (Hebreus 12:5-6).  Ele pode resistir a nós (Tiago 4:6).  Ele pode derramar sua ira contra nós (2 Crônicas 19:2; 32:25).  Não sua ira condenatória, mas a ira purificadora e corretiva, derramando-a sobre nós por um tempo.  Até mesmo sua disciplina e oposição são dádivas de amor.  Como poderia ser de outra forma?  O sorriso de Deus não significa que ele esteja aprovando tudo.  Que tipo de Pai seria ele, se agisse assim?

Será que a nossa compreensão do evangelho é suficientemente bíblica para incluir uma categoria em que o Deus que é por nós também esteja contra nós?  Será que a nossa compreensão do evangelho é grande e complexa o suficiente para que sintamos não apenas conforto, mas também reverência?  Se a única mensagem que estamos dispostos a receber é a garantia de que a ira condenatória de Deus foi derramada sobre outra Pessoa, então por quê?  Por que bloquear esta outra mensagem claramente bíblica, a qual nos alerta que sua ira disciplinatória pode ser derramada sobre nós?  Se estamos em Cristo, por que nos esquivarmos de afirmações que a Bíblia faz com clareza?

Mesmo quando Deus está contra nós, ainda assim, ele é por nós.  Seu amor está extinguindo qualquer coisa que nos impeça de adentrar profundamente em seu coração poderoso.

“Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Apocalipse 3:19).

CARREGAR MAIS
Loading