×
Procurar

Coronavírus nos EUA e os Brasileiros Cristãos

Panorama Geral

Corona vírus já causou dezenas de mortes aqui nos EUA. Até o dia de hoje (18.03) já foram registrados mais de 4.200 casos, sendo 75 vítimas fatais.

Em um país onde cada minuto de trabalho é precioso, é estranho ver ruas vazias, Shoppings fechados e até mesmo restaurantes com restrição de funcionamento. O governador de Nova Iorque baixou uma medida proibindo reunião com mais de 50 pessoas e no estado de Nova Jérsei foi decretado toque de recolher.

Todas essas medidas se justificam pois estima-se que entre 40 e 60% da população pode contrair corona vírus; uma verdadeira catástrofe para o já complicado sistema de saúde americano.

Problemas para todos os lados

Creio que ninguém esperava por isso, e talvez por ter sido pega desprevenida, a população passou a se comportar como quem vai enfrentar um furacão ou uma guerra. Correram para os supermercados de forma que vários deles tiveram que fechar as portas por estarem completamente desabastecidos.Figura 1 - Times Square deserta

Aos poucos, as mercadorias estão voltando para as prateleiras, mas daqui para frente o problema pode ser outro, e bem pior. Portas fechadas significa menos dinheiro no bolso do trabalhador que ganha por hora e é pago por semana. Pode ser que em pouco tempo uma parcela da população não tenha mais dinheiro para comprar o básico. Isso é ainda mais grave em relação ao brasileiro que vive por aqui.

Perfil dos Brasileiros

Segundo dados oficiais , há cerca de 500 mil brasileiros vivendo nos Estados Unidos. Muitos desconfiam que esse número seja muito maior, devido a dificuldade de contabilizar aqueles que vivem ilegalmente no país. Estima-se que esse número pode chagar a 1 milhão. O fato é que a imigração brasileira cresceu exponencialmente de 1980 para cá. E a cada dia chegam mais. Uma simples pesquisa nas redes sociais, em comunidades dedicadas a brasileiros que vivem por aqui, pode-se constatar que diariamente dezenas de recém-chegados procuram ajuda para se estabelecerem. Esses serão os mais afetados pela crise que o Corona vírus está gerando.

Os brasileiros que aqui residem não têm todos o mesmo perfil imigratório. Eu consigo entendê-los em três grandes grupos. 1. Os que chegaram legalmente: foram trazidos pelas empresas, vivem em áreas com menos imigrantes, são fluentes em inglês, são mais estudados e tem salários melhores. Boa parte, senão a maioria dos crentes desse grupo, prefere igrejas americanas. 2. Os que se legalizaram aqui: já estão aqui há mais tempo e descobriram o caminho das pedras. Constituíram família aqui e seus filhos são americanos. Os crentes desse grupo geralmente formam a base das igrejas brasileiras em solo americano. Eles não têm tanto estudo como o grupo anterior, mas por serem muito esforçados, conseguiram se estabilizar. 3. Os que ainda estão ilegais: esses são os que mais sofrem. Muitos não dominam o idioma e, por isso, são obrigados a viver nos bolsões de imigração, como Boston, Newark ou Miami. Vivem de sub empregos e geralmente são explorados por outros imigrantes. Por esses fatores, são os mais vulneráveis às crises.

Sonho americano x pesadelo americano

Para quem chega aqui, logo percebe que o sonho americano não é tão fácil de se alcançar. É comum ouvir brasileiros dizendo que aqui é a terra “onde o filho chora e a mãe não vê”.

A conta muitas vezes não fecha pois nos bolsões de imigração, há fartura de mão de obra barata não qualificada e aluguéis cada vez mais altos.

A ameaça do corona vírus é mais um fator a ser considerado: diminuição da oferta de trabalho por um lado e difícil acesso ao sistema de saúde por outro.

Difícil acesso ao sistema de saúde

Os Estados Unidos não têm sistema público de saúde. Tudo é particular. Se você não possui um seguro médico, passar um dia no ambulatório do hospital, tomando Buscopan na veia por causa de uma pedra nos rins, pode custar 15 mil dólares (caso verídico). Enquanto isso, um plano de saúde para a família, ficará algo em torno de 600 a 1000 dólares mensais. Isso é salgado até para o americano; imagina para o imigrante! Por isso muitos lançam mão da automedicação, através de remédios trazidos do Brasil por amigos e conhecidos.

A Igreja Brasileira e o Corona vírus

Assim como toda a população, a igreja foi pega desprevenida pelo vírus. Não exatamente pelo vírus em si – até agora não ouvi falar de ninguém infectado entre os nossos – mas os seus efeitos. Das igrejas que conheço, todas fecharam suas portas ou então reduziram drasticamente suas programações.

Os pastores passaram a usar ainda mais as mídias sociais, transformando as salas de suas casas em estúdios improvisados para transmitir, senão um culto, pelo menos o sermão.

Temos tido especial atenção pelos idosos e nos organizado para que eles não precisem sair de casa para evitar a exposição. O departamento diaconal de algumas igrejas tem ajudado fazendo entrega de compras e indo à farmácia quando eles precisam.

É importante dizer que as igrejas brasileiras são bem limitadas em seus recursos. Os membros não são muitos (a maioria não chega a 100 membros) e as despesas são grandes.

Ore pela Igreja Brasileira nos EUA

  • Ore para que a ameaça se transforme em uma grande oportunidade de compartilhar o evangelho e servir o próximo. O imigrante chega aqui com os olhos voltados somente para o trabalho e o vírus pode ser uma brecha que Deus venha a usar para fazer desmoronar o Deus da riqueza adorado por tantos.
  • Ore para que Deus dê serenidade em um momento que muitos estão se tornando paranoicos com a doença.
  • Ore pelos idosos de nossas igrejas. Que sejam especialmente cuidados por Deus e por suas famílias.
  • Ore para que os irmãos tenham trabalho em meio a tantas portas fechadas.
  • Ore pelos governantes desse país. Como você deve saber, esse é um ano de eleições presidenciais. Rogue a Deus conosco para que os políticos tomem decisões baseadas no bem estar da população e não pensando em votos.
  • Ore para que a vacina que começou a ser desenvolvida chegue logo e com eficácia até a população.
  • Ore para que as igrejas fiquem firmes, mesmo com as portas de seus prédios fechadas. Como disse, as igrejas evangélicas são em sua maioria pequenas, recentes e frágeis.
  • Ores por nós pastores, para que sejamos fiéis na produção do alimento espiritual para o rebanho e, ao mesmo tempo, criativos para fazer com que esse alimento chegue até as ovelhas
CARREGAR MAIS
Loading