×
Procurar

Como Não Pregar Um Sermão de Páscoa

Nenhum pregador quer pregar algo sem nenhum impacto positivo na Páscoa ou em qualquer outro domingo que seja especial, mas todos nós já fizemos isto. Esses dias especiais na vida da igreja são repletos de oportunidades e cheios de pressão e expectativa ao mesmo tempo. Ficamos tão envolvidos na logística e no planejamento que às vezes nos esquecemos de refletir sobre como pregar nesses dias.

Quando se trata de seu sermão de Páscoa, aqui estão quatro coisas que não se deve fazer.

1. Não pregue para os “Turistas”

“Turistas” são aquelas pessoas que só aparecem no Natal e na Páscoa. Fulmina-los por só aparecerem duas vezes por ano é infrutífero. Seu sermão deste ano provavelmente não irá muda-los mais do que aquele que ouviram no ano passado. Ficarão propensos a pensar que você prega a mesma mensagem a cada semana, então por que vir?

Em vez disto, seja receptivo e cativante e permita que a Palavra e o Espírito façam a obra de mudar seus corações. Pregue de tal maneira que deixe a porta aberta para uma conversa pessoal mais tarde. Estas pessoas geralmente vêm a Cristo através do contato individual e de múltiplos encontros com o Evangelho. Lembre-se, você era assim antes que Cristo o salvasse e o transformasse à Sua semelhança.

2. Não Ofereça Uma Preleção Bonitinha ou Uma Palestra Apologética

Não intitule seu sermão “A Egg-travagância do Evangelho” [NT – Trocadilho com Egg = ovo em inglês]. E evite titulá-lo com nomes de um filme ou uma música, o que geralmente banaliza o peso do seu conteúdo.

Evite também se posicionar como um apologista da ressurreição na Páscoa que nunca chega ao texto. Você não tem inteligência suficiente para impressionar os incrédulos com sua criatividade e não é forte o suficiente para mentalmente atraí-los para Cristo.

Em vez disso, seja claro, conciso e cheio de oração e do Espírito. Isto o ajudará a se concentrar naquilo que é o principal, e os visitantes terão um conceito mais realista de como sua igreja é de semana a semana. Lembre-se, um sermão focado no Evangelho e capacitado pelo Espírito Santo é suficiente para prender a atenção da pessoa mais distraída.

3. Não se Precipite em Sua Preparação

Pregar em grandes dias como a Páscoa costuma envolver textos familiares e verdades simples. Não é necessário enfeitar seu sermão. Ancore-o profundamente na estrutura do texto escolhido e na vida de seus ouvintes. Dê tempo a si mesmo para internalizar isto. Não é necessário memorizar o sermão, mas invista um tempo sem pressa refletindo profundamente sobre ele.

Não se meta em seu escritório esta semana tentando encontrar um tesouro que ninguém jamais descobriu. O tesouro no campo é Cristo, por isso invista bastante tempo com ele antecipadamente. E ao torna-lo conhecido, confie no Espírito para mudar os corações de pedra em corações de carne.

4. Não Pregue Somente Sobre o Evangelho

Como crente e pregador, você sabe o que significa passar da morte para a vida. Então, pregue sobre isto.

Conte a seus ouvintes sobre o amor de Deus, sobre a pecaminosidade de seus corações, sobre a graça de um Cristo crucificado e ressuscitado, e a urgência de responder em arrependimento e fé. Não é necessário complicar. O objetivo não é que eles saiam impressionados com o seu intelecto, mas que saiam mudados pelo poder glorioso do Cristo vivo.

Todos nós já sentimos a dor da frustração ao final de um dia especial. Sabemos que Deus está operando, apesar de nossos pobres sermões, para trazer salvação aos perdidos, crescimento para os crentes e glória para si mesmo. Mas devemos sempre nos esforçar em humildade para ministrar o melhor que pudermos, esforçando-nos para nos tornar melhores pregadores, não apenas nos dias especiais, mas a cada domingo.

Traduzido por Tiago Hirayama.

CARREGAR MAIS
Loading