×
Procurar

Em 7 de setembro de 1822, há exatos 199 anos, era proclamada a Independência do Brasil. Aproximando-se dos 200 anos como país independente, em meio à pandemia de Covid-19, a nação está dividida, machucada e mergulhada em tensões políticas, econômicas e sociais.

Em sua primeira epístola, o apóstolo João afirma: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno” (1João 5.19). Assim, não deveria nos surpreender que, de tempos em tempos, a humanidade passasse por momentos difíceis, como esta pandemia, e que tivéssemos de nos deparar com crises políticas e inquietações sociais.

Desse modo, diante de uma conjuntura nacional tão desafiadora, a Coalizão pelo Evangelho no Brasil, por meio dos seus membros e associados, vem a público para, mais uma vez, conclamar a igreja brasileira a orar por nossa nação, pois cremos que a oração é um meio de recebermos graça de Deus, de confiarmos em sua providência e governo soberano sobre a terra e de expressarmos nossa total dependência dele.

É certo que devemos continuar clamando a Deus pelo fim da pandemia e para que a vacinação da população seja concluída o mais rápido possível, bem como o avanço das pesquisas e estudos que buscam encontrar o tratamento adequado aos efeitos e sequelas produzidos pela Covid-19. Continuemos intercedendo a Deus em favor dos mais drasticamente afetados pela Covid-19, pelos enfermos e pelo consolo das pessoas que perderam entes queridos. Oremos também pelas famílias que tentam se recuperar economicamente. Contudo, também é tempo de agradecer pelos profissionais de saúde que corajosamente se expuseram durante todo esse tempo. De igual modo, é fundamental que haja intercessão pelas autoridades, que ainda têm muitas decisões importantes a tomar em relação à pandemia, e que precisam de sabedoria para administrar o país à beira de uma convulsão política e social (1Tessalonicenses 5.17; 1Timóteo 2.1-4).

Que lembremos também dos que têm fé no Senhor Jesus Cristo, e que constituem a Igreja de Deus no Brasil, suplicando para que, em todo tempo, estes que fazem parte dessa comunhão no Espírito Santo encontrem refúgio no único que pode protegê-los: “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Por isso, não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem nas profundezas do mar; ainda que as águas venham a rugir e espumar, ainda que os montes estremeçam na sua fúria” (Salmo 46.1-3).

Recomendamos aos pastores e lideranças que separem um tempo de sua liturgia no domingo anterior ao feriado da Independência, dia 5, para um tempo de oração comunitária pela pacificação do país, o que seria tão reconfortante neste momento. A leitura deste documento também pode ser feita seguida da leitura de 1Timóteo 2.1-2. Os tempos são difíceis, e o Brasil precisa da graça de Deus.

Por fim, enfatizamos que a igreja de Cristo no Brasil faz bem em adotar uma postura pacificadora em ações, palavras e oração. Que Deus abençoe o Brasil e derrame paz sobre nosso país.

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5.9).

Alan Rennê é pastor-efetivo da Igreja Presbiteriana do Cruzeiro do Anil, em São Luís, MA.

Allen Porto é pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Barretos, em Barretos, SP.

Augustus Nicodemus é pastor auxiliar na Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, PE.

Cleyton Gadelha é pastor titular da Igreja Batista de Parquelândia e diretor executivo da Escola Teológica Charles Spurgeon em Fortaleza, CE.

Davi Charles é pastor da Igreja Presbiteriana Paulistana, em São Paulo, SP.

Emílio Garofalo é pastor da Igreja Presbiteriana Semear, em Brasília, DF.

Euder Faber é pastor da Igreja O Brasil para Cristo e presidente da Visão Nacional para a Consciência Cristã.

Fabio Luciano é pastor da Igreja Batista Betel de Mesquita, RJ.

Fernando Angelim é pastor da Igreja Batista Reformada de Belém, em Belém, PA.

Franklin Ferreira é pastor da Igreja da Trindade e diretor-geral do Seminário Martin Bucer em São José dos Campos, SP, e presidente do Conselho da Coalizão pelo Evangelho.

Hélder Cardin é chanceler das escolas teológicas Palavra da Vida Brasil, e professor pesquisador no Seminário Bíblico Palavra da Vida.

Jonas Madureira é pastor da Igreja Batista da Palavra em São Paulo, SP, professor no Seminário Martin Bucer e vice-presidente da Coalizão pelo Evangelho.

Judiclay Santos é pastor da Igreja Batista do Jardim Botanico, no Rio de Janeiro, RJ, e diretor executivo da Pro Nobis Editora.

Leonardo Sahium é pastor da Igreja Presbiteriana da Gávea no Rio de Janeiro, RJ, presidente da Junta de Educação Teológica da Igreja Presbiteriana do Brasil e diretor do Centro de Treinamento para Plantadores de Igrejas (CTPI).

Luiz Sayão é pastor sênior daIgreja Batista Nações Unidas e diretor da Faculdade Batista de São Paulo.

Mauro Meister é pastor da Igreja Presbiteriana – Barra Funda em São Paulo, SP, e diretor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper.

Paulo Valle é pastor da Igreja Batista do Redentor, Volta Redonda | RJ, professor do Seminário Martin Bucer e revisor das editoras Fiel e Pro Nobis.

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, RJ, escritor e conferencista.

Sillas Campos é pastor da Igreja Batista Central de Campinas e presidente do Ministério Fiel.

Solano Portela é presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro em São Paulo, SP, e docente no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper e no Seminário Teológico JMC.

Tiago Santos é um dos pastores da Igreja Batista da Graça em São José dos Campos, SP, co-fundador e diretor do programa de estudos avançados no Seminário Martin Bucer e diretor executivo na Editora Fiel.

Valdeci Santos é pastor da Igreja Presbiteriana do Campo Belo, em São Paulo, SP, e vice-diretor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper.

Valter Reggiani é pastor da Igreja Batista Reformada de São Paulo, SP.

Vinicius Musselman Pimentel é presbítero na Igreja Batista da Graça, em São José dos Campos, SP, e supervisor editorial no Ministério Fiel.

Wilson Porte Jr. é pastor da Igreja Batista Liberdade em Araraquara, SP, e presidente do conselho e professor do Seminário Martin Bucer.

[Com a colaboração de Warton Hertz, Pastoral Resident na Neopolis Network da Holy Trinity Church, em Chicago, nos Estados Unidos]

CARREGAR MAIS
Loading