×
Procurar

10 conexões entre Jesus e o Reino de Deus

O reino de Deus é em essência o reinado redentor de Deus. No entanto, pode ser fácil esquecer este importante aspecto da vida de Jesus e tentador fazer suposições, ao invés de investigar a importância deste reino. Quando perdemos o significado do reino de Jesus, entretanto, perdemos o significado do reino para a teologia bíblica e para a ética bíblica.

Então quão importante foi o reino de Deus a Jesus? Qual era a sua relação com o romper do reino escatológico? Vamos examinar dez maneiras que relacionam Jesus ao reino.

1. Jesus inaugura o reino

Quando da vinda de Cristo, o reino não começou na coroação de um rei poderoso, mas no nascimento de um bebê chorando. No início de seu ministério, em Marcos, Jesus anuncia: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo: arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15). O que Israel aguardou por muito tempo, Cristo inaugurou agora.

2. Jesus é o reino

Aonde o rei está, ali está o reino. Foi exatamente por isso que Jesus disse aos fariseus: “O reino de Deus está no meio de vós” (Lc 17.21). Como Graeme Goldsworthy ensina, Jesus encarna o papel real do povo de Deus no lugar de Deus e sob o domínio de Deus. Jesus é tanto o governante fiel e justo quanto o cidadão do reino.

3. Jesus propõe o reino

Jesus revela que o seu propósito é proclamar o reino. Jesus descreveu sua missão dizendo que ele “deve pregar as boas novas do reino de Deus” (Lc 4.43).

4. Jesus declara o reino

Através de suas palavras, Jesus explicou o reino e convidou pessoas a entrar nele. Lucas resumiu o ministério de Jesus nas palavras “pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus” (Lc 8.1). A declaração do reino muitas vezes veio através das parábolas de Jesus que ilustravam o que ele era e como ele funcionava.

5. Jesus demonstra o reino

Através de suas obras, Jesus mostrou o poder do reino e sua autoridade sobre o príncipe das trevas. Como ele explicou: “se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus” (Lc 11.20). Jesus não só declarou o reino em suas palavras, mas também o demonstrou em suas obras.

6. Jesus implanta o reino

Jesus enviou seus seguidores como embaixadores do Reino para anunciar sua chegada. Essa implantação aconteceu em Lucas 10 quando Jesus enviou os 72, instruindo-os a dizer: “É chegado a vós o reino de Deus” (Lc 10.9). Na Grande Comissão, o rei Jesus instituiu seu plano de batalha discipulador para a igreja porque ele possui “toda a autoridade no céu e na terra” (Mt 28:18). Jesus envia seus soldados para a linha de frente para combater o reino das trevas.

7. Jesus transforma o reino

As esperanças messiânicas de Israel foram centradas na vinda de um conquistador militar que iria resgatá-los de seus inimigos geopolíticas. Foi por isso que eles tentaram fazer de Jesus um rei (João 6:15). Mas Jesus os reorientou em sua visão ao declarar: “Meu reino não é deste mundo” (Jo 18.36). Jesus transformou o reino, mostrando que ele é holístico em sua natureza e em sua missão redentora, e cósmico em seu escopo.

8. Jesus compra o reino

Através de sua morte e ressurreição vitoriosas, Jesus redimiu o reino. Como ele satisfez a ira de Deus derramada sobre aqueles que se rebelam contra seu governo, Jesus venceu Satanás, o pecado e a morte (Cl 2.14-15). Ele venceu o mundo, a carne e o diabo, destruindo o poder do reino das trevas. Ao adquirir um povo real na cruz, Jesus foi aprovado para ser o regente do reino restaurado.

9. Jesus conclui o reino

Em suas palavras finais para o seu povo, Jesus conclui o seu ministério terrestre esclarecendo o reino. Pouco antes de sua ascensão, os discípulos de Jesus lhe perguntaram: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel?” (At 1.6). Mesmo no final do seu ministério terrestre, Jesus pôs fim à confusão sobre o reino. Assim, o reino foi fundamental para o início do ministério terreno de Jesus e seu ponto culminante.

10. Jesus devolve o reino

Na segunda vinda de Cristo, Jesus retornará como um triunfante rei guerreiro. Quando ele retornar para alcançar a vitória final, o nome descrito em seu corpo será “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Ap 19.16). Por fim, ele colocará todos os inimigos debaixo de seus pés enquanto lançará um novo reino que reflete plenamente o seu reinado justo. Ele consumará a conquista que começou em seu nascimento.

Se o reino de Deus era o centro da vida e ministério de Jesus, então hoje ele continua a ser crucial para a nossa teologia e ética.

CARREGAR MAIS
Loading