×
Procurar

Dúvida de Criança: Se Jesus é Deus, Por Que Ele Orava para Deus?

Toda noite, você lê uma história bíblica com os seus filhos. Depois, vocês se ajoelham ao lado da cama para orar. Às vezes, fazem a oração do Pai Nosso juntos. Outras, apenas agradecem por uma lista de coisas. Então, chega a noite em que sua filha pergunta: “Se Jesus é Deus, por que ele orava para Deus?”.

Não há nada como uma criança de sete anos para nos fazer uma pergunta que nos leve às profundezas teológicas. Eis como eu conversaria com essa criança sobre Jesus e oração:

Jesus é Totalmente Deus e Totalmente Humano

Essa é uma ótima pergunta. Fico muito feliz em saber que você acredita que Jesus é Deus. Sua pergunta também me mostra que você crê que só existe um Deus. A Bíblia é clara sobre essas duas verdades: só existe um único Deus, e Jesus Cristo é esse único Deus.

Jesus não é só Deus. A Bíblia diz que Ele também é o Filho de Deus. Pense em João 3.16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”. Jesus chamava Deus de Pai, e também falava muito sobre o Espírito Santo. Portanto, embora Jesus seja total e verdadeiramente Deus, Ele é o Filho de Deus, e não é o Deus Pai. E também não é o Deus Espírito Santo.

Jesus é total e verdadeiramente Deus, mas, quando nasceu em Belém, Ele também se tornou um humano. Jesus não é um falso humano nem é humano de faz-de-conta. Ele é totalmente humano, e teve uma vida exatamente como a minha e a sua. Era importante, para a tarefa que Deus Pai deu a seu Filho, que Jesus vivesse como qualquer outro humano, como você e eu. Não houve atalhos ou caminhos fáceis.

Quando você ou eu ficamos muito tempo sem comer, temos fome e ficamos fracos. Se trabalhamos muito e não dormimos, ficamos cansados. Quando somos feridos, sentimos dor, e, às vezes, sangramos. Como Jesus é totalmente humano, Ele também sentiu fome, ficou cansado e sentiu dor. Quando foi pregado na cruz, Ele ficou tão machucado e sangrou tanto, que morreu, exatamente como aconteceria comigo ou com você.

3 Razões Pelas Quais Jesus Orava

Todos nós devemos orar para Deus Pai. Ninguém orava melhor que Jesus. Quando Jesus orava, Ele não falava consigo mesmo. Ele orava para Deus Pai. Aqui vão três razões pelas quais Jesus, embora seja totalmente humano, orava a Deus Pai:

1. Jesus orava porque dependia de Deus Pai.

Jesus veio para fazer somente o que Deus Pai queria que Ele fizesse (Jo 6.38). Certa vez, logo após haver curado um homem que tinha sido incapaz de andar durante toda a vida, Jesus disse que Ele não podia fazer nada por si próprio, mas só aquilo que via seu Pai fazendo (5.19, 30). Quando Jesus precisava tomar decisões difíceis, como escolher quem seriam seus primeiros 12 discípulos, Ele se afastou para ficar sozinho e orou (Lc 6.12). Ele ensinou que precisamos orar para fazer coisas difíceis, como curar pessoas (Mc 9.29). E, na noite em que foi preso, Jesus foi ao Jardim do Getsêmani e orou muito (Mt 26.36). Jesus orava porque, sendo humano, precisava da ajuda de Deus Pai.

2. Jesus orava porque gostava de conversar com seu Pai celestial.

Os filhos deveriam gostar de conversar com seus pais, e Jesus não era diferente. Talvez, a oração mais importante da Bíblia seja a que foi feita por Jesus na noite anterior a sua crucificação (Jo 17). Nessa oração, Jesus orou por si mesmo, pelos primeiros discípulos, e por cristãos como você e eu, que viveríamos mais tarde. Jesus considerava um privilégio poder falar com Deus Pai, e ficava feliz em orar por pessoas como você e eu.

3. Jesus orava para nos ensinar a orar.

Jesus orava tão bem que, uma vez, seus discípulos pediram a Ele que lhes ensinasse a orar. A oração que Jesus ensinou a eles está em Mateus 6.9-13. Desde então, os cristãos passaram a chamá-la de “Oração do Pai Nosso”.

Mais do que nos ensinar quais palavras devemos usar quando oramos, Jesus nos ensinou, por meio de sua vida, como é importante orar. Ele gostava de orar sozinho pela manhã (Mc 1.35). Lembra de quando eu disse que Jesus costumava ficar sozinho para orar? Quando Ele fazia isso, os discípulos o observavam. Eles sabiam que nunca ninguém teve uma relação tão íntima com Deus Pai como Jesus. E eles aprendiam que, se era importante para Jesus orar, para nós também deve ser.

Traduzido por Renata Jarillo de Restrepo.

CARREGAR MAIS
Loading