×
Procurar

Após me formar no seminário, eu estava buscando uma igreja para pastorear quando fui convidado por uma igreja a me candidatar. Pediram-me para pregar algumas vezes, e uma semana depois me perguntaram se eu gostaria de ser o seu pastor. Infelizmente, o pastor anterior havia introduzido erros teológicos na vida da igreja, e ela estava envolvida em heterodoxia teológica. A congregação e os presbíteros ainda estavam tentando decidir sua posição sobre estas questões vitais. Para tornar as coisas mais difíceis, esta igreja estava em desacordo com os ensinamentos de sua denominação.

Estava incerto sobre o que fazer. Desejava pastorear uma igreja, e aqui estava um corpo local de crentes que me queria como seu pastor, mas era uma igreja transbordando de problemas. Pela graça de Deus, um pastor mais velho na fé, me deu um conselho muito útil: “Jason, não se envolva em controvérsias no início do ministério. Dedique seus primeiros anos a aprender as Escrituras acima de tudo.” Este foi um bom e piedoso conselho.

Aceitei este conselho e disse à igreja que não iria tornar-me seu pastor sênior. Foi uma das melhores decisões da minha vida.

Estudantes saturados

O apóstolo Paulo escreve: “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.” (2 Tm 3:16-17). Como pastores, necessitamos nos decidir a estudar, a viver e a ensinar as Escrituras. Nossos rebanhos necessitam que tenhamos um encontro diário com o Cristo vivo através de sua Palavra, uma vez que é a partir desta Palavra que temos algo para lhes dar. Nós ensinamos, repreendemos, corrigimos, e equipamos, baseados neste fundamento. Em outras palavras, excluindo o conhecimento da Palavra, não temos nenhuma competência no ministério.

Um dos meus professores do seminário disse certa vez: “Acima de tudo, conheçam as suas Bíblias em inglês.” Por ser jovem e orgulhoso, revirei os olhos. Eu conhecia hebraico, grego, teologia, ética, e as noções básicas de aconselhamento. Presumia que o conhecimento da Bíblia em Inglês fosse secundário.

Mas este professor estava completamente certo. O conhecimento da Bíblia em nosso idioma fornece uma base para todo o resto.

  • No fim das contas, não conseguiria ajudar a uma mãe enlutada com minhas técnicas de aconselhamento; ela necessita do conforto da Palavra.
  • No fim das contas, não conseguiria convencer a um cético com minhas habilidades em apologética; ele necessita da verdade da Palavra.
  • No fim das contas, não conseguiria fortalecer a uma congregação com a minha presença no púlpito; eles necessitam da autoridade da Palavra.

É a Palavra de Deus que devemos saber, pois só ela dá vida ao nosso povo. Não temos nada a oferecer se não estivermos fundamentados nela, saturados nela, e focados em sua verdade e beleza.

Pastores Suficientemente Dependentes.

Muitas coisas exigirão sua atenção naqueles primeiros dias de pastorado, contudo nada é mais vital do que conhecer a Palavra de Deus cuidadosamente, precisamente e com confiança. Portanto:

 

  • Mergulhe a sua alma, mente e coração nela.
  • Passe horas a lê-la.
  • Encontre momentos para meditar nela.
  • Envolva-se no trabalho árduo de memorizá-la.
  • Leia um livro inteiro de uma só vez.
  • Memorize um esboço de cada um dos 66 livros para que você saiba o que eles contêm.
  • Descubra para onde nas Escrituras você apontaria o cético, o que duvida, o que investiga, ou o cristão caído.
  • Saiba onde olhar para aconselhar alguém lutando com depressão, ansiedade, conflitos conjugais, luxúria, avareza, ou orgulho.
  • Familiarize-se com o que a Escritura diz para a pessoa que está duvidando do reinado de Cristo, da essência do evangelho, da esperança da ressurreição, ou da natureza da igreja.
  • Seja capaz de mostrar às pessoas as passagens que formaram suas convicções sobre governança da igreja e os sacramentos e sua compreensão dos decretos de Deus.

Seu povo precisa conhecer a Palavra da verdade, e eles precisam saber que você fala com autoridade porque você está manejando-a corretamente (2 Tm 2:15). E você precisa saber isto para que possa ministrar com confiança.

Não estou oferecendo este conselho para que o jovem pastor se infle de orgulho ou ganhe o concurso de conhecimento da Bíblia da igreja (embora ganhar dos estudantes colegiais seja ótimo). O essencial é ser suficientemente dependente da Palavra de Deus em todos os aspectos do nosso ministério. É a nossa fundação (Ef 2:20).

Trabalhar ou Abandonar

Um ministério preenchido com a verdade bíblica é um ministério que vale a pena ter. Se você não conhece a Palavra e não está disposto a laborar nisso, então deve encontrar uma outra vocação. Poupe a igreja e poupe-se a si mesmo.

Você nunca se arrependerá do tempo investido no início de seus anos de ministério, construindo um profundo conhecimento das Escrituras. Você continuará a usufruir dele pelo resto de seus dias, mesmo enquanto continua a crescer em seu conhecimento e amor por ela.

Nota do Editor: Este trecho foi adaptado do novo livro de Jason Helopoulos, The New Pastor’s Handbook: Help and Encouragement for the First Years of Ministry (Baker Books, 2015). Usado com permissão da Baker Books, uma divisão da Baker Publishing Group. 

CARREGAR MAIS
Loading