×
Procurar

Quando vi o título do livro, não pude deixar de rir: Desculpe, Estou Atrasado, Não Queria vir: Um Introvertido Vivendo Perigosamente por um Ano. Posso me identificar. Conectar-se com pessoas não é fácil para mim. Mas sei que seguir a Cristo significa fazer parte de uma igreja local, e fazer parte de uma igreja local significa, às vezes, fazer coisas que nos são desagradáveis.

A hospitalidade não é fácil, mas Deus a requer. Portanto, deixe-me encorajá-lo a “viver perigosamente” praticando a hospitalidade.

A Bíblia Me Diz Isso

O Novo Testamento apresenta a hospitalidade como sendo de grande importância. Havia notado isso? Paulo incluiu a hospitalidade na lista dos fundamentos da vida cristã (Rm 12.13; também 1Pe 4.9). Escreveu que é necessário que presbíteros ou pastores sejam caracterizados por ela (1Tm 3.2), presumivelmente para que possam dar um exemplo para a congregação. Escreveu também que a hospitalidade deve caracterizar as mulheres mais idosas da igreja (1Tm 5.10), presumivelmente pelo mesmo motivo.

A hospitalidade não é responsabilidade dos extrovertidos, mas de todos os membros da igreja.

Hospitalidade bíblica significa muito mais do que bolo e café após o culto noturno. Mostrar hospitalidade requer uma casa aberta, um horário aberto, ouvidos abertos e até mesmo a carteira aberta. Aqui está minha definição de hospitalidade: uma disposição altruísta movida por Cristo de sacrificar nossos bens pelo bem dos outros (Rm 12.13).

Os cristãos necessitam praticar a hospitalidade junto àqueles que conhecemos e àqueles que não conhecemos. Hb 13.2 deixa isso claro: “Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos”. Esta passagem exige claramente que demonstremos o amor sacrificial de Cristo aos que estão fora do nosso círculo normal.

Um estranho nas Escrituras não é necessariamente alguém que estamos encontrando pela primeira vez. Também pode se referir a alguém que é culturalmente diferente de nós. No Antigo Testamento, um estranho era alguém que estava fora do povo da aliança do Deus de Israel. Paulo tinha isto em mente quando escreveu que os gentios convertidos em Éfeso anteriormente eram “separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa” (Ef 2.12). Por meio do poder do evangelho, eles agora haviam se tornado membros da casa de Deus.

Quando se trata de hospitalidade, devemos “buscar com zelo” as necessidades práticas dos outros. Necessitamos demonstrar o amor de Cristo àqueles que são demograficamente diferentes; aos cristãos de outras igrejas que estão passando (ver 3 João); aos visitantes que aparecem em nossa igreja; aos novos membros que parecem reticentes; e a vizinhos que parecem estranhos!

Portanto, os jovens necessitam entrar em contato com pessoas idosas—e vice-versa. Onde eu pastoreio (África do Sul), isso significa que os membros brancos da igreja devem buscar conexões significativas com membros negros da igreja—e vice-versa. Isso significa que aqueles da cultura africâner devem abrir suas portas para os da cultura inglesa.

Tal Como Nosso Pai

Irmãos e irmãs, quando demonstramos amor prático por estranhos e santos entre nós, refletimos nosso Pai Celestial. Jesus disse: “Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? . . . E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? ” (Mt 5.46-47).

Nosso Pai celestial ofertou Seu Filho para atender a nossa maior necessidade, o perdão de nossos pecados. Ele nos reconciliou consigo mesmo enquanto éramos estranhos, estranhos que também eram inimigos (Rm 5.8). Ao refletirmos sobre a graça de Deus para conosco em Cristo, nosso coração deve inchar com um compromisso com a hospitalidade. Necessitamos estender a mão aos outros—sem distinção—com amor sacrificial, que vai de encontro às necessidades, que não deixa espaço para murmuração (1Pe 4.9).

Portanto, cristãos, sejamos introvertidos ou extrovertidos, somos ordenados a mostrar hospitalidade mesmo quando requer sacrifício—exatamente como nosso Senhor.

Traduzido por Marq.

CARREGAR MAIS
Loading