×
Procurar

Quando Seu (Sua) Amigo (a) Está Sofrendo e Sem Esperança

Durante a maior parte da minha vida adulta convivi com a dor. Gastei a maior parte da minha energia adulta lutando contra um exército de mentiras.

As enxaquecas começaram aos meus 20 anos de idade e rapidamente se tornaram crônicas, me afligindo quase que diariamente. Tenho uma doença autoimune que causou estragos em vários sistemas do meu corpo. Quando tinha 37 anos, desenvolvi uma desordem neurológica chamada Cefaleias Trigémino-Autonómica, também conhecida como cefaleia em salvas.

Não é Meu Maior Inimigo

A dor dessas cefaleias chega rápida e furiosamente, muitas vezes me despertando no meio da noite. É como se uma chave de fenda em chamas fosse cravada na órbita do olho e retorcida por um gorila louco durante algumas horas. A dor é tão feroz que não se consegue ficar quieto; há que andar ao redor do quarto ou balançar para frente e para trás segurando a cabeça e gritando por misericórdia. Médicos frequentemente a descrevem como a pior dor conhecida pela medicina.

Uma vez que a dor passa — após cerca de duas horas — a pessoa se sente como se tivesse estado em uma guerra com seu próprio rosto e dado a luz através de seu olho, contudo não há nenhum bebê fofo para mostrar. A pessoa fica fisicamente exausta e com o emocional destruído. No entanto não há tempo para recuperar o fôlego, porque o próximo ataque virá em breve, geralmente dentro de algumas horas. As cefaleias em salva têm um apelido notório — “dores de cabeça suicidas” — porque a taxa de suicídio para as pessoas que sofrem delas é de 20 vezes a média nacional. Elas frequentemente resultam em depressão clínica, ansiedade ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) por causa do impacto emocional de temer o próximo ataque. Como o nome sugere, elas vêm em salvas, isto é, em série — algumas pessoas têm três ou quatro por dia durante meses.

É uma doença sombria.

A lição que aprendi após décadas destas condições sombrias? Meu maior inimigo não é a dor. Meu maior inimigo não é a cefaléia em salvas. Meu maior inimigo é o Inimigo e as mentiras que ele lança sobre mim.

Sob Ataque

Minha temporada recente de cefaleia em salvas durou seis meses. Durante aquele tempo, muitas vezes pensei na história de Moisés segurando o bordão de Deus para que o exército israelita prevalecesse contra os amalequitas (Ex 17.11-13). Quando as mãos de Moisés estavam pesadas demais para ele as sustentar, Arão e Hur colocaram uma pedra para Moisés se sentar e então ficaram cada um de um lado de Moisés sustentando-lhe as mãos.

Muitas vezes, ao longo dos anos, me senti como Moisés, incapaz de sustentar minhas próprias mãos. Houve épocas em que não consegui limpar a casa, dobrar as roupas das minhas filhas, participar do esquema de caronas da escola, cozinhar refeições saudáveis e terminar meus próprios projetos de trabalho. Não estou lutando contra os amalequitas (graças a Deus, parece que eram horríveis), porém estou lutando contra o desalento, a frustração e a desesperança. Meu exército amalequita são as mentiras que me atacam o dia todo e a noite toda.

Mentiras prosperam especialmente na escuridão. Quando, mais uma vez, acordo às duas da madrugada com uma dor excruciante, o impulso para acreditar em mentiras é forte. É difícil crer que Deus é realmente a meu favor. É difícil crer que ele me ama.

Eu ouço coisas como: Se Deus realmente a amasse, ele a curaria. Sua vida deveria ser melhor que isso. Suas filhas merecem uma mãe melhor. Seu marido merece uma esposa melhor. Você merece ser normal. Ninguém se importa com a sua dor. Esta é uma dor sem sentido. Tudo terminaria se você simplesmente dirigisse seu carro na contramão em direção a um caminhão. Estas são apenas algumas das mentiras nas quais sou tentada a crer na escuridão.

O Amor de Deus em uma Sopa de Abobrinha

Durante esta última temporada de sofrimento, Deus trouxe amigos para servir nossa família de maneiras práticas, tais como preparar refeições ou comprar mantimentos. Enquanto eles realizavam essas tarefas diárias para mim, parecia que eles eram Arão e Hur, de pé ao meu lado na rocha, segurando minhas mãos. Mas eles estavam fazendo mais do que cortar batatas doces e assar frango, estavam fazendo mais do que satisfazer minhas necessidades físicas. Eles estavam nesta batalha espiritual comigo. Eles não estavam apenas pegando uma espátula; estavam pegando uma espada.

Eles estavam lutando comigo contra a escuridão, recordando-me o que é verdade sobre Deus.

  • Quando me senti tentada a achar que Deus havia se esquecido de mim, uma amiga lembrou-se de ligar para verificar como eu estava e ver se precisava de leite.
  • Quando eu estava pensando que Deus não se importava comigo, um membro da igreja apareceu com tacos e um cartão que falava da ternura e compaixão de Deus.
  • Quando eu estava achando que toda aquela dor era inútil, uma amiga apareceu em minha casa com uma sopa de abobrinha e me falou das maneiras como eles veem Deus operando em nossas vidas.

O amor de Deus foi derramado sobre nós através de mãos humanas. Senti-me fortalecida para lutar contra o grande exército de mentiras, porque estes amigos fiéis obedeceram à cutucada do Espírito.

Quando alguém faz uma sopa de abobrinha, pega mantimentos ou traz mandioca frita crocante, esta pessoa ajuda a seu amigo a ver a verdade com clareza, Ela faz que relembre daquilo em que crê. É um trabalho sagrado ficar junto a amigos em sofrimento para erguer-lhes as mãos e manter-lhes a fé.

Falando a Verdade em Ações de Amor

Provavelmente há alguém próximo a você se sentindo esquecido, questionando se Deus é realmente bom. Derrame luz sobre as mentiras escuras com as quais estão lutando. Traga-lhes uma refeição, envie flores ou cuide de seus filhos por uma tarde. Não precisa ser comida, qualquer ato de amor pode ter um efeito poderoso.

Através de suas ações, você estará dizendo: “Vou ajudá-la a superar isso, você não está só. Deus não a esqueceu, Ele é a seu favor. Deus me enviou porque ele ama você e se preocupa com a sua dor”. Seja um vaso de amor. Seja um lembrete da verdade. Estará dizendo à sua amiga que Deus está do lado dela. Será um amparador de mãos e um destruidor de mentiras.

Na minha opinião, este será um dia muito bem-sucedido.

Traduzido por Mauro Abner

 

CARREGAR MAIS
Loading