×
Procurar

Qualquer Cristão Pode Aprender a Operar Milagres?

Quando minha esposa, Trudi, era estudante universitária, uma amiga cristã a convidou para visitar uma igreja do outro lado da cidade para ouvir um conhecido pregador. Como Trudi havia sido criada em igrejas bastante tranquilas quando se tratava de atividades abertamente milagrosas, ela ficou surpresa ao descobrir um anúncio no boletim da igreja:

Você quer aprender a falar em línguas? Apresente-se quarta-feira às 19:00 e ensinaremos como.

A noção de que alguém pode ensinar outro a operar milagres não é nova, mas parece estar se espalhando. A Bethel School of Supernatural Ministry (BSSM) [Escola Bethel de Ministério Sobrenatural], em Redding, Califórnia, EUA é representante de um número crescente de igrejas e ministérios que afirmam que podemos aprender — e que alguém mais experiente pode nos ensinar — como operar milagres.

Mas há alguma base bíblica para tais afirmações?

As Afirmações

Aprender a operar milagres é realmente um dos “valores centrais” da BSSM, de modo que alguns se referem à escola como “Hogwarts Cristã” [ N.T. Hogwarts é uma escola de magia para bruxos dentro dos romances de fantasia Harry Potter]. Aqui estão alguns comentários em seu site:

“A cruz de Jesus não nos torna simplesmente pessoas boas; cria um novo tipo de pessoas que andam em seu poder e são naturalmente sobrenaturais.”

“As escrituras nos chamam a desejar sinceramente o dom de profecia… Nós praticamos discernir sua voz com confiança. ”

“Somos responsáveis por crescer e desenvolver nossos dons em todo o seu potencial, indo em frente com fé, assumindo riscos e estabelecendo parceria com Deus”.

“. . . isto é o que deveria ser normal para os cristãos e, na verdade, é acessível a todos nós ”.

Resumo: Todos os cristãos foram dotados de poder milagroso através da cruz. Consequentemente, os cristãos devem desejar, praticar e crescer no exercício dos milagres.

Isso está correto? Qualquer cristão que deseje realizar milagres pode simplesmente aprender como, com prática suficiente? Meu objetivo neste post não é discutir o cessacionismo e o continuísmo (para mais informações, veja o recente debate entre Andrew Wilson e Tom Schreiner). Sou, incidentalmente, um continuísta, mas compartilho a consternação de cessacionistas e de muitos continuístas sobre a suposição de que todo cristão pode aprender — e, além disso, que Deus espera que eles aprendam — como operar milagres.

Dois Problemas

Há pelo menos dois problemas com esta suposição.

Primeiro, o apóstolo Paulo enfatiza que Deus deu a cada um de nós diferentes papéis ministeriais (Rm 12.4-8; 1Co 12.8-11). Nem todos somos designados por Deus para os mesmos ministérios, sejam estes ministérios tidos como mais triviais ou mais distintos. Observe que é melhor vê-los na categoria de ministérios — algo que Deus nos designou para edificar sua igreja — em vez de habilidades especiais, tal como a palavra “dom” nos faz pensar. No final de 1 Coríntios 12, em uma série de perguntas que exigem “não” como resposta, Paulo deixa claro que Deus não designa todos para realizar todos os ministérios. Ele pergunta: “Porventura, são todos apóstolos?” (Resposta obrigatória: “Não”) “Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?” (1Co 12.29-30). Portanto, como pode alguém afirmar que todo cristão pode e deve aprender a fazer algo que Deus não tornou disponível para todos cristãos?

Segundo, a suposição de que todos nós podemos aprender a operar milagres vai contra os ensinamentos do Novo Testamento: existe o “Já” (Lc 17.20–21; Mt 12.28) mas também o “Ainda Não” (Mt 12 25.31-46; At 1.6) do Reino de Deus. Ministérios como o BSSM se posicionam no “Já”, mas parecem permitir pouco espaço para o “Ainda Não” da mensagem do reino. Aplicada aos milagres, um apreço pelo “Ainda Não” implica que muitos milagres devem aguardar a segunda vinda de Cristo.

Alguma Nuance

No entanto, a questão de saber se há alguma coisa que necessita ser aprendida requer alguma nuance. Ela depende do que se entende por aprender. Se queremos dizer que qualquer cristão que não opera milagres pode começar a fazê-lo com uma pequena ajuda de um treinador espiritual, então não, não podemos aprender a operar milagres. Ainda assim, à luz do fato de que muitos resistem a qualquer coisa que cheire a milagres — geralmente por causa de um medo compreensível de extremos — alguns de nós podem precisar amolecer um pouco em relação ao que nosso soberano Senhor pode querer fazer através de nós — um pouco de aprendizado, se você quiser. Em outras palavras, como consequência de nossos padrões internos de resistência, alguns de nós podem se beneficiar de uma conversa sobre a raiz de nossa resistência, com alguém mais experiente em orar por cura ou em falar palavras espontâneas de “edificação, exortação e consolo”. (profecia, 1Co 14.3). O conselho de alguém assim pode ser visto como um tipo de ensino e a remoção de obstáculos para o que quer que o Senhor queira fazer através de nós, um tipo de aprendizado.

Portanto, podemos aprender a operar milagres? Não, Deus opera milagres quando e através de quem quer que Ele soberanamente se agradar. Porém alguns de nós podem necessitar moderar nossa resistência — isto é, aprender em um sentido diferente — caso Deus decida nos usar de maneiras surpreendentes.

Traduzido por Mauro Abner.

 

CARREGAR MAIS
Loading