Vivemos em um mundo de más notícias. Todas as manhãs, acordamos e as vemos nas manchetes de nossos aplicativos de notícias. À noite, vemos más notícias novamente no noticiário local. Os relatórios diários são incessantes e esmagadoramente negativos; parece que a proporção de más notícias para boas é de 10 para 1.
Algumas pessoas sugerem que a razão dessa disparidade é simplesmente ênfase, mas eu acredito que as más notícias têm a vantagem. Sempre pairam no horizonte da vida. Cada vez que algo bom acontece, é seguido por um “sim, isso é bom, mas…”. Isso não é pessimismo. É a realidade em um mundo quebrado.
Como resultado, todos nós precisamos ouvir mais boas notícias. E não apenas do tipo temporário, que nos faz sentir melhor por um momento passageiro. Sejam crentes ou não crentes, todos precisamos de uma dose diária de boas notícias que transcenda todo o mal e coloque tudo isso em uma perspectiva cheia de esperança. Precisamos de uma mensagem que transforme nosso mundo cheio de más notícias.
É exatamente isso que o evangelho de Jesus Cristo faz. Sua mensagem é tão boa que nenhuma má notícia pode derrubá-la. Aqui estão cinco razões para compartilhar hoje as boas novas de Cristo:
O evangelho traz conforto a consciências turbulentas.
Todas as pessoas que você viu hoje fizeram algo errado. Para algumas delas, o pecado está tão fresco em suas mentes que parece segui-las por aí, assombrando-as. O remorso as consome e elas não conseguem escapar das lembranças. Elas se sentem ansiosas com relação ao que Deus irá fazer com elas por conta do que fizeram.
Pessoas carregadas de culpa e vergonha precisam saber que Jesus perdoa pecadores. Elas precisam saber que há mais misericórdia de Deus para elas do que há pecado dentro delas.
Para a consciência turbulenta, compartilhe 1 João 1.9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Essas boas novas serão uma influência restauradora para almas inquietas.
O evangelho cura corações feridos pelo pecado.
Todas as pessoas que você viu hoje foram prejudicadas em algum momento de suas vidas. Foram machucadas, talvez profundamente, pelas ações ou palavras de outras pessoas.
Pessoas feridas precisam saber que Jesus julgará a todos por cada pecado. Ninguém irá escapar disso. E uma vez que Jesus era totalmente inocente e ainda assim foi punido por todos os nossos pecados, aqueles que foram feridos pelos pecados dos outros podem confiar essas feridas ao seu julgamento perfeito, justo e misericordioso. Quando o fazem, elas podem experimentar liberação do desejo de vingança e alívio da dor da amargura. Podem até receber força para perdoar como foram perdoados por meio da obra de Cristo na cruz.
Para os feridos, explique a declaração sucinta de Pedro em 1 Pedro 2.24: “por suas chagas, fostes sarados”. Essas boas novas serão um bálsamo para as feridas em seus espíritos.
O evangelho desperta mudança de vida.
Todas as pessoas que você viu hoje já se sentiram inadequadas por dentro em algum momento. Elas se sentiram insatisfeitas com seu próprio caráter ou lutaram para abandonar maus hábitos. Algumas conhecem o poder angustiante da impotência do vício. Elas querem mudar algo sobre si mesmas, mas não conseguem.
Elas precisam saber que Jesus tem o poder que elas precisam para se tornar mais como Ele. Ele dá aos crentes o poder de mudar através do Espírito Santo que habita neles. Podemos dizer estas palavras de 2 Pedro 1.3 para aqueles que estão lutando para mudar: “Pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude”. Essas boas novas os motivarão a crescer em virtude cristã.
O evangelho ajuda as pessoas em nosso mundo caído a ter esperança.
Todos que você viu hoje lutam contra o que está errado com o mundo. Alguns podem estar lutando contra doenças ou vendo entes queridos sucumbirem a doenças. Eles podem estar enfrentando conflitos que parecem que nunca irão se resolver. Seus corpos podem estar se deteriorando de alguma forma, ou suas almas podem estar em tumulto. A tragédia pode ter atingido pessoas que eles conhecem, ou podem ter ficado diante da sepultura de entes queridos recentemente.
Eles precisam saber que Deus promete desfazer todos os efeitos do pecado original e conduzir seu povo a novos céus e nova terra. Conte-lhes sobre as palavras de Jesus em João 16.33: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Essas boas novas lhes darão a força necessária para perseverar nas provações.
O evangelho renova sua alma enquanto você o compartilha com outros.
Não são apenas as pessoas que você viu hoje que precisam ouvir o evangelho. A pessoa que você viu no espelho essa manhã também precisa dele. Embora seja bom pregar o evangelho para si mesmo, as palavras de Paulo em Filemom 1.6 indicam que a melhor estratégia para encorajar seu próprio coração é se unir na ministração do evangelho com outros: “para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo”.
Quando trabalhamos juntos para proclamar as boas novas aos outros, somos ricamente lembrados de todo o bem que Deus fez, está fazendo e fará por nós em Jesus.
Neste mundo, as pessoas enfrentam tentação e arrependimento, dor e sofrimento, fracasso e decepção, deterioração e morte. As más notícias são realmente ruins, mas há uma razão para encorajamento diante de tudo isso.
Seu nome é Jesus. Ele é o Senhor. Jesus está colocando o mundo em ordem em relação ao pecado. Ele é o Único que salva os pecadores, e Ele o faz pela graça através da fé. Jesus venceu o mundo e está conduzindo seus seguidores a um mundo completamente novo. Esta mensagem sobre Jesus vale a pena ser compartilhada todos os dias.
Traduzido por Rebeca Falavinha.