×
Procurar

O Que é a Teologia Sistemática e Porque Se Importar com Ela?

A Teologia Sistemática significa responder à pergunta: “O que é que toda a Bíblia nos diz hoje sobre um certo tópico?”

Significa examinar a Bíblia para encontrar todos os versículos que correspondem a um determinado tópico de estudo. Então, juntamos todos os versículos para entender o que Deus quer que creiamos. “Sistemática” significa “cuidadosamente organizada por tópicos.” Então, é diferente da teologia aleatória ou da teologia desorganizada.

Somos Teólogos

Mesmo que não tenhamos escrito uma teologia sistemática, ou mesmo que não nos consideremos teólogos, de certa forma, ainda assim estamos a fazer teologia sistemática. Todos temos crenças sobre quem Deus é, quem Jesus é, o que é a salvação, e como devemos viver como cristãos. Estamos todos a sintetizar conjuntamente estas crenças.

Então, se somos cristãos, estamos a fazer teologia sistemática, quer estejamos cientes disto ou não. Se não estamos cientes disto, então nossa teologia pode não estar muito bem organizada, ou pode não ter em conta todos os versículos da Bíblia. Pode ser que inclua um versículo aqui ou ali, ou de certas partes das Escrituras, mas não é a totalidade daquilo que Deus revela sobre uma doutrina em particular.

É por isso que é importante estudar a teologia sistemática, para entender o que Deus diz e o que a Bíblia diz.

Como Estudar A Teologia Sistemática

Aqui estão cinco formas de como devemos abordar a teologia sistemática:

1. Com oração.

Devemos imitar o salmista, que ora: “Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.” (Sl. 119.18).

2. Com humildade.

Tanto Pedro quanto Tiago dizem que Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes. Destas duas categorias de pessoas, creio que todos nós queremos estar entre aqueles a quem Deus dá graça.

Uma palavra de cautela é apropriada: Tenha cuidado quando falar com outros sobre tópicos teológicos, para não perder as estribeiras. Esta não é a forma como Deus quer que falemos sobre ele:

Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz. (Tiago 3.17-18)

Devemos estudar a teologia sistemática com humildade e buscar a paz com os outros.

3. Com a razão.

Contradições não se aceitam ​​no estudo da teologia sistemática, visto que não existem quaisquer contradições na Bíblia.

O Salmo 119.160 diz que “A soma da tua palavra é a verdade.” A soma, quando se colocam juntas todas as palavras de Deus. Muitas vezes precisamos admitir que há mistério, paradoxo, e coisas que não podemos compreender plenamente. Mas isto é diferente de dizer que há uma contradição. Deus nunca nos pede para crer numa contradição.

4. Com a ajuda de outros.

Aprendi muito sobre teologia através de conversas com outros, na biblioteca, no corredor, ou no refeitório do seminário enquanto falava com outros estudantes. Busque a ajuda de outros ao estudar.

Usamos a ajuda de outros quando lemos livros sobre teologia, uma vez que Deus dotou a igreja de mestres (1 Cor. 12.28). Podemos aprender sobre Ele com estes mestres.

5. Com alegria e louvor.

Deve haver alegria em nossos corações ao estudarmos estes tópicos, e isto deve resultar em louvor ao nosso Rei.

O Salmo 139.17 diz: “E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles!” O salmista está maravilhado de alegria e louvor pelo que Deus revelou sobre si mesmo e seus atos. Esta também deve ser a nossa resposta.

Porque Estudar a Teologia Sistemática

Estudar teologia é uma das coisas mais importantes que podemos fazer, uma vez que existe uma relação entre aquilo em que cremos e como vivemos.

A Bíblia fala de doutrina que concorda com a piedade. Por exemplo, Paulo encoraja os cristãos de Éfeso a crescerem em Cristo para que eles não sejam levados ao redor por todo vento de doutrina, mas tenham estabilidade e cresçam em maturidade (Ef. 4.14).

Por outro lado, se o falso ensino entra na igreja, se as pessoas perdem de vista a verdadeira teologia, então este falso ensino pode ser prejudicial e afastar as pessoas da fé. Paulo advertiu os presbíteros da igreja em Éfeso:

Porque não me esquivei de vos anunciar todo o conselho de Deus. Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue. Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho, e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si. (Atos 20.27-30)

Paulo adverte que a falsa doutrina viria de crentes dentro da igreja que adotam ensinamentos errados e que são destrutivos em sua influência. O dano vem de negligenciar a teologia e permitir que igrejas e organizações se desviem para o falso ensino sobre as verdades da Palavra de Deus.

Estudar a teologia sistemática é importante. Devemos fazê-lo com intencionalidade e propósito.

Como Ensinar a Teologia Sistemática

Aqui estão quatro formas de como abordo em meu curso online sobre a teologia sistemática, e recomendo este método para estudantes:

1. Procure uma base bíblica para as doutrinas.

Cito as escrituras muitas vezes e detalhadamente, uma vez que só a Palavra de Deu tem o poder de mudar mentes e corações.

2. Procure explicar as doutrinas de forma clara.

Não existe nenhum valor em escrever um livro ou dar um curso que confunda as pessoas ou que seja difícil de entender. Deus escreveu sua Palavra para que pudéssemos compreendê-la. Existe mérito em ensinar um curso em que as pessoas dizem: “Sim, consigo entender isto.”

3. Procure aplicar a teologia à vida.

Depois de ler livros mais teologicamente intensos, tais como Romanos, Efésios, ou Hebreus, poderíamos nos perguntar: Há alguma aplicação à vida nestes livros? Sim! Todos estes livros têm aplicação à vida e são de imenso valor para a vida cristã. Se os autores do Novo Testamento criam que ao ensinarem teologia, deviam incluir aplicação à vida , então eu também devo fazê-lo.

4. Procure vivenciar por si mesmo.

Colaborei com a “Zondervan Academic” para criarmos um mini-curso grátis intitulado “Introduction to the Bible: The Doctrine of Scripture” [Introdução à Bíblia: A Doutrina das Escrituras]. Inclui palestras de vídeo e materiais de leitura do curso mais extenso de Teologia Sistemática on-line.

Muitas pessoas me relataram que, ao estudarem a teologia sistemática, se surpreenderam ao descobrir que não só aprofundaram sua compreensão da Bíblia, mas também que isto os levou a uma relação mais próxima para com Deus.

Espero que você obtenha o mesmo resultado em sua vida.

Nota do editor: Este curso está disponível, em inglês, no site da Zondervan e está em acordo com a declaração confessional e visão teológica da The Gospel Coalition.

Traduzido por Seumas Dóchas.

CARREGAR MAIS
Loading