×
Procurar

Há alguns anos, um jovem pastor gentilmente solicitou alguns conselhos, pois estava iniciando seu ministério. Propus a ele três compromissos que não deixarão de proporcionar a qualquer pastor forças para a jornada.

Homem com um Chamado

Primeiro, todo homem precisa de um chamado, não apenas de um emprego.

Uma igreja não contrata um pastor. Uma igreja chama um pastor. O ministério cristão é mais do que um emprego oferecido por uma organização; é um chamado dado por Deus: “Ao que me separou antes de eu nascer” (Gl 1.15). Portanto, uma igreja reconhece o chamado divino a um homem e o convida a se tornar seu pastor. E aqui está meu ponto: o chamado para aquele pastor não é principalmente para servir o povo daquela igreja. Em um nível mais profundo, seu chamado é servir ao Senhor entre o povo daquela igreja. “Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus” (2Co 4.5).

Infelizmente, alguns pastores ofendem as pessoas insensatamente. Mas todo pastor fiel, que realmente está servindo seu Senhor, inevitavelmente irá ofender algumas pessoas. O sábio apóstolo Paulo disse: “assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos” (1Co 10.33). Ele era, em um sentido bom e limitado, uma pessoa que buscava agradar aos outros. Mas ele o fazia como servo do Senhor. Ele corajosamente disse: “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo” (Gl 1.10). Quando Paulo tinha que escolher entre agradar a si mesmo ou agradar aos outros, ele escolhia agradar aos outros. Mas quando tinha que escolher entre agradar aos outros ou agradar ao Senhor, ele escolhia agradar ao Senhor, confiante de que sua corajosa escolha serviria melhor a todos.

Um verdadeiro pastor serve seu povo com um coração como o próprio coração do Senhor, “manso e humilde” (Mt 11.29). Mas não pode se prostituir, apenas para manter o emprego. Ele necessita orar e pregar para que a glória de seu Senhor seja revelada com poder reavivador. E Deus honrará o exercício fiel de sua sagrada vocação.

Homem da Palavra

Segundo, todo homem necessita da Bíblia — não apenas de dicas úteis.

Na era da Internet, estamos atolados de opiniões e pronunciamentos e os mais recentes seja o que for. Mas um ministro cristão necessita decidir ser, como disse João Wesley, “um homem de um só Livro”.

Espero que você viva toda a vida lendo bastante. Espero que leia amplamente — romances, biografias, poesia e muito mais. Mas muito além, espero que domine a Bíblia. Lá, encontrará mais de Cristo. Tal como escreveu Jim Elliot, a Bíblia é “Cristo impresso”. Portanto, estou referindo agora à mais do que a pregação da Bíblia. Estou lhe propondo uma vida inteira de imersão diária na Bíblia.

Para começar, leia a Bíblia, de capa a capa, anualmente, por vinte anos seguidos. Você vai mudar. Enxergará o fluxo de todo o drama bíblico, e começará a ver toda a realidade com novos olhos.

Sugiro também que escolha um livro do Antigo Testamento e um livro do Novo Testamento para se aprofundar neles. Faça destes dois livros seu projeto especial para o resto da vida. Para mim, são Isaías e Romanos. Eles são viciantes. Já os li muitas vezes em inglês, li na língua original, coleto comentários e artigos sobre eles. E estou muito feliz por ter ido fundo nisto. Tanto Isaías quanto Romanos servem na Bíblia como encruzilhadas teológicas, onde o trânsito do pensamento bíblico entra e sai. Estes dois livros ampliam minha compreensão de tudo na Bíblia. Mas escolha seus dois livros, e vá em frente diligentemente!

Finalmente, se puder, leia toda a Bíblia hebraica e todo o Novo Testamento grego. Se não souber ler hebraico e grego, não se preocupe com isto. A Versão Padrão em Inglês é, para todos os fins práticos, o texto original apresentado claramente à sua frente. Mas se você estudou as línguas, não as perca!

Qual percentual de cristãos nos últimos 2000 anos tiveram o privilégio de ler o hebraico bíblico e o grego bíblico? Após a morte de Jerônimo em 420 d.C., durante os próximos mil anos quase poderíamos contar nos dedos de uma māo o número de cristãos no Ocidente que conheciam hebraico e grego. Mas hoje, você está entre os poucos privilegiados? Devia ajoelhar-se e agradecer a Deus! E então ler, ler, ler a Bíblia hebraica e o Novo Testamento Grego.

Não consigo imaginar um pastor chegando ao fim de sua vida e se arrepender de conhecer a Bíblia bem demais. E nunca ouvi um membro da igreja reclamar que seu pastor conhece a Bíblia bem demais. Mas ouvi um ministro na Igreja da Escócia me dizer que um grupo de clérigos muçulmanos, que há anos visitou os ministros lá, saiu dizendo: “Seus homens santos não conhecem seu livro sagrado.” Isso não tem que ser você, querido irmão. Faça seu plano e implemente seu plano. E pela graça de Deus, você colherá recompensas infinitas.

Homem entre Homens

Terceiro, todo homem precisa de irmãos — não apenas de conhecidos.

Quando Jônatas viu a fé de Davi em ação — deve ter sido uma grande visão quando Davi arrastou a cabeça cortada de Golias de volta à linha de batalha israelita — “Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma” (1Sm 18.1). Jônatas viu em Davi a fé ousada e a masculinidade corajosa que emocionou seu próprio coração, e ele pensou: “Eu quero aquele piedoso matador de gigantes em minha vida!” Eles se tornaram irmãos próximos, amigos ao longo da vida, aliados ousados.

Todo pastor necessita de homens inspiradores de fé que anseiam ver o que só Deus pode fazer, homens sinceros que realmente se amam, homens cujas almas estão unidas com um compromisso corajoso. Custa. Mas o Senhor está nisso: “O Senhor seja para sempre entre mim e ti e entre a minha descendência e a tua” (1Sm 20.42). Estes homens estavam completamente investidos nisto, porque o próprio Cristo está completamente investido.

Você também se comprometeu com outros homens de Deus? Formou um laço tão sagrado que cálculos egocêntricos são expulsos pela pura alegria da fraternidade? Se você não der este passo ousado, seu ministério não dará o fruto que poderia. Não merece dar. Você pode até descobrir que não consegue ir até o fim.

A última vez que Davi e Jônatas se reuniram, a Bíblia diz: “Então, se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi, a Horesa, e lhe fortaleceu a confiança em Deus” (1Sm 23.16). Davi estava com as costas contra a parede e então Jônatas correu para ajudá-lo. E eis a nobre promessa que Jônatas fez a Davi: “Tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo” (1Sm 23.17). Jônatas desistiu de seu direito ao trono, entregou-o a Davi, e prometeu seu apoio a Davi.

Pergunto-me quantas vezes nos anos após a morte de Jônatas quando Davi estava governando como rei, Davi parou e pensou, Jônatas, meu querido irmão, como eu gostaria que você estivesse aqui! Mas você está aqui, em minha memória, fortalecendo minha mão em Deus mais uma vez! Pergunto-me quantos salmos ecoam a voz encorajadora de Jônatas de anos antes: “Davi, o Senhor é o teu pastor. Nada te vai faltar” Talvez esta palavra reconfortante tenha vindo até nós no Salmo 23. Ou: “David, o Senhor te sonda e te conhece. Não és negligenciado!” Talvez esta palavra revigorante tenha vindo até nós no Salmo 139. Você também pode ter uma presença fortalecedora, mesmo após deixar este mundo. E suas palavras ainda poderāo ressoar, mesmo após sua voz se calar. Aqui está como. Com fé em Cristo, comprometa-se altruisticamente com um irmão!

A este ponto alguém pode pensar que estou falando de responsabilidade. Mas a “responsabilidade” pode se tornar coerciva e mandona. O que estou propondo é grandioso. Reúna homens cristãos a quem você respeita profundamente, homens que têm a coragem de se tornarem irmãos. Você empenha a sua vida a eles, para a glória de Cristo, e deixe-os empenhar a vida deles a você, para a glória de Cristo. Tornem-se “irmãos de sangue” como nos velhos tempos, e recusem-se a permitir que qualquer coisa os afaste.

Que poder para o bem nesta e para a próxima geração! Citando meu querido pai, que me mostrou a verdadeira amizade, “Viva um pouco perigosamente, e entregue seu coração!”

Traduzido por: Luiz Santana

CARREGAR MAIS
Loading