×
Procurar

Este não será um post longo, pois a questão não parece tão complicada. Eu não entendo cristãos assistindo a Game of Thrones (GoT).

Sempre que há um novo episódio, o feed do meu Twitter pipoca de gente falando sobre Game of Thrones. A princípio, sempre me assombra que tantas pessoas tenham HBO (um canal de televisão por assinatura norte-americano). Mas em segundo lugar, e muito mais importante, sempre me assombra que tantas pessoas que eu respeito – pessoas inteligentes, cristãos sérios, bons pensadores conservadores – estejam, obviamente, assistindo (e amando) à série.

É verdade, eu não a vi. Nenhum episódio. Nenhuma cena. Dificilmente sei de algo sobre o programa. Sei que muita gente o considera cheio de personagens cativantes, uma estória atraente e uma excelente arte dramática, escrita e estética.

Mas não é cheia de sexo também? Um montão de sexo incrivelmente gráfico? Fiz uma busca no Google por “Game of Thrones sexo” e encontrei títulos (evitei imagens e li apenas os títulos) sobre cenas de sexo que você não consegue desver, as melhores cenas de sexo da série e por que Game of Thrones é tão comprometido com a nudez e o sexo explícito (por vezes violento). A menos que eu esteja equivocado, a série não tomou o rumo do recato nos últimos meses. Parece-me que a sensualidade – de uma natureza muito gráfica – é uma parte central da série. E, contudo, um bom número de cristãos conservadores tratam-na como um seriado de TV indispensável. Eu não entendo isso.

Eu não queria repetir o que John Piper já escreveu. Suas doze perguntas são mui dignas de serem feitas, não apenas em relação a esse programa, mas para todas as nossas escolhas de entretenimento. Eu apenas quero fazer uma outra pergunta: alguém realmente acha que quando Jesus advertiu contra olhar para uma mulher sensualmente (Mateus 5.27), ou quando Paulo nos instruiu a evitar toda insinuação de imoralidade sexual e que sequer falemos entre nós as coisas que o mundo faz em segredo (Efésios 4.3-12), que isso de alguma forma significasse “vão em frente e vejam homens e mulheres nus fazendo (ou pretendendo fazer) sexo”?

Conheço algumas pessoas que dirão que isso não incomoda suas consciências, que isso é arte ou que conseguem ver sexo pecaminoso sem se envolverem nele. Mas isso não muda o que a Bíblia diz sobre a importância da pureza e o poder do olhar. O fato é que nossas consciências devem ser afetadas; cenas excitantes de sexo não são o tipo de arte pela qual podemos render graças; e é difícil imaginar que Paulo teria ficado tranquilo com os crentes em Éfeso assistindo a sexo simulado pagando uma mensalidade, desde que eles não transem na vida real.

Não suponho que aqueles que são estranhos à luz sejam incomodados pelas trevas. Mas para cristãos conservadores que se preocupam com o casamento, a imoralidade e a decência em tantas outras áreas, é desconcertante que Game of Thrones tenha passe livre.

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus” (Efésios 5.15-16).

Traduzido por Leonardo Galdino.

CARREGAR MAIS
Loading