Lista de Países Onde É Mais Perigoso Ser Cristão em 2019

Unsplash

De acordo com o último relatório sobre a perseguição global pela Portas Abertas, EUA, um em cada nove cristãos no mundo vive em uma área, ou em uma cultura, em que o cristianismo é ilegal, proibido ou punido. Isto representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior.

Nos últimos 27 anos, a organização publica anualmente a Lista de Vigilância Mundial das Portas Abertas, um indicador global de países onde os direitos humanos e religiosos estão sendo violados, e dos países mais vulneráveis à agitação social e à desestabilização.

Durante o período do relatório da Lista Mundial de Portas Abertas de 2019, nos 50 principais países, um total de 1.266 igrejas ou edifícios cristãos foram atacados; 2.635 cristãos foram detidos sem julgamento, presos, sentenciados e presos; e 4.136 cristãos foram mortos por razões relacionadas à fé. Em média, à cada dia, onze cristãos são mortos por causa de sua fé.

Os países foram classificados pela intensidade da perseguição aos cristãos, calculados pela análise do nível de perseguição violenta mais a pressão vivenciada em cinco esferas da vida: igreja, nacional, comunidade, família e privada. Com base na pesquisa do relatório, as 10 nações mais perigosas para cristãos praticarem sua fé são:

1. Coreia do Norte

Tipo de perseguição: opressão comunista e pós-comunista

Número estimado de cristãos: 300.000

Como os cristãos estão sofrendo: “A principal força motriz da perseguição na Coreia do Norte é o estado. Por três gerações, tudo no país se concentrou na idolatria da família Kim. Os cristãos são vistos como hostis e para serem erradicados. Havia esperança de que novos esforços diplomáticos em 2018 — incluindo as Olimpíadas de Inverno de 2018 — levariam a uma diminuição da pressão e da violência contra os cristãos, mas até agora isto não ocorreu. Kim Jong-un mantem um controle rígido sobre a população e a dissidência ou a adoração de qualquer outra coisa não é tolerada”.

Pedido de oração: “A situação dos cristãos é precária e de vulnerabilidade. Eles enfrentam a perseguição das autoridades do Estado bem como de não cristãos em suas famílias, amigos e vizinhos. Orem por sua proteção.

2. Afeganistão

Tipo de perseguição: opressão islâmica

Número estimado de cristãos: milhares

Como os cristãos estão sofrendo: “Constitucionalmente, o Afeganistão é um estado islâmico, o que significa que funcionários do governo, líderes de grupos étnicos, autoridades religiosas e cidadãos são hostis aos adeptos de qualquer outra religião. Isto significa que qualquer expressão de qualquer outra fé que não seja o Islã simplesmente não pode ser permitida. Além disso, converter-se a uma fé fora do Islã é equivalente a traição, porque é visto como uma traição à família, tribo e país”.

Pedido de Oração: “Cristãos convertidos do Islã enfrentam forte pressão da família, amigos e vizinhos e podem até ser atacados. Orem para que estes crentes tenham coragem e proteção”.

3. Somália

Tipo de perseguição: opressão islâmica

Número estimado de cristãos: algumas centenas

Como os cristãos estão sofrendo: “As estimativas sugerem que 99% dos somalis são muçulmanos e que qualquer religião minoritária é altamente perseguida. A comunidade cristã é pequena e está constantemente sob ameaça de ataque. A lei da Sharia e o Islã estão incorporados na constituição do país, e a perseguição aos cristãos quase sempre envolve violência. Além disso, em muitas áreas rurais, grupos militantes islâmicos como o al-Shabab são os governantes de fato”.

Pedido de oração: “Os cristãos somalis geralmente precisam esconder sua fé para permanecerem seguros. Orem pela segurança e por oportunidades de discipulado para esses crentes isolados”.

4. Líbia

Tipo de perseguição: opressão islâmica

Número estimado de cristãos: 37.900

Como os cristãos estão sofrendo: “Após a expulsão do ex-ditador Muammar Gaddafi, a Líbia mergulhou no caos e na anarquia, o que permitiu que vários grupos militantes islâmicos controlassem partes do país. Os convertidos ao cristianismo enfrentam abuso e violência por sua decisão de seguir a Cristo. Na Líbia há também muitos trabalhadores migrantes que são atacados, agredidos sexualmente e detidos, o que pode ser ainda pior se for descoberto que são cristãos”.

Pedido de oração: “Ore pela proteção dos trabalhadores migrantes, especialmente daqueles que são cristãos e enfrentam dupla perseguição”.

5. Paquistão

Tipo de perseguição: opressão islâmica

Número estimado de cristãos: 3.981.000

Como os cristãos estão sofrendo: “Sob as notórias leis de blasfêmia do Paquistão, os cristãos continuam a viver com medo diário de serem acusados de blasfêmia — o que pode levar à pena de morte. Além disso, os radicais islâmicos parecem estar ganhando maior poder político, e o novo governo necessita manter boas relações diplomáticas com alguns grupos radicais. Os cristãos são basicamente considerados como cidadãos de segunda classe, e a conversão ao cristianismo do islamismo traz um grande risco ”.

Pedido de oração: “Ore por conversos paquistaneses de origem muçulmana que sofrem o impacto da perseguição no Paquistão. Grupos islâmicos radicais os vêem como apóstatas, e sua família, amigos e vizinhos vêem sua conversão como vergonhosa para a comunidade”.

6. Sudão

Tipo de perseguição: opressão islâmica

Número estimado de cristãos: 1.910.000

Como os cristãos estão sofrendo: “Desde 1989, o Sudão é governado pelo governo autoritário do presidente al-Bashir. O país é governado como um estado islâmico com direitos limitados para as minorias religiosas e fortes restrições à liberdade de expressão e de imprensa. Os cristãos enfrentam discriminação e pressões — várias igrejas foram demolidas em 2017 e 2018, deixando alguns cristãos sem um lugar para se reunirem em adoração. Cristãos convertidos do Islã são especialmente alvos de perseguição”.

Pedido de oração: “Orem pelos convertidos ao cristianismo para que sejam capazes de resistir diante das acusações de traição”.

7. Eritreia

Tipo de perseguição: paranoia ditatorial

Número estimado de cristãos: 2.474.000

Como os cristãos estão sofrendo: “Desde 1993, o presidente Afwerki implementou um regime autoritário brutal baseado em violações maciças dos direitos humanos. Em 2018, houve ataques às igrejas e centenas de cristãos foram aprisionados em condições desumanas. Além disso, há estimativas de que outros cristãos estão atualmente na vasta rede de prisões da Eritreia, mas ninguém sabe quantos deles existem ou se ainda estão vivos”.

Pedido de oração: “Milhares de cristãos foram aprisionados na Eritreia na última década. Orem por firmeza para irmãos e irmãs detidos em condições horrorosas, e peça a Deus para lhes dar perseverança em sua fé”.

8. Iêmen

Tipo de perseguição: opressão islâmica

Número estimado de cristãos: alguns milhares

Como os cristãos estão sofrendo: “A guerra civil em curso no Iêmen criou uma das piores crises humanitárias na memória recente, tornando ainda mais difícil uma nação já difícil para os cristãos. O caos da guerra permitiu que grupos radicais assumissem o controle de algumas regiões do Iêmen e estes aumentaram a perseguição contra os cristãos. Em algumas partes do países, mesmo o culto privado é arriscado. Os convertidos ao cristianismo do islamismo enfrentam perseguição adicional da família e da sociedade”.

Pedido de oração:A instabilidade no Iêmen criou crises de refugiados, de alimentos e de assistência médica. Peçam a Deus para ajudar a fornecer comida, água limpa e segurança para o povo do Iêmen”.

9. Irã

Tipo de perseguição: opressão islâmica

Número estimado de cristãos: 800.000

Como os cristãos estão sofrendo: “Os cristãos são proibidos de compartilhar sua fé com os não-cristãos. Portanto, cultos da igreja em persa, a língua nacional, não são permitidos. Os convertidos do islamismo enfrentam a perseguição do governo; caso frequentem uma igreja doméstica subterrânea, enfrentam a ameaça constante de prisão. A sociedade iraniana é governada pela lei islâmica, o que significa que os direitos e as possibilidades profissionais dos cristãos são muito restritos”.

Pedido de oração: “Qualquer muçulmano que deixa o Islã enfrenta uma acusação de apostasia e pode ser jogado na cadeia ou pior. Orem para que as leis mudem, permitindo a liberdade de religião”.

10. Índia

Tipo de perseguição: nacionalismo religioso

Número estimado de cristãos: 65.061.000

Como os cristãos estão sofrendo: “A cada ano, os cristãos são cada vez mais alvo de extremistas nacionalistas hindus. Desde que o atual partido governante assumiu o poder em 2014, os ataques aumentaram e os radicais hindus agem como se pudessem atacar os cristãos com impunidade. A visão dos nacionalistas é que ser indiano é ser hindu, portanto qualquer outra fé — incluindo o cristianismo — é vista como alienígena. Além disso, em algumas regiões do país, os convertidos ao cristianismo do hinduísmo sofrem perseguição, discriminação e violência extremas”.

Pedido de oração: “Orem pelos cristãos convertidos do hinduísmo que são forçosamente pressionados a retornar à sua religião nacional”.

 

Traduzido por Raul Flores

Compartilhar
CARREGAR MAIS
Loading