×
Procurar

Por que o vinho acabou no casamento em Caná (Joāo 2:1-12)? Será que os anfitriões planejaram errado? Será que pessoas nāo convidadas apareceram e excederam sua capacidade? Será que eles ficaram sem dinheiro para fornecer vinho suficiente?

A Bíblia não nos diz, o que é uma benção. Porque seja a falta devido a uma falha de sabedoria humana, de força ou de recursos — falhas com as quais estamos familiarizados — o resultado é que havia uma necessidade, a qual os anfitriões humanos não podiam suprir.

Mas desapercebido dos anfitriões, o Senhor dos exércitos em forma humana era um dos convidados neste casamento. Porém, Maria o sabia, e ela sabia que ele era poderoso para fazer abundar toda graça, para que houvesse toda a suficiência, para suprir esta necessidade (2 Coríntios 9:8) Então, ela informou a seu filho, o Senhor, sobre esta necessidade e graça gloriosa fluiu livremente.

Mas a glória que Jesus manifestou neste casamento foi além de sua autoridade onipotente sobre a natureza. Para os que pudessem vê-la naquele dia, uma glória mais profunda, mais brilhante resplandeceu, uma glória do amor todo-suficiente do Trino Deus por pessoas tolas, fracas e empobrecidas pelo pecado.

Da plenitude de Jesus, os convidados do casamento receberam graça sobre graça (João 1:16). Beberam o melhor vinho terrestre jamais criado, feito por aquele que criou as uvas. Mas mais do que isso, o vinho do qual beberam livremente era uma antevisão do evangelho.

Jesus sabia que o tempo de fazer o verdadeiro vinho do evangelho no Calvário ainda não havia chegado (João 2:4). Mas este vinho de casamento, derramado de vasos de purificação, prefigurava o melhor de todos os vinhos, que seria servido após as pessoas terem feito o seu melhor (insuficiente pela presença de pecado) para suprir a necessidade, sem êxito. Este vinho fluiria livremente, com abundância infinita, daquele que é o recipiente mais puro de todos os tempos, para o maior casamento de todos os tempos.

É por isto, que nos dias de hoje, quando acabar o seu “vinho”, quando lhe faltar sabedoria, poder ou recursos, ou quando deixar de cumprir os justos preceitos da lei de Deus, ou deixar de amar ao Senhor com todo o seu coração, não há necessidade de temer. Jesus, seu Senhor, seu noivo, o mestre-sala da grande festa de casamento, tem poder infinito e amor infinito e “é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra” (2 Coríntios 9:8).

Confie nele. Jesus proverá o vinho do qual você precisa. Basta fazer o que Ele lhe disser.

CARREGAR MAIS
Loading