×
Procurar

Igrejas Saudáveis Abraçam o Evangelismo, Crianças e o Caos

A imagem que geralmente temos quando conversamos sobre o tema de revitalização da igreja, é de um grupo pequeno de pessoas idosas que se reúnem em um prédio degradado. De fato, muitas igrejas se encaixam nesta descrição. O declínio é óbvio, especialmente se a igreja foi muito maior no passado. Muitas dessas igrejas que anteriormente prosperavam, passaram por uma longa temporada de lenta degradação. O que causou o declínio? Como começou?

Há duas principais razões para igrejas declinarem, ambas relacionadas a uma mudança de prioridades. Primeiro, elas perdem a paixão pela Grande Comissão e pelo Grande Mandamento. Segundo, como resultado, elas não mais glorificam a Deus. Quando uma igreja deixa de priorizar o mundo exterior com o evangelho, as pessoas deixam de contemplar a glória de Deus. Uma igreja sem uma perspectiva externa e vertical inevitavelmente move nas duas direções opostas: para dentro e para baixo. Igrejas voltadas para dentro de si mesmas sempre entram em declínio.

Enfoque o Mundo Exterior

Igrejas que se fortalecerão nos próximos cinco anos se concentrarão em “sair”. A chave será em uma estratégia dupla. Primeiro, a cultura da igreja será propícia a um movimento em direção à comunidade ao redor. Segundo, a liderança capacitará a congregação para estar pronta para oportunidades de evangelização.

Um movimento saudável para o exterior é impulsionado mais pela obediência do que pela busca de crescimento numérico. Servir à comunidade pode assumir várias formas. Por exemplo, a abertura das instalações da igreja durante a semana para grupos comunitários se reunirem, ajudar o abrigo local para pessoas em situação de rua, criar um banco de alimentos, ou desenvolver uma escola de artes cênicas.

No entanto, servir não é suficiente. Pastores e líderes da igreja necessitam capacitar a congregação para disseminar o evangelho ao servirem outros. Demasiado poucas igrejas têm aproveitado o poder de combinar uma cultura de serviço com a disposição de compartilhar o evangelho.

Uma igreja saudável tem uma intensa preocupação com as necessidades coletivas da comunidade ao redor e, ao mesmo tempo, um coração ardoroso para com os indivíduos perdidos desta comunidade.

Crianças São Bem-vindas

Igrejas otimistas também recebem bem as crianças. Sua igreja não crescerá com pessoas da terceira idade. Os membros mais velhos fornecem estabilidade, sabedoria e recursos importantes, mas para que as igrejas cresçam e permaneçam saudáveis, necessitam também alcançar, envolver e reter as gerações mais jovens. Esta é uma das tensões naturais que só aumentará à medida que uma igreja se tornar mais multigeracional.

Acolher as crianças significa pelo menos seis coisas.

1. Entender que a bagunça é normal e natural e até mesmo saudável

Crianças não primam pela limpeza. Conseguem transformar a mesa de lanches de uma sala de escola dominical em uma obra de arte impressionista e abstrata. Crianças aprendendo a aceitar a Palavra de Deus, adorar e amar Jesus vão fazer bagunça. As manchas na parede aparecem porque ao andar pelos corredores, crianças colocam mãos sujas na parede. A bagunça simplesmente faz parte de acolher crianças em sua igreja.

2. Valorize o volume ao invés da perfeição

Crianças fazem barulho no culto, nas aulas e no estacionamento. Elas choram, riem alto demais, gritam e berram. Algumas igrejas tentam suprimir o barulho. Outras o toleram. As igrejas mais saudáveis valorizam o alto volume.

3. Proteja-as a todo custo

A segurança das crianças é uma questão de discipulado e uma das mais importantes. Quem acredita na Grande Comissão, cria medidas de segurança robustas para crianças. Jesus disse: “estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Uma igreja pouco segura ensina às crianças: “estarei às vezes com você”.

4. Invista no ministério infantil

Seu pastor de crianças é o ministro com a menor remuneração? A verba do ministério infantil é equivalente à verba de adoração e louvor? Uma igreja que abraça crianças investe em ministérios que apoiam as crianças. Uma igreja que apenas tolera crianças lhes dá o que sobra. Se for mais fácil cortar o orçamento do ministério infantil do que o orçamento de tecnologia, provavelmente sua igreja não está acolhendo bem as crianças.

5. Compreender como crianças veem a igreja

Muitas igrejas buscam a perspectiva dos pais—e isto necessita ser feito. Um dos elementos centrais do discipulado para famílias é ajudar pais a edificarem lares centrados em Deus em vez de centrados nas crianças. No entanto, não negligencie a perspectiva das crianças. Pergunte a elas sobre suas experiências, seus sentimentos, suas opiniões. Quando compreendemos a igreja no nível de uma criança, estamos melhor posicionados para guiá-las em direção a Cristo.

Em Lucas 18.15-17 , Jesus convidou as crianças a se aproximarem. Em Marcos 10.13-16, ele as acolheu. Logo, igrejas que acolhem e abraçam crianças são como Jesus. De fato, Jesus se irritou com os discípulos por desvalorizarem as crianças. Da próxima vez que uma criança gritar na igreja, não fique irritado. As crianças são uma bênção de Deus. Uma igreja forte e com futuro acolhe as crianças e não apenas as tolera.

Visitantes são Bem-vindos

Igrejas saudáveis são sempre um pouco bagunçadas. À medida que Deus abençoa uma igreja com muitos novos crentes e um número crescente de crianças, a vida da igreja está fadada a se tornar mais caótica, não menos.

Quando a igreja está se movendo na direção certa, vai parecer um pouco bagunçada.

Lembro-me de quando batizei uma jovem que havia aceitado a Cristo depois de sair da prisão. Estávamos na área do batistério, o pastor que dirigia o louvor disse à congregação: “Todo mundo conhece essa música. É célebre.”

Enquanto o povo cantava o hino bem conhecido, eu me virei para a mulher e perguntei: “Você conhece essa música?”

“Nunca ouvi na minha vida.”

“Tudo bem. Você terá muitas oportunidades para aprendê-la.”

E jamais esquecerei quando tive que explicar a Ceia do Senhor para um novo crente. “o que que é isto com copos de plástico e suco de uva?”

Ou da vez que alguém apontou uma estranha tendência de decoração. “Por que as igrejas têm plantas de plástico por toda parte? É tão estranho.”

Ou com que frequência chamamos uns aos outros de nomes engraçados. “Todos aqui são parentes? O que é tudo isso de irmão e irmã?”

A igreja está se movendo em uma direção saudável quando os novos crentes estão perturbando a paz. Suas perguntas e comentários nos farão repensar muitas coisas. Passe os próximos cinco anos focando em evangelismo, crianças e assimilação de novos crentes. Sua igreja pode não aumentar de tamanho dramaticamente, mas vai vai se tornar mais saudável.

Traduzido por Vittor Rocha.

CARREGAR MAIS
Loading