×
Procurar

A Guerra no Coração: O Falso Profeta Que Vive Dentro de Mim

Ninguém precisa ser ensinado sobre medo. Medo é inerente ao ser humano. Todo ser humano já nasce com essa característica que se expressará logo cedo na sua vida. A preocupação que traz consigo a ansiedade a reboque também marca a existência humana e teremos de lidar com esta a qualquer custo. Observe que ambas empurram a gente para o futuro. Tanto o medo como a ansiedade despertam em nós perguntas sobre o futuro geradoras de desconfortos na alma que tendem a aumentar o próprio medo e ansiedade.

Pensamos o pior sobre o que vai acontecer mas muitas vezes ele não acontece. Já percebeu isso? Quantas e quantas vezes o medo e a ansiedade gritaram dentro da sua mente alertando sobre um mal que nunca veio a acontecer? “O carro vai bater! O avião vai cair! O barco vai afundar! A compra da casa vai dar errado! Vão me roubar! Meu pai ou minha mãe vão morrer! Meu filho vai se ferir! A comida que estou cozinhando não vai dar certo! Vou perder meu emprego!” Ah! São inúmeros os pensamentos ruins que levamos junto conosco como um grande novelo cheio de fios diferentes que nem sequer conseguimos distinguir; nem os medos, nem as ansiedades nem a razão pela qual tudo isso vai embolado em nossa alma. O futuro é o grande inimigo oculto porém muito vivo no presente. E antevê-lo ou prevê-lo é a marca da pessoa preocupada e ansiosa.

A Bíblia nos ensina muito claramente sobre as pessoas que trabalhavam antevendo o futuro, os profetas. Eles eram chamados por Deus e dele recebiam as mensagens que anteviam o futuro e deveriam comunicá-la ao povo. O que qualificava um profeta ser “de verdade” e não um “falso profeta” está bem claro em Deuteronômio 18.22, que diz: “Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é a palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.”

Será que você poderia listar as inúmeras previsões que alimentaram as suas preocupações e medos e que trouxeram ansiedade à sua vida? Pare e reflita sobre isso. Se as suas previsões foram erradas, significa que Deus nunca lhe disse que tal e tal coisa aconteceria. Tenho uma triste notícia para te dar: há um falso profeta morando dentro de você. Mas não pense que você está sozinho. Há um falso profeta dentro de cada um de nós. E ele é soberbo!

Jeremias relata em seu próprio livro Hananías profetizando que em dois anos Deus quebraria o jugo da Babilônia sobre o povo, trazendo paz a Jerusalém (Jr 28). Jeremias, então, afirmou ser Hananías um profeta que nunca fora enviado por Deus e que morreria naquele mesmo ano. O que de fato aconteceu.

Os dois profetas

Dentro do nosso peito há dois profetas lutando pelo controle do nosso coração: Hananías e Jeremias. Hananías é o falso profeta que afirma tão enfaticamente palavras e antevê fatos que nunca acontecerão, anunciando mensagens e previsões que o Senhor nunca falou. Hananías gera em nós medo quando deveríamos ter paz e paz quando deveríamos ter medo. Hananías alimenta o nosso “eu” e nos coloca na cabine de comando da nossa própria vida. Você consegue enxergar a sua mão no manche, desviando você de rotas que você profetizou e ter nelas turbulências e temporais que na verdade nunca existiram? Hananías dá previsões e soluções baseadas nos desejos mais profundos de nossa alma por conforto e paz.

Hananías também faz cada um de nós encher a nossa bolsa ou mochila de tantas e tantas coisas para eliminar qualquer possível transtorno no nosso dia-a-dia. E aí dizemos ser prevenidos e cuidadosos, quando na verdade somos medrosos e ansiosos, carregando um peso enorme, refletindo de forma tão real o que vai em nossa alma: medo e ansiedade.

Jeremias, por outro lado, silenciado em nosso peito, fala todo tempo que Deus é soberano, que tem controle sobre todo o universo, que nunca é pego de surpresa. Que por saber que somos feitos de pó, incapazes de controlar o nosso próprio crescimento ou os anos de vida, aponta para Deus a quem devemos lançar todos os nossos medos e ansiedades. Ele é quem tem o controle soberano de cada milímetro da nossa vida.

De quem será o controle?

Jeremias e Hananías lutam pelo controle do coração de cada um de nós. E o que fará com que o verdadeiro profeta prevaleça é o tanto de tempo que gastamos orando, lendo e meditando na Palavra de Deus, em comunhão presencial com os irmãos, nos cultos regulares… Essas práticas nos darão olhos bíblicos para a alma, fazendo com que percebamos com mais clareza a direção e controle soberano de Deus, o nosso Pai. Do contrário, Hananías prevalecerá, matando-nos pouco a pouco, fazendo-nos adoecer.

Precisamos seguir a instrução de Deus para com esse rebelde e soberbo profeta Hananías que há em cada um de nós. Ele precisa ser morto e eliminado (Dt 13.1-5) a cada dia, até quando encontrarmos com Jesus, o Santo Profeta de Deus. Ore, leia e medite diariamente na Palavra de Deus, viva em comunhão com os irmãos e congregue-se regularmente. Certamente Hananías ficará fraco e Jeremias prevalecerá.

Gostaria de dizer para você que não tenho mais medo, nem preocupação, ou que não fico mais ansioso. Mas isso não é verdade. A cada dia preciso dizer para Hananías ficar calado e eliminá-lo. É uma luta diária!

A boa notícia é que Deus é bom, gracioso, sábio, poderoso e está disposto a te ajudar a silenciar (diariamente) o Hananías que vive dentro de você. Confesse a Ele a luta que se passa nos meandros do seu coração e peça ajuda. Ele não só está disposto, mas desejoso de te ajudar. E quando você começar a confessar sua dependência Àquele que projetou a sua vida para ser comandada por Ele, perceberá que o Eterno está te levando numa viagem que te fará cada dia mais e mais parecido com o Seu filho Jesus, até você finalmente encontrá-lo. Confie! Ele aliviará a carga do medo e da ansiedade que você tem carregado insuportavelmente há tanto tempo.

Que Deus te abençoe nessa luta contra o medo e a ansiedade.

 

* Sugestão de leitura: Running Scared: Fear, Worry, and the God of Rest, Edward T. Welch.

CARREGAR MAIS
Loading