×
Procurar

Celebrando o Natal com um Coração Partido

Com o Advento a todo vapor e a agenda de festas natalinas, minha alma fica ansiosa de antecipação – o Natal está logo chegando. A verdade é que eu normalmente começo a ficar eufórica em setembro ao pensar na família sentada ao redor da mesa do Dia de Ação de Graças. E à medida em que o Dia de Ação de Graças nos leva ao Natal, meu nível de alegria só aumenta.

Este era o meu ritual anual – até que o sofrimento nos atingiu.

Alguns anos atrás eu entrei no período natalino com feridas recém abertas, e fiquei surpresa ao ver como uma época que eu outrora achava tão agradável podia trazer ainda maior sofrimento. Aquele ano tinha trazido tanto sofrimento: nós havíamos perdido entes queridos, nosso casamento tinha atravessado um período adverso, nossos planos de adoção tinham sido paralisados, meu marido estava em meio a uma mudança de carreira, e estávamos passando por uma crise familiar. Eu tinha até sido diagnosticada com Transtorno de Estresse Pós Traumático devido a tantos choques e mudanças. O pecado, a morte e a desolação me pareciam sempre presentes, e a pura tristeza me impedia de celebrar as festas como costumava fazer anteriormente.

Lutando por Gratidão

É fácil ser grato quando Deus permite períodos de alegria e abundância, mas foi uma luta feia por gratidão quando Ele ordenou o sofrimento. Olhando para trás, no entanto, aquele período natalino se tornou um dos meus favoritos, porque consegui ver como o sofrimento abriu meus olhos e me permitiu celebrar o mais verdadeiro significado do Natal .

As semanas vindouras poderão ser extremamente dolorosas para aqueles que estão atravessando algum pesar – seja devido à morte de um ente querido, perda de emprego, infertilidade, perda de bebês, diagnóstico devastador ou crise familiar. Mas em vez de apenas sobreviver as festas, posso oferecer outra sugestão? E se, ao invés de meramente atravessar o período, você resolver se fixar naquilo que realmente importa? Porque, embora você não possa mudar o que foi manchado, quebrado ou retirado de você, ainda é possível celebrar o verdadeiro significado do Natal em meio à sua dor.

Aqui estão três dicas para ajudá-lo a se concentrar no que importa nesta época de Natal.

1. Tudo Bem Comemorar o Natal de Maneira Diferente Este Ano

Na esteira da tristeza, as emoções são intensificadas e as tradições que costumavam nos trazer alegria podem produzir profunda melancolia. Dê a si mesmo a liberdade de abrir mão das coisas. Olhando para trás naquela época difícil de festas, sinto-me grata pelo sofrimento, porque me permitiu remover o excesso das festas e me concentrar em seu significado mais verdadeiro e simples. Na época, não percebi isto, mas o sofrimento coloca os sentimentos em seu devido lugar.

À medida em que os adornos e enfeites da época do Natal se tornaram estranhamente ofuscados à luz do meu sofrimento, o significado máximo do Natal ergueu-se das cinzas da tristeza. Concentre-se nisso e deixe tudo o que ative o desespero cair no esquecimento este ano.

2. Cerque-se da Verdade

Exausta pelos efeitos colaterais físicos da tristeza, a inveja e o descontentamento deslizaram para dentro do meu coração. Fiquei com inveja de pessoas com as quais eu normalmente me alegrava. Cobiçava suas belas histórias familiares, seus empregos chamativos, suas incríveis tradições de Natal. Eu confessei meu pecado para amigos íntimos e a um amado conselheiro que me aconselhou a ficar atenta às imagens que eu estava internalizando.

Cerque-se de pessoas e recursos que irão ministrar amorosamente a você. Escolha músicas, podcasts e livros que edificarão e apontarão seus olhos para aquilo que você já tem em Cristo, em vez de recursos que conduzam seu olhar para o que lhe falta. Simplificando, preencha sua casa, sua mente e seus relacionamentos com a verdade que dá vida – a verdade que dá espaço tanto para a dor como para a alegria se juntarem à luz da graça do evangelho.

3. Afaste-se da Mídia Social

Quando o sofrimento atingiu nossa família, dei uma pausa nas mídias sociais. Na época me pareceu um tanto tolo, mas como mencionei acima, à medida em que fotos de famílias e festas de fim de ano eram postadas, meu coração começou a desejar por coisas que Deus tinha dado a outros e tirado de mim. Fiquei comparando a história que Deus estava escrevendo em minha própria vida com os destaques especiais da vida dos outros.

Quando usadas corretamente, as mídias sociais são ferramentas fantásticas para nos comunicarmos com a família e amigos pelo mundo. Mas se você se tornar crítico de seus amigos nas mídias sociais ou estiver insatisfeito com sua própria vida, faça uma pausa. Envolva-se de forma honesta e vulnerável com amigos e familiares da vida real, permitindo que sua comunidade caminhe pessoalmente ao seu lado nesta temporada de festas, não por meio de uma tela.

Crente, Deus veio à terra para tornar as coisas quebradas em inteiras. Tudo bem você estar quebrado nesta época de festas por causa do bebê na manjedoura. Não há problema em passar pelas festas sem negar sua dor, mas permitindo que sua ferida aponte para uma história ainda maior. Que você encontre grande paz em meio a grande tristeza, descansando no conhecimento de que o Deus do Universo vê sua dor e perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado. Que a celebração do nascimento de Jesus, que veio à terra pelos feridos, lhe traga consolo e esperança nestes dias tristes.

Traduzido por Cynthia Costa

CARREGAR MAIS
Loading