×
Procurar

Conrad Mbewe é pastor em Lusaka, Zâmbia, desde 1987 e tem visto a teologia da prosperidade se tornar um convidado indesejado que fixou residência permanente na África. Sendo batista reformado, ele espera ver um renascimento do verdadeiro evangelho em seu país. Ele é um dos autores que contribuem para o livro Prosperity? Seeking the True Gospel, que submete a teologia da prosperidade e da saúde a um exame bíblico. Ele respondeu a várias perguntas sobre a luta contra o falso evangelho que cativou os corações de milhões de africanos.

Por que a teologia da prosperidade é uma questão tão importante a ser tratada na África?

Temos que abordar a teologia da prosperidade aqui na África, porque ela substituiu o verdadeiro evangelho da salvação com uma espécie de “evangelho” que não é evangelho nenhum. Isto está acontecendo no que antes eram círculos evangélicos tradicionais. Em todos os lugares, especialmente no rádio e na televisão, quase tudo que se ouve é esta mensagem sobre como Deus em Cristo quer que sejamos fisicamente saudáveis e materialmente prósperos. Quase não se ouvem sermões sobre pecado e arrependimento. Então, a salvação tornou-se agora libertação da doença e da pobreza. É temporal em vez de eterna. A teologia da prosperidade é como o camelo árabe que deu a impressão de que simplesmente queria um pouco de espaço na tenda, mas agora ele inteiro está dentro e o verdadeiro evangelho está fora. Essa teologia errônea está enchendo igrejas em todo o continente com pessoas que não têm nenhum desejo pela salvação bíblica verdadeira ou por santidade. Infelizmente, está se espalhando como um incêndio florestal incontrolável.

De que forma essa teologia afeta negativamente o cristão como pessoa?

É como dar doces às crianças antes de uma refeição; você estraga o apetite delas pelo que é verdadeiramente nutritivo. A Bíblia é primeiramente sobre salvação do pecado e sermos santificados à imagem de Cristo. Devemos admirar aqueles dentre nós cuja santidade brilha como o sol do meio-dia, mas estamos perdendo rapidamente esta visão. Em vez disto, os cristãos estão admirando os poucos indivíduos com grandes casas, carros e roupas chamativas, mesmo quando estes indivíduos estão vivendo em pecado. Invariavelmente, esta ênfase está resultando em igrejas que são abaladas por escândalos que costumavam ser raros nos círculos evangélicos. Além disso, a teologia da prosperidade faz as pessoas pensarem que saúde e riqueza são produtos de orações de um homem de Deus (que Deus realiza por você quando você planta uma “semente” financeira), apesar da saúde e riqueza serem produtos de boa higiene, refeições nutritivas, exercício físico regular, tratamento médico, integridade, inovação e trabalho duro. Esse ensinamento tornou-se um golpe de pirâmide religioso, com os chamados “homens de Deus” colhendo uma fortuna, enquanto seus seguidores cegos estão ficando mais pobres. Todos os dias temos de lidar com indivíduos desiludidos que acordaram tarde demais. Este ensinamento está causando estragos na vida de muitos cristãos.

Como o evangelho bíblico traz a verdade para impactar esse falso ensinamento?

Para encarar este golpe, devemos começar com o ensino do evangelho bíblico. As pessoas precisam ouvir sobre o pecado como Deus o menciona na Bíblia. Este contexto é vital para que percebam que Deus não é um gênio esperando que esfreguemos a lâmpada mágica para que ele possa sair e nos prosperar, mas que Deus é um ser sagrado que é ofendido pelo nosso pecado. Depois, há uma necessidade de que ouçam sobre o amor de Deus, que fez com que ele desse seu Filho para morrer na cruz, a fim de pagar o preço, no lugar de pecadores merecedores do inferno. Há uma grande necessidade de que os pregadores lidem com assuntos como redenção, expiação, regeneração, conversão, santificação e glorificação. Ao olharem para a luz do sol do evangelho, homens e mulheres desprezarão as velas desprezíveis ​​estendidas a eles por mestres da prosperidade. Quando estiverem satisfeitos com o verdadeiro alimento, perceberão a indignidade do algodão doce que os mestres da prosperidade estão lhes dando. Estes falsos mestres prometem muito, mas não entregam nada que possa realmente satisfazer a alma.

Como colaborador neste livro, qual é o impacto que espera que ele tenha?

Muitas pessoas estão sendo levadas pela teologia da prosperidade não porque tenham rejeitado o verdadeiro evangelho, mas simplesmente porque não têm ideia do que este seja. Se verdadeiramente são filhos de Deus, não tenho dúvida nenhuma de que quando virem o verdadeiro evangelho, o Espírito Santo dentro deles lhes abrirá os olhos para o fato de que o que tinham em suas mãos este tempo todo é uma mentira. Quem sabe o que Deus pode fazer com tal entendimento? É por isto que estou animado com Prosperity? Seeking The True Gospel. [Prosperidade? Buscando o Evangelho Verdadeiro] Ele começa com uma exposição do verdadeiro evangelho e, em seguida, expõe o que é falso. A minha esperança é que este livro chegue às mãos de muitos pregadores e professores da Palavra de Deus na África, para que possa ajudar a conter a inundação que ameaça varrer o verdadeiro evangelho que foi descoberto pelos reformadores, e trazido para a África por um grande exército de missionários evangélicos a um custo significativo para as suas vidas. Que Deus nos ajude com este objetivo, para a saúde da igreja e para a glória do seu nome!

Traduzido por Mariana Alves Passos.

CARREGAR MAIS
Loading