×
Procurar

6 Maneiras de Mostrar a Seus Filhos o Projeto de Deus para a Diversidade Étnica

Mais por Shai Linne

A diversidade étnica não é algo que deve ser tolerada relutantemente, mas algo a ser celebrada entusiasmadamente.

Passagens como Ap 5.9-10 falam em alto e bom som sobre o propósito final de Deus no evangelho — um povo redimido e etnicamente diversificado que o adora para toda a eternidade. Tal como as facetas de uma jóia, a glória de Deus brilha ainda mais intensamente à medida que a luz de seu evangelho é refletida através de diferentes vasos. Sem a diversidade étnica, perdemos a capacidade de ver Deus brilhar de maneiras específicas (Ef. 2.14-19).

Infelizmente, os pecados do racismo, do preconceito e do orgulho étnico se manifestaram de muitas maneiras em nossa cultura racialmente tensa, tanto historicamente quanto também nos dias atuais. Mas o evangelho nos oferece um novo caminho. Não apenas para nós, mas também para nossos filhos. Quando o Senhor Jesus estendeu as mãos na cruz, ele o fez não somente com pessoas específicas em mente, mas grupos específicos de pessoas (Ap 7.9). O Filho de Deus é tão glorioso que nada menos que as nações seriam suficientes como sua comunidade escolhida de adoradores.

Como cristãos, temos o privilégio de participar daquilo que Deus está fazendo na história da redenção. Temos também a responsabilidade de ensinar a nossos filhos esta perspectiva do reino. Visões bíblicas e contraculturais não acontecem do nada. Necessitam ser ensinadas.

Aqui estão seis maneiras de ajudar seus filhos a apreciarem o projeto de Deus para a diversidade étnica.

1. Ensine a eles o que a Bíblia diz sobre a diversidade étnica.

As Escrituras não se calam com relação ao projeto de Deus para a diversidade étnica. Incorporado no evangelho está o plano de Deus de reconciliar para si mesmo um povo vindo de cada grupo étnico do mundo. A noiva de Cristo é uma linda noiva multicolorida. É vital ensinar estas verdades a nossos filhos.

Um texto familiar que fala do glorioso futuro multiétnico da igreja esta em Apocalipse 5.9:

E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.

Toda tribo.

Toda língua.

Todos os povos.

Toda nação (ethnos em grego).

O propósito de Deus é claro: um povo diverso, resgatado para seu louvor e glória. Necessitamos ensinar essa visão a nossos filhos.

E devemos enfatizar que o objetivo da adoração multiétnica não é apenas para o céu; devemos busca-la agora. Aqui estão alguns textos que ajudarão a reforçar esta verdade. Utilize-os ao falar com seus filhos sobre como o Espírito atrai pessoas de todas as tribos e nações para adorarem a Deus: Gênesis 17.4; Números 12.1–8; Salmos 22.27-28; 7.11; Daniel 7.14; João 4.9; Atos 10.34–35; 13.47; Romanos 15.8-12; Gálatas 3.28; Efésios 2.13–16; Tiago 2.8–9; e Apocalipse 7.9.

2. Corrija erros comuns em relação à Bíblia e etnia.

Nas culturas ocidentais, é comum que na literatura e filmes, caracteres bíblicos (incluindo Jesus), sejam mostrados como caucasianos. Este retrato reforça a noção de que branco é normal e não branco é “diferente”. Isto é particularmente perigoso em assuntos espirituais, onde uma identidade étnica pode ser erroneamente conectada como favorecida diante de Deus.

Os pais podem ajudar seus filhos indicando que tais ilustrações não são representações precisas de pessoas no Oriente Médio, onde a tez mais escura é a norma. A correção destes erros proporcionará oportunidades para maior diálogo.

3. Aprenda e eduque seus filhos sobre outras culturas além da sua.

Estou me dirigindo especificamente aos leitores brancos. Para muitos brancos, especialmente nos Estados Unidos, é possível viver toda a vida sem nunca ter interações significativas com pessoas de cor. Além disso, é muito comum que os currículos de nossas escolas se concentrem apenas na civilização e realizações ocidentais, reforçando novamente a noção de que a “branquitude” é normativa. Quando pessoas de cor são mencionadas, muitas vezes limitam-se a representações de escravidão e subserviência.

Será necessário intencionalidade para ganhar uma melhor compreensão de outras culturas. A boa notícia é que vivemos na era da informação, com volumes de recursos disponíveis em segundos após uma pesquisa na Internet.

4. Busque ter interações e relacionamentos com pessoas de diferentes etnias.

Uma das maiores barreiras para buscar o desígnio de Deus para a diversidade é a falta de proximidade que muitos têm com pessoas de diferentes origens étnicas. Dependendo de onde você mora, pode ser que requeira maior intencionalidade para desenvolver estes relacionamentos. A igreja local é um contexto ideal para esta iniciativa. Infelizmente, há muita verdade no velho ditado de que “as 11 da manhã aos domingos é a hora de maior segregação na semana”. Caso haja diversidade étnica em sua igreja, seja intencional sobre fazer excursões / passeios familiares / atividades com pessoas de diferentes etnias para que tais interações sejam a norma, e não a exceção, para seus filhos.

Fora da igreja, isso pode significar inscrever seu filho para atividades extracurriculares, onde eles possam desenvolver amizades diversas com outras crianças. Clubes esportivos, corais e acampamentos de verão podem oferecer tais oportunidades. Alguns terão que ser mais criativos do que outros com relação a isto.

5. Dê o exemplo de como confrontar amorosamente palavras e comportamentos preconceituosos.

O preconceito étnico certamente se espalha dos pais que transferem estas mentalidades para os filhos. Mas muitas vezes não vem diretamente dos pais, mas de outros membros da família que dizem coisas racialmente insensíveis ou mesmo diretamente racistas na frente das crianças — enquanto os pais não fazem nada. Não precisa nem ser um membro da família. Talvez seja algo dito na televisão.

Seja qual for o caso, essas são oportunidades para os pais interceptarem e dizerem coisas como: “Essa piada não foi engraçada. Somos todos feitos à imagem de Deus e não devemos dizer coisas assim sobre outras pessoas ”. Ou: “Nós amamos o tio Bob, mas o que ele disse hoje à noite no jantar sobre outras raças é inaceitável e pecaminoso. Devemos amar e aceitar a todos, independentemente de sua etnia, porque é assim que Deus nos ama”.

Será necessário coragem para fazer isso, pois se pode se arriscar a alienar um membro da família. Mas o que quer que isso possa custar relacionalmente, vale a pena para que o seu filho o veja honrando a Deus desta maneira. E é o tipo de ato que as crianças não esquecem.

6. Tenha esperanças para um futuro onde o Espírito derrubará barreiras entre pessoas de diferentes origens étnicas.

Permita que seus filhos saibam através de suas palavras, atitudes e ações que você acredita que Deus está agindo em nosso mundo, atraindo seu povo para si mesmo e nos tornando um, em resposta à sua oração (João 17.20–26).

Sim, há trabalho a fazer, mas o Espírito do Deus vivo é nosso parceiro, nosso auxílio e nosso poder. O que não podemos fazer com nosso próprio poder, Deus pode e deseja fazer com o Seu poder.

Ore com seus filhos sobre João 17 e depois converse com eles sobre como sua família pode vivenciar esta oração de Jesus em sua igreja, escola e vizinhança.

Nota do editor: Este é um trecho adaptado do novo livro infantil de Shai Linne, God Made Me and You: Celebrating God’s Design for Ethnic Diversity, New Growth Press, 2018 [Deus Fez a Mim e a Você: Celebrando o Projeto de Deus para a Diversidade Étnica] .

Traduzido por Tiago Hirayama

 

CARREGAR MAIS
Loading