×
Procurar

5 Líderes Que Todo Ministério Para Jovens Necessita

A maioria de nós tem em mente uma imagem do que é o líder de jovens ideal. Talvez quando você pensa sobre o ministério de jovens em sua igreja, você imagina que o estudante universitário descolado ou o jovem casal atraente é o mais adequado para passar um tempo com os adolescentes. Mas criar os nossos jovens na fé deve ser um chamado compartilhado por todo o povo de Deus.

Se os cristãos mais jovens devem imitar a fé de seus líderes, eles necessitarão de mais de um tipo de adulto em suas vidas para modelar a fé em uma gama de chamados. Isto significa que talvez precisemos revisar nossas ideias sobre o que constitui o líder ideal da juventude.

Aqui estão cinco líderes que sempre procuro recrutar para a nossa equipe de ministério com jovens.

1. O Pai ou a Mãe de um Jovem do Grupo

É difícil imaginar líderes de jovens que tenham maior interesse no ministério do que um dos pais de membros do grupo. Os pais já são a influência espiritual mais significativa na vida de seus filhos. Eles têm acesso imediato aos colegas de seus filhos, o que os torna eficazes no trabalho de contato. Eles também são capazes de identificar necessidades imediatas, uma vez que seus filhos são afetados pessoalmente por elas.

Jovens obreiros devem garantir que a participação dos pais seja uma boa opção para os próprios filhos adolescentes. Sempre peço aos interessados ​​em servir com os jovens para descobrir como seus filhos se sentem antes de assumirem o trabalho. Quando se trata do nível do crianças menores, quase sempre os pais servirem com seus próprios filhos funciona bem. No ensino médio, porém, pense sobre como dar espaço aos alunos mais velhos para serem vulneráveis ​​e se debaterem com as grandes questões da fé. Se a sua igreja é grande o suficiente para ter pequenos grupos para diferentes idades e sexos, um dos pais pode liderar um grupo que não seja o de seu filho. O pai poderá então servir a outros jovens e ainda assim participar do mundo de seus próprios filhos.

Vários pais da minha igreja optaram por continuar servindo com os alunos mais novos, depois que seus filhos cresceram e passaram ao ensino médio. Ministram maravilhosamente a muitos estudantes e permanecem conectados ao ministério mais amplo.

2. O Pai ou Mãe do Lar

Pais que não trabalham fora tornam-se alguns dos melhores e mais acolhedores líderes de jovens. Se seus filhos tiverem idade escolar, eles também poderão ter capacidade para ajudar nas tarefas administrativas, no planejamento de eventos e no trabalho de contato com os alunos. Aqueles que têm filhos mais novos geralmente apreciam a oportunidade de interagir com uma faixa etária diferente.

Uma jovem mãe em nossa igreja atua em nossa equipe do ensino médio. Às vezes, ela leva seus filhos pré-escolares para eventos especiais, permitindo que os alunos vejam como é honrar a Cristo como uma mãe ocupada. Outros pais deram 10 ou mais horas por semana apenas para me ajudar — uma enorme dádiva de tempo.

3. Pais Cujos Filhos Saíram de Casa Recentemente

Pais cujos filhos saíram de casa recentemente podem ser uns líderes jovens de maior capacidade. Eles são os motores e agitadores do nosso ministério. Eles tem experiência com seus próprios filhos, o que lhes dá muita sabedoria na arte de ser pai que pode ser extraída. Visto que eles tendem a ser profissionais ocupados e até mesmo líderes em suas organizações, um trabalhador jovem pode ter que encontrá-los às 6 da manhã, mas esses encontros de café da manhã logo no início do dia valem bem o investimento.

Pais cujos filhos saíram de casa recentemente podem exigir um pouco mais de esforço para atraí-los.. Essa faixa etária é às vezes a mais intimidada pelos adolescentes, imaginando que estudantes não se relacionam com eles. Os obreiros de jovens terão que ser especialmente cativantes em suas garantias de que “o calejado é o novo sofisticado” [Warm is the new cool]. Pais cujos filhos saíram de casa recentemente podem fornecer visão e experiência inestimáveis.

4. Os Avós

Os adultos mais velhos são muitas vezes esquecidos como potenciais líderes de jovens, mas isso não deveria ser assim. Deuteronômio 32.7 insta os mais jovens a buscar a sabedoria e a experiência das gerações mais velhas na comunidade. Os adultos mais velhos geralmente têm tempo para dar, além de sabedoria. Se eles têm netos (ou sobrinhas e sobrinhos), talvez eles já sejam excelentes no relacionamento com pessoas mais jovens. Pode ser que alguns jogos de grupos de jovens não sejam de seu agrado, mas sua capacidade de amar e cuidar dos alunos é sempre um ponto muito positivo.

Temos um avô em nossa equipe do ensino médio que geralmente planeja caminhadas e passeios de bicicleta para os alunos, compartilhando seu amor pelo ar livre. Ele serviu como mentor de um aluno desde o ensino primário e mais além, ensinando-lhe importantes habilidades para a vida e falando sobre a fé. Um casal mais velho da nossa equipe de ensino médio compartilhou de maneira bem sensível com os alunos, suas dificuldades recentes com a saúde. Nossos alunos do ensino médio adoram esse precioso casal e frequentemente os listam primeiro quando solicitamos pedidos de oração.

5. A Pessoa Solteira

É tentador encher nossas equipes com casais ou pessoas com experiência na criação de filhos mas não negligencie pessoas solteiras em sua igreja. Sejam eles jovens profissionais ou adultos mais velhos, os solteiros geralmente têm tempo, energia e amor para dar. Sua independência muitas vezes torna mais simples para eles passarem tempo com estudantes fora dos programas de ministério de jovens, e eles podem exemplificar de belas maneiras, a natureza familiar da igreja.

Nossos alunos são solteiros e necessitam ver outras pessoas caminhando com Cristo no chamado de ser solteiro. Ao recrutar ativamente os solteiros para servir, demostramos aos alunos que tanto o casamento quanto a solteirice são boas dádivas de Deus (1Co 7).

Os obreiros de jovens devem observar que as pessoas solteiras em seu ministério, muitas vezes, apreciam ter tempo para conversar sobre suas experiências com eles. Provavelmente empregarão energia significativa em favor dos estudantes, e podem necessitar de maior apoio do líder de ministério de jovens. Essas relações estão entre as mais vitais para mim, uma vez que os líderes solteiros frequentemente têm maior disponibilidade para gastar tempo orando por nossos alunos e discutindo as necessidades do ministério.

O chamado para fazer amizade e instruir os jovens é claro em toda as Escrituras, e necessitamos que toda a congregação — homens e mulheres de todos os estágios e estilos de vida, envolvam-se apaixonadamente nesta busca. Portanto, à medida que você procura por estudantes universitários e casais recém-casados, certifique-se de priorizar outros exemplos piedosos também. Agir de maneiras não-previsíveis ajuda os ministérios de jovens a florescer; seus alunos, afinal, necessitam de todo o corpo de Cristo.

Traduzido por Abner Arrais

CARREGAR MAIS
Loading