×
Procurar

Nunca se sabe quem tem fé duradoura e em quem ela vai esmaecer. Em 15 anos de ministério de jovens, vi líderes estudantis abandonarem completamente a Cristo já no segundo ano da faculdade, enquanto outros estão servindo atualmente no ministério pastoral, apesar de no ensino médio não terem tido compromisso com a fé.

A salvação é um dom de Deus, e pastores de jovens aprendem muito rápido como as paixões espirituais dos adolescentes não são confiáveis para predizer sua trajetória de fé a longo prazo. Isso não enfraquece a validade ou o significado de nosso ministério, mas serve como um lembrete para mantermos uma visão a longo prazo, recusando-nos a considerar o placar baseados em frutos a curto prazo.

Os pais sofrem quando seus filhos se afastam de Jesus. Pastores de jovens também.

Investimos anos de nossas vidas pregando o evangelho para eles. Assistimos jogos de basquete, tivemos conversas constrangedoras no café e os aconselhamos em meio a crises de identidade e corações partidos. Também batizamos alguns deles. Nós os vimos no topo de uma montanha espiritual quando algo que tinham ouvido mil vezes na escola dominical finalmente fez sentido, ou quando a bondade de Deus mostrou-se inegável em suas vidas, ou quando Deus os usou para ministrar a um amigo.

Quando estudantes deixam a fé, isso atinge nossos corações de maneiras que poucos entendem. Recentemente, compartilhei o que aprendi sobre como pastores de jovens podem preparar estudantes para uma fé duradoura. Esta é minha melhor tentativa para ajudar a esclarecer, e espero trazer algum incentivo, sobre como pastores de jovens devem reagir quando estudantes deixam a fé.

1. Pare para Lamentar

Pode ser tentador ignorar a tristeza e o desgosto. Não faça isso.

Ninguém serve no ministério de jovens pelo salário ou porque é uma boa maneira de ganhar respeito. Essas pessoas pastoreiam adolescentes porque o Senhor os chamou para levarem estudantes a Jesus. Líderes de jovens investem em estudantes de maneiras significativas. Mesmo agora, ainda me considero pastor dos estudantes que se formaram no meu ministério há 15 anos. Se eles precisarem de mim, estarei lá em um piscar de olhos.

Portanto, quando um deles se afasta de Jesus, a tristeza é real.

Jesus sabe como é ter discípulos muito amados perdendo a fé. Alguns (Pedro) retornam, e outros, não (Judas). Em ambos os cenários, líderes de jovens podem encontrar solidariedade no Homem de Dores. Lamente a fé perdida de um jovem adulto, mas não de uma forma que provoque autopiedade ou amargura. Deixe sua dor alimentar suas orações por esses estudantes, implorando ao Senhor que lhes reavive a fé.

2. Confie no Senhor

É natural imaginar o que poderíamos ter feito de diferente. Mais acompanhamentos durante o primeiro ano de faculdade? Me esforçado mais para conectá-los a um ministério universitário saudável ou a alguma boa igreja depois deles saírem de casa? Poderia ter abordado preventivamente algumas das questões difíceis que agora minam sua fé?

Por causa da graça de Deus, não há necessidade de viver com culpa ou autopiedade sobre o que poderia ter sido feito de forma diferente. A salvação é a obra graciosa de Deus. Ponto. Em vez de se concentrar no que você gostaria de ter feito, confie o futuro desses alunos ao Senhor.

O pastor de jovens em mim quer abraçar os estudantes que perderam a fé e ouvi-los, compartilhando xícara de café. Realmente quero ouvi-los—tanto o que for dito quanto o que não for dito. E quero lembrá-los de que o evangelho é uma mensagem de boas novas de grande alegria. Desejo alertá-los sobre o que eles estão arriscando ao se afastarem da salvação de Deus.

3. Não Desista Deles

Muitos que desconstruíram formalmente sua fé agora o considerarão seu inimigo espiritual. Já ouvi estudantes dizerem que necessitaram de aconselhamento para desfazer as coisas prejudiciais e destrutivas que aprenderam na igreja. A realidade de 1 Coríntios 1.23 é uma dura verdade, assim como o é a mensagem de Jesus aos seus discípulos em Lucas 10.16: “Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita rejeita aquele que me enviou.”.

Não há muito que um pastor possa fazer sobre a rejeição total de alguém ao evangelho.

Ao mesmo tempo, bons pastores vão atrás das ovelhas perdidas. Seja fiel e continue acompanhando os jovens adultos que estão questionando ou desconstruindo a fé. Continue criando oportunidades em que esteja disponível não só para ouvir suas perguntas, mas também para caminhar com eles. (Talvez envie a eles uma cópia de “Before You Lose Your Faith” [Antes de Perder sua Fé] e ofereça-se para conversar sobre o livro). Interceda por eles individualmente diante do trono da graça. Lembre-se, porém, de que você não é o salvador deles, e que não pode salvá-los por decreto. Orar por sabedoria pode parecer uma reação óbvia demais, mas é facilmente negligenciada.

4. Continue Tendo em Vista o Longo Prazo

Já vi muitos estudantes se afastarem da fé depois do ensino médio. Tive temporadas de significativa agonia me perguntando “o que estou fazendo?” e “isso vale a pena?”. Mas aguentei firme, primeiro porque o Senhor colocou um fardo contínuo em minha vida de alcançar a próxima geração com o evangelho, segundo por estar comprometido com o longo prazo.

Conforme escrevi no livro “A Biblical Theology of Youth Ministry” [Uma Teologia Bíblica do Ministério de Jovens], “o objetivo do ministério de jovens não é produzir cristãos adolescentes. Em vez disso, o propósito do ministério de jovens é produzir discípulos adultos cuja fé criou raízes e foi nutrida ao longo da adolescência”.

É fácil ficar desanimado com estudantes que se afastam da fé. Mas há outros cuja fé começa a tomar forma depois de se formarem no ensino médio. Muitas vezes eles retornam e nos falam sobre todas as coisas que estão aprendendo que “nunca tinham ouvido antes”, mesmo que as tenham ouvido a cada semana no grupo de jovens. Seus corações, porém, estavam endurecidos na época. Em vez de ficar ressentido, comemore que você foi um graveto que Deus eventualmente acendeu e assoprou até ficar em chamas.

Deus está operando de mil maneiras que não podemos ver. Às vezes, estudantes perdem a fé; às vezes, a fé deles ganha vida. De qualquer forma, não desanime. Persevere em seu chamado pastoral de alimentar as ovelhas de Deus. Descanse na verdade de que Jesus ainda está edificando sua igreja.

Traduzido por Rebeca Falavinha.

CARREGAR MAIS
Loading