×
Procurar

10 Maneiras Simples de Evangelizar Durante a Pandemia

Há alguns dias, ouvi um amigo dizer: “O evangelho não pode ser colocado em quarentena.” Sou grato por ele estar correto.
As pessoas ao redor do mundo estāo enfrentando o medo, o isolamento e a perda de seu fluxo normal de vida. Muitos enfrentam problemas financeiros e de saúde significativos que muitas vezes trazem questões espirituais ao primeiro plano. As pessoas tendem a serem abertas a Cristo durante a angústia e as transições. A crise do coronavírus se encaixa em ambas as categorias.
Estou orando para que daqui a muitos anos, este testemunho se torne comum: “Tornei-me cristão durante a pandemia do coronavírus”. É um momento oportuno para fazer evangelismo.
Aqui estão 10 ideias simples para aproveitar esta temporada para compartilhar o evangelho.
1. Entre em contato com um amigo perdido.
Pergunte como ele está e como você pode orar por ele durante estes tempos incertos. Este é o momento perfeito para quebrar o gelo com amigos não-cristãos com quem você não fala há algum tempo.
Reveja sua lista de amigos e envie mensagens para todo mundo que conhece. Estou encorajando nossos líderes estudantis a contatarem amigos e marcar horários para conversar. Use o Zoom ou de alguma outra forma que possa vê-los cara a cara. Ouça com atençāo. Curto e simples é melhor. Nunca soube de alguém que ficou ofendido por uma oferta de oração. A maioria das pessoas aprecia cuidados e preocupação genuínos.
2. Dê uma caminhada.
Conheça seus vizinhos e sirva-os.
Quando o tempo melhorou esta semana, nossa família fez caminhadas e ficamos conhecendo muitos vizinhos que nāo conhecíamos. Este é um momento perfeito para conhecer seus vizinhos e saber se eles têm necessidades. Troque informações de contato e comece a fazer planos para dar uma grande festa no quarteirāo quando o isolamento social terminar.
3. Use a tecnologia para fazer conexões sociais.
Nosso ministério universitário está planejando eventos criativos online para os estudantes socializarem-se, divertirem-se e para convidarmos novas pessoas para a nossa comunidade. Planejamos um jogo de adivinhaçāo, uma noite de jogo usando Jack Box e uma noite de jogo virtual onde usaremos o recurso de break-out no Zoom para jogar jogos de tabuleiro online tais como Settlers of Catan. Continuamos a explorar formas criativas de nos divertirmos online durante este período estranho.
4. Comece um grupo de estudo on-line para explorar o cristianismo.
Uma das minhas ferramentas favoritas de evangelização são os grupos de estudos onde os incrédulos podem explorar aquilo que os cristãos crêem e fazer perguntas espirituais sem condenaçāo.
Nosso ministério universitário usa esses grupos em dormitórios, fraternidades e repúblicas, abordando o que a Bíblia diz sobre os valores de cada república ou fraternidade. Agora é o momento perfeito para convidar um punhado de seus amigos céticos para explorarem a fé cristã.
5. Organize uma “watch party” do Facebook para cultos de adoração online.
A maioria das igrejas está transmitindo cultos online. Partilhe o link ou considere organizar uma “watch party” no Facebook que notifique os seus amigos e os convide a assistir. Use a seção de comentários para interagir com as pessoas durante o culto e inclua mensagens direcionadas para aprofundar as conversas.
6. Convide seus amigos para seu grupo de comunhāo virtual.
Se você já está envolvido em um estudo bíblico em grupos pequenos e é um grupo aberto, por que não convidar alguns amigos? As pessoas raramente ficam ofendidas quando convidadas para algo. Você pode ligar ou enviar uma mensagem para eles e dizer algo como: “Uma coisa que está me mantendo encorajada e conectada durante este tempo é meu pequeno grupo da igreja. Vamos nos encontrar no Zoom nesta quinta à noite, e posso compartilhar o link com você. Adoraria que se juntasse a nós.”
Nunca se sabe o que Deus pode fazer através de um simples convite.
7. Grave seu testemunho e compartilhe no Facebook Live e Instagram Live.
Faça follow-up pessoalmente com aqueles que comentam. Todos estão online agora, e a maioria tem mais tempo em suas mãos, então fazer uma live tem grande potencial.
Prepare um testemunho de dois minutos e compartilhe casualmente via vídeo nas mídias sociais. Você pode se surpreender com quantas visualizações e comentários você receberá. Incentive as pessoas a comentarem ou a enviarem mensagens com perguntas. Considere responder perguntas ao vivo ou levar a conversa mais fundo através de uma mensagem direta ou por telefone.
8. Comece uma conversa espiritual e marque encontros virtuais com os interessados.
Algumas perguntas espirituais básicas incluem “Que experiência você tem com as coisas espirituais?” ou “Se você pudesse conhecer Deus pessoalmente, você iria querer?” Se esta conversa for através de mensagem de texto, então marque um encontro com objetivo evangelístico dizendo: “Recentemente, tenho crescido em meu relacionamento com Deus. Eu adoraria fazer uma chamada do Zoom em breve e ouvir mais da sua história.”
Quando a ligação começar, você pode usar um esboço de três pontos: (1) a história deles, (2) sua história, (3) a história de Deus.
Se você usa uma plataforma como Zoom, compartilhe a tela e forneça uma ilustração do evangelho como “3 2 1”, “Duas maneiras de viver” ou “The Story Film”. Semana passada, um aluno começou uma conversa espiritual com uma garota na Índia enquanto jogavam videogame no “Discord”. Ela mencionou que estava enfrentando sérios problemas familiares e sentia-se fragmentada e perdida. Ela expressou o desejo de começar a explorar outras religiões. Ben compartilhou seu testemunho e desafiou-a a estudar o Evangelho de João. Ele vai convidá-la para se juntar aos nossos grupos online este semestre.
9. Pratique os 3 Hábitos para o Evangelismo Cotidiano.
Costumava pensar que evangelismo era algo que você vai e faz. Planejava momentos para ir ao campus para iniciar conversas sobre o evangelho, e até organizei eventos em grupo para evangelização. Estas são grandes atividades, mas descobri que é mais eficaz compartilhar Cristo ao caminhar no meu dia-a-dia. Evangelismo é mais um estilo de vida do que um evento.
Aqui estão três hábitos para a evangelização cotidiana:
1. Ore diariamente por portas abertas e corajosamente aproveite-se delas.
2. Crie uma lista de impacto das pessoas pelas quais você ora diariamente.
3. Planeje horários regulares para passar com amigos perdidos.
10. Seja voluntário para fazer chamadas de acompanhamento na sua igreja ou ministério.
Sua igreja provavelmente terá muitos visitantes online nas próximas semanas. Avise os líderes da igreja que você está disposto a fazer follow-up com aqueles que completaram um cartão de conexão virtual. Você pode utilizar o telefone ou uma chamada Zoom e compartilhar o evangelho com aqueles que expressaram interesse em coisas espirituais.
Ser voluntário para servir significará muito para os líderes da igreja durante esta temporada. Seus pastores estão a trabalhar arduamente para servi-los e amá-los. A maioria está se ajustando à pregação para uma sala vazia e enfrentando problemas de comparações. Este seria um ótimo momento para encorajá-los. Compartilhe com eles algo que a tocou no sermão. Deixe-os saber que você está “para o que der e vier” com eles.
Talvez nunca tenhamos um tempo mais oportuno para anunciar as boas novas de Jesus. Vamos lá fazer isso.
Traduzido por: Luiz Santana
CARREGAR MAIS
Loading